SOBRE OS EFEITOS PSÍQUICOS DAS IMAGENS VIOLENTAS: NO BARROCO E NA ATUALIDADE

AUTOR(ES)
FONTE

Ágora (Rio J.)

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/05/2019

RESUMO

RESUMO: Este artigo visa discutir - na interlocução entre psicanálise, história da arte e filosofia - as origens e os efeitos da veiculação de cenas violentas através dos meios de comunicação de massa. Debruçando-se sobre a obra de Caravaggio e a profusão de imagens violentas transmitidas pelos noticiários de televisão contemporâneos, busca-se demonstrar como a cultura tenta dominar o potencial traumático das imagens de violência extrema através de narrativas que interpretam e contextualizam tal cena. No entanto, a modernidade é um processo destruidor de narrativas, o que ocasionou o fracasso contemporâneo de dar sentido e, assim, dominar o traumático, que, por conta deste fracasso, se repete compulsivamente.Abstract: This paper aims to discuss - by the interlocution of psychoanalysis, history of art and philosophy - the origins and effects of violent scenes broadcasting through mass midia. Focusing on Caravaggio’s work and on the amount of violent images broadcasted by TV News, we show that culture tries to dominate violent images traumatic potential through narratives that interpret and contextualize such a scene. However, modernity is a narratives’ destruction process, which launched contemporary failure in producing meaning and dominating trauma. For this reason, it compulsively repeats.

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