Historia Da Musica Popular Brasileira
Mostrando 13-24 de 62 artigos, teses e dissertações.
-
13. Essas pessoas na sala de jantar: espaços históricos em canções tropicalistas (1963-1973)
Tropicália diz respeito à tentativa de compreensão do Brasil e de uma identidade nacional caracterizada pela transitoriedade de tempos e espaços, de ação rizomática, de um perpétuo esgarçamento de fronteiras culturais e que ao mesmo instante age de forma sincrônica a instâncias como a da política e ao do social. A palavra criada pelo artista plá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2011
-
14. Aquarelas de um país tropical : Brasil, que país é esse? / Watercolors of a tropical country : Brazil, what country is this?
A presente tese de doutorado consiste de um estudo qualitativo de natureza interdisciplinar, ancorado na teoria da Análise do Discurso Materialista e com contribuições decisivas de trabalhos das Artes e Humanidades (em especial da História, Antropologia, Sociologia da Cultura e Música). O objetivo central do trabalho foi investigar as condições de pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/11/2011
-
15. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
-
16. A (re)construção do passado: música, cinema, história / A (re)construção do passado: música, cinema, história
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
17. Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
O presente trabalho se propõe a analisar sob o contexto histórico, político e musical as amostras de onze programas musicais-educativos transmitidos pela rádio, através dos Informativos Culturais do extinto Projeto Minerva, denominados Brasil de Todos os Cantos. Eles foram veiculados pela Rádio Bandeirantes de São Paulo nas décadas de setenta à oite
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
-
18. A rádio sociedade e a educação para Roquette-Pinto
Tendo como objeto de estudo as iniciativas de Roquette-Pinto para educar a população brasileira por meio da Rádio Sociedade, esta pesquisa se propôs responder como era vista a educação para Roquette-Pinto. No primeiro capítulo abordamos o contexto da educação e da ciência no Brasil. O segundo capítulo tratou das influências sob o trabalho de Roqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
19. Em busca do \"Falso Brilhante\". Performance e projeto autoral na trajetória de Elis Regina (Brasil, 1965-1976) / In search of \"Falso Brilhante\". Performance and design copyright in the path of Elis Regina (Brazil, 1965-1976).
The objective is to present the career of Elis Regina as a summary of the dilemmas of engagement and market the MPB in the decades of 1960/70, and the transformation of his musical path in this context. Winner of the I Festival de Música Brasileira in 1965, Elis then presented with great success, the program of TV Record, \"O Fino da Bossa\", along with Jai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/05/2011
-
20. O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais / The Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legacies
A crescente proliferação de grupos performáticos, que, através de manifestações culturais, divulgam "passados", convencionalmente chamados de "tradições culturais", tem rendido estudos e debates no campo da etnomusicologia em todo o mundo. Partindo da etnografia de grupos de cultura popular afro-brasileira sediados na cidade de Campinas - São Paulo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
-
21. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
-
22. O samba em pessoa: narrativas das Velhas Guardas da Portela e do Império Serrano / Samba in the first person: narratives from the Old Guards of Portela and Império Serrano
A presente dissertação trata das narrativas de experiências pessoais de velhos sambistas. O corpus documental é constituído de sambas e narrativas feitos por participantes dos conjuntos musicais chamados Velha Guarda da Portela e Velha Guarda do Império Serrano. As histórias de vida de sambistas e pastoras, produzidas adotando os procedimentos da hist
Publicado em: 2011
-
23. Antonio Carlos Nóbrega em acordes e textos armoriais
Escrito originalmente sob a forma de dissertação de mestrado, tendo como título "Movimento Armorial: o erudito e o popular na obra de Antônio Carlos Nóbrega", orientada pelo professor Sébastien Joachim e aprovada com distinção pela banca examinadora do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da universidade Estadual da Paraíba, a presente obra traz para o conhecimento público e debate acadêmico mais um capítulo da história do Movimento Armorial. Antônio Carlos Nóbrega em acordes e textos Armoriais se caracteriza como uma contribuição para a ampliação do acervo e das pesquisas sobre o Movimento Armorial, através da música, atividade essa de maior repercussão nacional do Movimento, ainda em carência no universo das pesquisas científicas. Ampliam-se, dessa forma, as possibilidades de abordagens para com um capítulo importante da cultura brasileira, que ainda carrega marcas e reflete o Movimento criado por Ariano Suassuna.
Autor(es): Costa, Luís Adriano Mendes
EDUEPB. Publicado em: 2011
-
24. É o meu parecer: a censura política à música de protesto nos anos de chumbo do regime militar do Brasil (1969-1974)
Esta Dissertação de Mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: História Regional, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, o qual tem como Área de Concentração: História e Cultura Histórica. Nossa pesquisa teve como objetivo analisar, sobretudo, o uso da censura política sobre a música de protesto durant
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/10/2010