CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE PONTA GROSSA: (RE) PRODUÇÃO CULTURAL E DISTINÇÃO SOCIAL (1971-1995)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/12/2010

RESUMO

Esta dissertação analisa o projeto cultural e educacional do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves (CDM) no período circunscrito entre 1971 e 1995, enfatizando os aspectos que determinaram o processo de sua fundação, bem como os agentes sociais (intelectuais) que o organizaram. Apoia-se nos autores da História Cultural para problematizar as fontes escritas e orais que compõem o corpus documental que, associado à história do ensino de música nos conservatórios europeus e brasileiros e às discussões sobre a natureza do processo educativo dessas instituições, é utilizado para a reconstituição da história institucional do CDM e das experiências de educação musical empreendidas nesse espaço cultural. À luz das considerações de Pierre Bourdieu relacionadas à história da arte e às lutas culturais/simbólicas presentes na sociedade, é possível afirmar que os grupos que atuaram no CDM estabeleceram uma visão de arte, de música e de educação musical que conformou uma disposição ou um habitus estético entre aqueles que consumiam tais bens culturais, assim como usaram esses capitais simbólicos como estratégia para serem reconhecidos como distintos entre os outros estratos sociais de Ponta Grossa.

ASSUNTO(S)

conservatório de música cultura educação musical culture conservatory of music music education educacao

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