Historia Do Teatro Brasileiro
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13. Teatro e identidade nacional: as representações das alteridades na obra dramática de José de Alencar / Theater and national identity: the representations of otherness in the dramatic work of José de Alencar
O século XIX, no Brasil, foi marcado por uma tentativa de construção de uma identidade nacional e cultural num país pós-independência. Neste panorama, José de Alencar destaca-se, entre outros papéis que exerceu, como significativo romancista e contribui para a formação de um sistema literário em nosso país. Porém, é na obra dramática alencaria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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14. Undivided object: language, ethnography and sources
O artigo defende a idéia que a antropologia não pode se furtar à análise do mundo da arte e dos campos especializados de produção cultural. Para tanto, é preciso examinar, de um lado, a relação entre etnografia, linguagem e processos sociais. De outro lado, o uso que fazemos das fontes (escritas, orais e visuais) em nossas pesquisas. Tal é o pressu
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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15. A companhia estável de repertório de capa, espada e nariz: Cyrano de Bergerac (1985) nos palcos brasileiros
O presente trabalho propõe um enfrentamento estreito com alguns dos caminhos trilhados pelo teatro brasileiro na década de 1980 a partir da análise da encenação de Cyrano de Bergerac pela Companhia Estável de Repertório no ano de 1985, direção de Flávio Rangel e com Antonio Fagundes no personagem-título. Com efeito, busca problematizar, na senda d
Publicado em: 2011
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16. Teatralidade e processos criativos no espaço da cidade: experiências no Teatro Brasileiro Contemporâneo
Este estudo tem como objetivo a compreensão sobre a noção de teatralidade urbana dentro do contexto do teatro de rua nacional contemporâneo. São utilizadas como base as encenações Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança - Um capítulo que poderia ter sido do grupo teatral Teatro que Roda (Goiânia/GO), Dar nã
Publicado em: 2011
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17. João do Rio in drama
O presente trabalho descreve um processo em drama (conceito inglês também conhecido por process drama) intitulado João do Rio in drama, realizado com alunos de graduação em teatro da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), no ano de 2009. Para esse processo ocorrer foi feito um estudo da vida e obra do escritor da belle époque brasileira, Jo�
Publicado em: 2011
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18. Atores negros e atrizes negras: das companhias ao teatro de grupo
Esta pesquisa propõe um estudo sobre circunstâncias, princípios, formação e a especificidade no trabalho de atores negros e atrizes negras nos coletivos teatrais desde as companhias teatrais da história do teatro brasileiro (TB) até práticas grupais no Brasil contemporâneo. Foram levantadas a presença e experiências de atores negros desde os prim�
Publicado em: 2011
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19. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
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20. Teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro: a década de 1930 / Light comedy in Rio de Janeiro: 1930s
Apresentação dos elementos básicos da produção teatral ligeira no Brasil, requisito para a compreensão da história do teatro brasileiro no século XX, focando a encenação como produto que pode ser avaliado sob três prismas (estética, moralidade e diversão) enquanto valor de uso, mas que demanda a produção de valor de troca. Reconstituição his
Publicado em: 2010
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21. Miroel Silveira - um homem de teatro no espírito do seu tempo / Miroel Silveira - um homem de teatro no espírito do seu tempo
Miroel Silveira participou da cena teatral brasileira no seu período de formação, entre 1930 e 1986. A partir de sua produção cultural como autor, tradutor, acadêmico e, principalmente como crítico, será analisada a trajetória e a contextualização dessa produção tendo por referência a história do teatro e o momento político-cultural em que fo
Publicado em: 2010
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22. Gota dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota dágua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como c
Publicado em: 2010
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23. A modernidade teatral em o homem e o cavalo de Oswald de Andrade
O presente estudo realiza uma análise da obra O homem e o cavalo (1934), de Oswald de Andrade, na tentativa de demonstrar a importância da dramaturgia oswaldiana no processo de modernização do teatro nacional. A peça se divide em nove quadros nos quais se constroi uma síntese do processo de formação histórica ocidental. A tônica do texto é a desco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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24. Por entre as coxias: A arte do efêmero perpetuada por mais de Sete Minutos
The research tried to build a dialogue between art and society, having the play: Sete Minutos as the object of study, written and starred by Antonio Fagundes in 2002. In this contract, three niches of the debate are settled: reception, staging and theatrical text. At first, the questions were directed by the speeches prepared by the critics, taking into acco
Publicado em: 2010