Historia Da Musica Popular Brasileira
Mostrando 1-12 de 62 artigos, teses e dissertações.
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1. Efeitos da música nas expressões corporais e faciais e nos sintomas psicológicos e comportamentais de idosos
Resumo Objetivo Comparar os efeitos da música popular brasileira (representativa da história de vida do idoso) e da música clássica nas expressões corporais e faciais e sintomas psicológicos e comportamentais de idosos com demência institucionalizados. Método Realizou-se um estudo quantitativo, quase experimental e comparativo, com dois grupos: “
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 2020-06
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2. EM LETRAS E RITMOS: VISÕES DE ESCOLA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO SAMBA BRASILEIRO (1930-1950)
RESUMO: Este artigo analisa o modo como questões ligadas ao analfabetismo, escola, educação e experiência foram tratadas em canções compostas por sambistas brasileiros que se autodenominavam “malandros”. Dialogando com a história social inglesa, particularmente com os trabalhos de E. P. Thompson, considera que este cancioneiro constitui fonte hist
Educ. rev.. Publicado em: 22/10/2018
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3. Caipira: cultura, resistência e enraizamento
RESUMO O presente artigo trata do surgimento da música caipira como uma expressão da cultura popular brasileira e como essa música, desde o momento em que foi gravada em disco e divulgada pelo rádio, ajudou no processo de reenraizamento dos migrantes caipiras na Grande São Paulo.
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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4. O coletivo anônimo e a trama dos gêneros: subjetivações plurais e intertextualidade no Brasil dos anos 1960
Este ensaio destaca a pouco compreendida pluralidade de gêneros musicais na MPB e na Tropicália da década de 1960, relacionando-a aos abalos vividos no período. Tal pluralidade de gêneros é inédita em um conjunto unitário de práticas na história da música popular brasileira, e argumenta-se que seu surgimento em momento marcado pela busca de partic
Per musi. Publicado em: 2014-12
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5. Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular
O presente artigo aborda algumas canções de protesto apresentadas nos Festivais da Música Popular realizados no período 1965-1969, buscando compreendê-las em sua inserção no momento social e político em que surgiram e se fizeram ouvir. Foram realizadas análises de vídeos e áudio das apresentações das canções escolhidas, segundo a visão da His
Per musi. Publicado em: 2014-06
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6. A linhagem samba-bossa-MPB: sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira
Este artigo apresenta um estudo acerca da construção dos discursos sobre música popular urbana no Brasil, desde o momento formativo dos primeiros textos historiográficos sobre o objeto, até a proposição da "linha evolutiva" e a institucionalização da MPB. Neste período, que vai da década de 1930 até o final dos anos 1960, constituiu-se uma linhag
Per musi. Publicado em: 2014-06
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7. "Meninos eu vi": Jota Efegê e a história da música popular
A recente produção do conhecimento histórico em torno da música popular no Brasil é tributária de uma geração de memorialistas, cronistas e jornalistas cujas obras começaram a aparecer nas décadas de 1960-1970. Esse conjunto permaneceu até o final do século XX como o principal acervo da memória e da história da música popular. O jornalista e c
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2013-12
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8. De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise / Petrópolis to Pasárgada : the songbook of Guerra-Peixe : constextualization, creative process and analysis
A obra de César Guerra-Peixe cumpriu notável trajetória dentro da história da música brasileira contemporânea. Nascida à luz de uma educação musical variada incluindo o convívio com a festa popular, ela cortejou o dodecafonismo, refutou-o num segundo momento e terminou entregando-se a uma das pesquisas folclóricas mais densas e sérias feitas sobr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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9. À sombra do rei: elementos críticos para a análise da discografia de Roberto Carlos (1961-1982)
Trata-se de um estudo de parte da produção artística de Roberto Carlos. O cantor é o maior fenômeno da música popular brasileira, totalizando mais de 120 milhões de discos vendidos (SANCHES, 2009). Além disto, sua história acompanhou a formação e sistematização da indústria cultural nacional. Consequentemente, para compreendermos de forma adequ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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10. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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11. A milonga no redemoinho da canção popular : Bebeto Alves e Vitor Ramil
Aderida de modo amplo aos campos da literatura, da música e da história e, a partir daí, em específico à canção popular compreendida como gênero artístico de significativa presença no Brasil, esta dissertação tem por objetivo refletir e compreender a apropriação da forma milonga no interior das obras de dois expressivos cancionistas brasileiros
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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12. 50 anos de Psicologia no Brasil: a construção social de uma profissão
As profissões imperiais, assim Edmundo Campos Coelho, um sociólogo das profissões, designa as profissões (engenheiro, médico e advogado) que se constituíram e foram as primeiras a ganhar regulamentação a partir de 1822, primórdios da fase imperial brasileira e momento que marca o início da institucionalização e do regramento da vida dos brasileir
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2012