Historia Das Imagens
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13. VIOLÊNCIA E NÃO VIOLÊNCIA: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO
RESUMO Esta pesquisa mostra como os jovens compreendem violência e não violência através do uso de fotografias produzidas por eles. Elencou-se como objetivo central analisar o uso das fotografias como recurso de transformação, podendo ser utilizadas para retratar o que os alunos pensam, sentem e avaliam sobre a temática proposta, bem como para possibi
Cad. CEDES. Publicado em: 2020-03
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14. Guia de identificação das espécies de anfíbios (Anura e Gymnophiona) do estado de Goiás e do Distrito Federal, Brasil Central
O “Guia de Identificação das Espécies de Anfíbios (Anura e Gymnophiona) do Estado de Goiás e do Distrito Federal, Brasil Central” é um trabalho que busca promover a disseminação do conhecimento regional e popularizar o conhecimento sobre os anfíbios do Cerrado, sendo um instrumento de pesquisa útil, tanto para o leigo quanto para o pesquisador interessado. O guia está estruturado em seções que tratam da caracterização de 114 espécies de anfíbios (111 anuros e 3 gimnofionos) com informações disponíveis na literatura científica e dos próprios autores. A caracterização de cada espécie reúne informações sobre a localidade-tipo, a distribuição geográfica, os nomes populares, a caracterização morfológica do adulto e do girino e dados de história natural. São apresentadas imagens em vida das espécies e mapas de distribuição para o Estado de Goiás e Distrito Federal, além de uma chave dicotômica confeccionada a partir da seleção de algumas características morfológicas evidentes, que podem ajudar na identificação das espécies.
Autor(es): Vaz-Silva, Wilian; Maciel, Natan Medeiros; Nomura, Fausto; Morais, Alessandro Ribeiro de; Batista, Vinícius Guerra; Santos, Danusy Lopes; Andrade, Sheila Pereira; Oliveira, Arthur Ângelo Bispo de; Brandão, Reuber Albuquerque; Bastos, Rogério Pereira
Sociedade Brasileira de Zoologia. Publicado em: 2020
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15. O feroz mosquito africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação (1930-1940)
(Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2017) Integrante da coleção História e Saúde da Editora Fiocruz, o livro desenvolve uma narrativa histórica de chegada, alastramento e erradicação do Anopheles gambiae, mosquito que teve provável origem em Dacar, capital do Senegal, e chegou ao Brasil pelo Rio Grande do Norte. O vetor causou uma epidemia de malária sem precedentes no Brasil no início dos anos 1930 e, após esforços cooperativos entre o governo brasileiro de Getúlio Vargas e a Fundação Rockefeller, foi erradicado em 1940. Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, o autor Gabriel Lopes aborda, ao longo de quatro capítulos, condicionantes políticas, sociais e ecológicas que permitiram que o mosquito se espalhasse pelo Nordeste do país, incluindo questões como o ritmo das chuvas e os períodos de seca. A obra também apresenta notas, referências e imagens de acervo ligadas ao período de alastramento e combate ao Anopheles gambiae.
Autor(es): Lopes, Gabriel
Editora FIOCRUZ. Publicado em: 2020
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16. O pensamento plástico das capas de Pro-Posições
Resumo Este artigo propõe uma leitura das capas da revista Pro-Posições a partir de um caminho metodológico oferecido pela sociologia histórica de arte de Pierre Francastel, com base em seu conceito-chave de pensamento plástico. A análise levou em conta as imagens, as fontes e as cores presentes nas capas, bem como a história social dos agentes envol
Pro-Posições. Publicado em: 28/11/2019
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17. Railway photography and technology: analysis of the photographic record of Brazilian railway in the 19th century
RESUMO O objetivo deste texto é examinar alguns conjuntos de fotografias de companhias ferroviárias no Brasil, a fim de ressaltar o potencial desse tipo de material iconográfico, não apenas como documentação artística, mas também tecnológica. Tratamos particularmente de uma coleção de 6 mil fotografias reunidas por empresas como Companhia Paulista
História. Publicado em: 21/10/2019
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18. Formas de viver anônimas de um presídio abandonado: marcas de uma sociedade morta
Este trabalho objetiva apresentar o ensaio fotográfico das paredes do antigo presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, em Arapiraca, Alagoas, Brasil. Trata-se de um produto do projeto de extensão intitulado “Itinerários, mostras de vidas”, cujo objetivo é debater a realidade social sob a ótica do diálogo entre diferentes formas de expressão.
Interface (Botucatu). Publicado em: 12/09/2019
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19. O MASCULINO NOS TRAÇOS E CORES DO JOVEM VICTOR MEIRELLES
Resumo Este artigo faz uma discussão dos tipos masculinos presentes na coleção Estudo de trajes italianos, produzida por Victor Meirelles, analisando: aspectos quantitativos da iconografia associada aos gêneros; os ícones da aparência corporal recorrentes na caracterização das figuras masculinas da coleção e, por fim, a relação dessas representa�
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 05/08/2019
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20. Corpos em Bakhtin
RESUMO O pensamento de Bakhtin, dos primeiros e dos últimos textos, se concentrou nas imagens do corpo humano. Entende-se o corpo ao contemplá-lo: ver é saber. Esse “contemplar” não tem nenhuma das qualidades objetivantes do que hoje é conhecido como “olhar”. A filosofia inicial de Bakhtin é baseada em um compromisso compassivo pelo qual uma pe
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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21. Hematoma intramural e úlcera penetrante da aorta: incertezas e controvérsias
Resumo A história natural do hematoma intramural (HI) e da úlcera penetrante (UP) é muito variável, já que podem progredir para a formação de aneurisma, ruptura, dissecção, e podem até mesmo regredir, no caso específico do HI. Exames de imagem têm crescente papel no manejo clínico e operatório da UP e do HI. Ao contrário das projeções semelh
J. vasc. bras.. Publicado em: 18/07/2019
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22. SOBRE OS EFEITOS PSÍQUICOS DAS IMAGENS VIOLENTAS: NO BARROCO E NA ATUALIDADE
RESUMO: Este artigo visa discutir - na interlocução entre psicanálise, história da arte e filosofia - as origens e os efeitos da veiculação de cenas violentas através dos meios de comunicação de massa. Debruçando-se sobre a obra de Caravaggio e a profusão de imagens violentas transmitidas pelos noticiários de televisão contemporâneos, busca-se
Ágora (Rio J.). Publicado em: 27/05/2019
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23. O ensino por imagens na imprensa periódica da Educação Física (1932-1960)
Resumo: Analisa os usos que três periódicos fizeram das imagens visuais para prescrever e orientar os movimentos corporais de cada prática compreendida como parte da Educação Física entre os anos de 1932 e 1960. Assume os pressupostos da história cultural e tem como fontes as matérias com imagens dos periódicos: Revista de Educação Física (1932-1
Rev. Bras. Hist. Educ.. Publicado em: 23/05/2019
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24. Elastic realities - documentary practices between cinema and art
RESUMO Recentemente, as práticas documentais, incluindo aquelas que lidam com imagens em movimento, experimentaram um aumento sem precedentes na área artística, o que provocou críticas mas também levou a férteis discussões entre o campo de práticas documentárias artísticas e os documentários cinematográficos mais tradicionais. Este artigo visa a
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019