Habitus Musical
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. A construção social do professor de música
RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o cu
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
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2. O MUNDO É UM MOINHO: SACRIFÍCIO E COTIDIANO EM MÁRIO DE ANDRADE
A atuação prolífica e diversa de Mário de Andrade na imprensa constitui um dos vezos mais recursivos em que transcorre a sua vida-obra. Concentrando-nos na atuação do líder modernista como crítico musical na imprensa, argumentamos que é a ideia de "sacrifício" - indissociável da questão do cumprimento do destino intelectual - que permite articula
Lua Nova. Publicado em: 2016-04
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3. O GOSTO PELO CANTO CORAL PROTESTANTE NO BRASIL: HISTÓRIAS E TENSÕES EM UM CAMPO MUSICAL
A dissertação elabora considerações reflexivas a respeito do canto coral como prática cultural social no protestantismo brasileiro. O texto direciona sua atenção para o canto coral e suas idiossincrasias a partir das bases da sociologia de Pierre Bourdieu e de sua aplicação às discussões sociológicas sobre o gosto como realidade social definida p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/03/2012
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4. EstÃgio Curricular e FormaÃÃo do Habitus Docente em EducaÃÃo Musical / Curricular Internship and Teaching Habitus in Musical Education
Este trabalho foi desenvolvido no Programa de PÃs-GraduaÃÃo da Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do CearÃ, na Linha EducaÃÃo, CurrÃculo e Ensino, no Eixo de Ensino de MÃsica. A pesquisa tem como objetivo estudar o processo de formaÃÃo do habitus docente durante o perÃodo de inserÃÃo do estudante do curso de Licenciatura em MÃsica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/01/2012
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5. A viagem como um princÃpio na formaÃÃo do habitus dos mÃsicos que na dÃcada de 1970 ficaram conhecidos como Pessoal do CearÃ
The thesis presents the travel as a principle in the formation of the habitus of musicians. The research has focused on the trajectory of three musicians from different routes, from the same generation of intellectuals and artists who became known as Pessoal do Ceara, namely: ManassÃs LourenÃo de Sousa, Raimundo Fagner CÃndido Lopes and Franco Rodger Rog�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2011
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6. Entre palcos e páginas: a produção escrita por mulheres sobre música na história da educação musical no Brasil ( 1907-1958) / Between stages and pages: womens written production about music in the history of musical education in Brazil (1907-1958).
Estudo histórico que tem por objetivo localizar e analisar a produção escrita por mulheres sobre música, relacionada a diversos contextos educacionais no Brasil, durante as primeiras cinco décadas do século XX. Como fontes, foram consultadas as publicações inventariadas na pesquisa, documentos manuscritos de arquivos históricos, documentos oficiais,
Publicado em: 2011
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7. O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical / The guitar club CearÃ: habitus and musical training
In the period 1945 to 1962 arose in Fortaleza a group of guitarists, the VIOLÃO CLUBE DO CEARÃ (Ceara Guitar Club), with the sole purpose of playing music on guitar. This thesis aims to understand the processes that enabled the emergence of this institution in the music scene, anchored in an approach based on the concepts of habitus, field and capital of P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2010
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8. CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE PONTA GROSSA: (RE) PRODUÇÃO CULTURAL E DISTINÇÃO SOCIAL (1971-1995)
Esta dissertação analisa o projeto cultural e educacional do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves (CDM) no período circunscrito entre 1971 e 1995, enfatizando os aspectos que determinaram o processo de sua fundação, bem como os agentes sociais (intelectuais) que o organizaram. Apoia-se nos autores da História Cultural para pr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2010
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9. Cotidianos sonoros na constituiÃÃo do habitus e do campo pedagÃgico musical: um estudo a partir dos relatos de vida de professores da UFC / Quotidian sonorous in the constitution of the habitus and the musical pedagogical field: a study from the stories of life of professors of the UFC
Esse estudo se desenvolve no Ãmbito da EducaÃÃo Musical, fundindo, portanto, em sua discussÃo, dois campos: o campo da EducaÃÃo e o campo da MÃsica. Apresenta uma reflexÃo sobre a educaÃÃo musical no Brasil a partir do recorte da formaÃÃo do educador musical. Nessa inter-relaÃÃo, educaÃÃo/mÃsica, buscou compreender como os professores de um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2009
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10. A Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello de Brasília: um estudo de caso de preservação musical bem-sucedida
Este trabalho faz parte de uma investigação mais ampla sobre a formação do campo artístico de Brasília que procura estabelecer os elementos do processo de educação sentimental dos artistas de projeção da capital federal. Enfoca o desenvolvimento e aceitação do "choro" enquanto gênero musical num contexto de contemporaneidade e numa urbe já deno
Sociedade e Estado. Publicado em: 2008-04
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11. MADE IN BRA(S)ZIL: UM ESTUDO DO JOGO DE FORÇAS NA MÚSICA BRASILEIRA NO TEMPO DO TROPICALISMO
O presente trabalho investiga as relações de forças entre os diversos agentes do campo musical brasileiro durante a década de sessenta, analisada a partir de observações históricas e relatos da época, em confluência com as teorias dos campos e do mercado de bens simbólicos de Pierre Bourdieu, trazendo essas teorias para o estudo de música popular
Publicado em: 2007
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12. A capoeira e os mestres
The Capoeira considered as a manifestation of the Popular Culture - inheritance of African peoples - is a cultural and social practice present in Brazil since the colonial time. This study is dedicated to the Capoeira and its masters. We work the Capoeira as a social field through the theoretical perspective of the Sociology of Pierre Bourdieu. We try to app
Publicado em: 2007