Historia Do Cinema
Mostrando 13-24 de 371 artigos, teses e dissertações.
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13. O mutoscópio de Santos Dumont e a poética do found footage
RESUMO O artigo tem como base o estudo de um raro e extraordinário artefato cinematográfico de Santos Dumont, pertencente à coleção do Museu Paulista da Universidade de São Paulo: um carretel de mutoscópio produzido em 1901. A partir de um inventário analítico sobre a descoberta, a identificação e a restauração do objeto, são abordados o gêner
An. mus. paul.. Publicado em: 25/06/2018
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14. Estratégias históricas: teorias feministas, a história da literatura e a história do cinema nos anos 1970
Resumo Este artigo trata de algumas das principais questões das teorias feministas dos anos de 1970, a saber, os problemas das histórias literárias e das histórias cinematográficas, do cânone e do valor imputado às obras artísticas. Nesse sentido, busca-se compreender as estratégias adotadas pelas feministas para combater a construção do cânone d
Cad. Pagu. Publicado em: 03/05/2018
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15. CIVILIZAÇÃO TROPICAL EM PERIGO: CINEMA, ELITE E CLASSES MÉDIAS NA BELLE ÉPOQUE CARIOCA
Resumo Inserindo-se em uma perspectiva que transita entre a história e a etnografia, este artigo analisa um fait divers ocorrido em fevereiro de 1916 em um cinema do Rio de Janeiro: uma discussão entre espectadores finalizada com um tiro. A questão principal que irá nortear este artigo é: de que modo estes sujeitos pertencentes à classe média e à eli
Mana. Publicado em: 2018-04
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16. Ato, atalho e vento: as fórmulas de páthos na história do cinema
Resumo O artigo tematiza o conceito de pathosformel, de Aby Warburg, na leitura do filme “Ato, atalho e vento” (2014), de Marcelo Masagão. Assim como no conhecido “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (1999), Masagão realiza, nessa nova proposta, uma colagem com 143 filmes. Uma característica marcante na montagem de “Ato, atalho e vento”
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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17. USO DE FONTES FÍLMICAS EM PESQUISAS SÓCIO HISTÓRICAS DA ÁREA DA SAÚDE
RESUMO Objetivo: refletir acerca das perspectivas metodológicas para o desenvolvimento de análise fílmica em pesquisas sócio históricas na área da saúde. Método: análise crítico-reflexiva organizada em três seções, que foi fundamentada a partir de textos de pesquisadores reconhecidos nas áreas de cinema, história, sociologia e semiótica. O
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 08/01/2018
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18. “INTERPELAÇÃO FANTASMAGÓRICA”: COMPREENDER E SUBVERTER A ESTÉTICA DA VIDA COTIDIANA COM WALTER BENJAMIN E LOUIS ALTHUSSER
RESUMO Este artigo pretende introduzir o conceito de “interpelação fantasmagórica”. O esforço teórico se inspira nos conceitos de “fantasmagoria”, de Walter Benjamin, e de “interpelação ideológica”, de Louis Althusser. A proposta é aliar suas respectivas filosofias em processo a seus materialismos “antropológico” e “aleatório”,
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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19. A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca
Resumo A partir do horizonte de uma história cultural orientada por questões etnográficas, este artigo analisa a formação de uma cultura de classe média no Rio de Janeiro do início do século XX, considerando as práticas em torno do consumo cinematográfico. Tendo como foco um protesto de estudantes universitários contra um exibidor cinematográfico
Tempo. Publicado em: 2018-01
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20. 1970: pause / play.
Resumo Este artigo aprofunda a trajetória de Hélio Oiticica durante o ano de 1970. Trata-se do momento em que ele retorna de uma série de viagens e trabalhos internacionais em 1969 e se prepara para um longo período vivendo em Manhattan a partir de 1971. Nesse breve interregno carioca, Oiticica simultaneamente faz balanços de seus últimos anos de traba
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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21. Movimentos Sociais: clichês e redes educativas no filme Queimada!
Resumo: Através das imagens e sons, tecendo diálogo com as lutas por independência política na América do século XIX, Queimada! (dirigido por Gillo Pontecorvo, Itália, 1969), nos ajuda a compreender a importância das redes educativas na tessitura dos movimentos sociais ao longo da história. A ideia de uma repetição criadora, entre os movimentos do
Educ. Real.. Publicado em: 2017-06
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22. A representação do negro em dois manifestos do cinema brasileiro
Resumo O artigo examina como a questão do negro foi abordada e debatida no cinema brasileiro a partir de dois textos-manifestos de cineastas e críticos vinculados ao Cinema Novo: David Neves e Orlando Senna. Se o arrazoado desses autores se aproxima ao estabelecer que o Cinema Novo redefiniu a representação do negro no cinema brasileiro, distancia-se qua
Estud. av.. Publicado em: 2017-04
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23. O cinema silencioso e o som no Brasil (1894-1920)
Resumo O cinema silencioso recorreu ao som desde o princípio. Porém, malgrado a relevância da conexão dessas duas esferas, apenas recentemente estudiosos estrangeiros se debruçaram sobre os usos que o cinema silencioso fez do som. No Brasil, pesquisas neste âmbito ainda tateiam. Este artigo pretende recuperar os usos que o cinema silencioso fez do som
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
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24. Fronteiras entre meios e formas em Cabra marcado para morrer
Resumo O documentário Cabra marcado para morrer (1964-1984) apresenta uma combinação original de elementos oriundos da prática do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) que produziu o filme, da experiência televisiva do diretor na equipe do Globo Repórter e da prática dos cinemas diretos. Identificar nos fragmentos de
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04