Historia Da Critica Literaria
Mostrando 1-12 de 365 artigos, teses e dissertações.
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1. Iauaretê, mais além: novas relações entre a cultura dos povos originários e “Meu tio o Iauaretê”, de João Guimarães Rosa
RESUMO Este artigo propõe uma análise estilística de “Meu tio o Iauaretê”, de João Guimarães Rosa, ao mesmo tempo em que busca na cultura dos povos originários dados que possam estabelecer nexos de sentido com o conto. Tendo como paradigma o estudo pioneiro de Walnice Galvão, “O impossível retorno”, no qual a autora faz um amplo levantamento
Estudos Avançados. Publicado em: 2023
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2. Entre ficção e crítica: Abdellah Taïa leitor do orientalismo de André Gide
RESUMO: Propõe-se, neste artigo, uma leitura do complexo entrelaçamento de ficção, história, crítica literária, filosofia política e interseccionalidade, urdido na metaficção “Aquele que é digno de ser amado” (2017), de Abdellah Taïa, como forma de apropriação da obra de André Gide. Debate-se a releitura culturalista, efetuada pelo romance
Gragoatá. Publicado em: 2022
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3. José Saramago e a poética da Insubordinação
resumo No ensaio, aborda-se a caracterização das personagens e se examinam por que, quando e como acontecem os gestos de insubordinação por parte do revisor Raimundo Benvindo Silva: sujeito simples alçado ao protagonismo de uma história sobre a História. Sendo uma interpretação de caráter interdisciplinar, no artigo discutem-se as fronteiras entre
Estud. av.. Publicado em: 2020-04
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4. Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos
Propõe um olhar sobre temas centrais dos estudos de Teoria da Literatura e da crítica literária, ao mesmo tempo em que permite uma compreensão do desenvolvimento dessas ideias dentro de um contexto historiográfico. Na primeira parte, o autor analisa o clássico Theory of Literature, de René Wellek e Austin Warren, que associou, internacionalmente, o termo “teoria da literatura” à investigação e determinação dos “princípios de crítica”, instituindo a disciplina que leva seu nome como um domínio eminentemente metacrítico. Na segunda parte, iluminam-se questões relativas à historiografia da crítica literária, culminando no advento daquilo que se entende hoje como Theory. As reflexões apresentadas mantém um diálogo com o pensamento filosófico de autores como Kant, Derrida, Nietzsche e Foucault.
Autor(es): Araújo, Nabil
EDUERJ. Publicado em: 2020
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5. A DIMENSÃO LITERÁRIA DA GENEALOGIA EM FOUCAULT
RESUMO Neste artigo propomos estabelecer uma comparação entre escritos de Foucault sobre a literatura, notadamente seu livro “Raymond Roussel”, e textos que se consagraram pela fortuna crítica enquanto fundadores da genealogia, especificamente “Nietzsche, a genealogia e a história”. Organizamos essa comparação em torno da repetição do uso de
Kriterion. Publicado em: 29/08/2019
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6. Sobre a ausência e o surgimento da noção de regionalismo na literatura brasileira: notas para repensar o problema
RESUMO O artigo examina a ausência da noção de regionalismo na crítica e na história literária brasileiras no século XIX, pois, ao contrário do que se entende, o conceito ingressou em nosso circuito crítico como modo de conceber a literatura brasileira somente no século XX. Nesse sentido, o ensaio investiga as razões dessa ausência, ainda que já
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/06/2019
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7. Mobilidade dos textos e diversidade das línguas: Traduzir nos séculos XVI e XVII
Resumo O tema da tradução é hoje compartilhado pela história literária, pela crítica textual, pela sociologia cultural e história global. Este artigo pretende, primeiramente, refletir sobre as razões dessa convergência. A primeira é histórica e considera a tradução como uma primeira forma de “profissionalização” da escrita. A segunda é me
Varia hist.. Publicado em: 16/05/2019
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8. A um passo do anti-pássaro: a poesia de Orides Fontela
Resumo Orides Fontela, um dos nomes importantes da poesia brasileira na segunda metade do século XX, deixou uma obra composta de poucos títulos, mas sempre admirada pela crítica. Desde a sua estreia no final dos anos 1960, a produção oridiana revela, a par da tendência para a abstração e da busca pela transcendência, uma compreensão aguda da materi
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 25/02/2019
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9. Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura
(1º lugar na categoria Crítica Literária do 59º prêmio Jabuti) A obra, dividida em três partes, observa os mecanismos de diálogo de Machado com o leitor e o crítico, analisa a ironia no tecido retórico da narrativa machadiana e, por fim, revê a relação do escritor carioca com a cultura italiana, aqui representada por exemplos na literatura, história, teatro e ópera. Realizando uma integração de vários processos teóricos e dialogando com a crítica nacional e estrangeira, os capítulos se entrecruzam e dialogam entre si, revisitando os temas principais que contribuíram para a centralidade da obra de Machado de Assis na literatura brasileira.
Autor(es): Salomão, Sonia Netto
EDUERJ. Publicado em: 2019
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10. De textos a leitores: crítica literária, sociologia da prática e história da cultura
Resumo O presente ensaio se debruça sobre duas questões. Primeiramente, analisa-se como o ato de ler foi concebido pela crítica literária, sociologia da prática e história da cultura no final do século XX. O que está em jogo aqui é a conceituação da relação entre texto e leitor e o processo pelo qual se constrói o sentido. Em segundo lugar, o a
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2017-12
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11. O antigo e o moderno na teoria literária de Friedrich Schlegel no Primeiro Romantismo Alemão
Resumo A compreensão histórica de literatura no primeiro romantismo alemão decorre, entre outros aspectos, dos escritos de Winckelmann, Herder, Lessing, assim como da relação dialética entre o clássico e o romântico estabelecida por Goethe e Schiller. Nesse contexto, a aproximação antitética entre o antigo e o romântico tem um papel central na de
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2017-12
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12. Guerra e Paz em "Pierre Menard, autor do Quixote", de Jorge Luis Borges
Resumo O artigo propõe uma leitura de "Pierre Menard, autor do Quixote", conto publicado pelo escritor argentino Jorge Luis Borges em 1939, como uma sátira de hábitos e práticas de círculos literários franceses no momento que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Com a análise de matérias jornalísticas, resenhas e outros escritos do autor, seu comport
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2017-12