Garcia Marquez Gabriel 1928
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1. Transculturação e dialogismo/pátria, nação e memória em O outono do patriarca
Esta dissertação aborda a transculturação narrativa, o dialogismo, a pátria, a nação e a memória em O outono do patriarca, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Para isso, a dissertação revisita a crítica sobre a obra; analisa as vozes do romance, evidenciando as relações entre o embate de vozes e a presença da oralidade, no âmbito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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2. Repensando a historicidade discursiva no exame das trajetórias políticas de dois líderes nacionalistas da Colômbia
O trabalho parte do exame de textos literários e biográficos que evocam aspectos das trajetórias do general Rafael Uribe Uribe (1859-1914) e do líder político Jorge Eliecer Gaitán (1898-1948). Gabriel García Márquez (1928-) se inspirou em Uribe para a criação do protagonista do romance "Cem Anos de Solidão". Márquez iniciou sua carreira de escrit
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2010-12
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3. "O tempo e o vento" e "Cem anos de solidão" : sagas em contato
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise comparada das obras O Tempo e o Vento de Erico Verissimo e Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez, levando em consideração os aspectos históricos, sociológicos e literários com vistas a uma interpretação do contato de ambas, suas semelhanças e diferenças, bem como aspectos da construç
Publicado em: 2010
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4. Estructura narrativa y características de novela policíaca en 'Crónica de una muerte anunciada'
O presente trabalho pretende analisar a obra Crônica de uma morte anunciada do escritor colombiano Gabriel García Márquez, publicada em 1981. Para tanto o trabalho está organizado em cinco capítulos: o primeiro se refere à vida de Márquez; o segundo mostra o resumo da novela e como esta está organizada; no terceiro, os aspectos estruturais tempo, esp
Publicado em: 2010
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5. A catalisação do feminino no universo da ficção e da memória : em Cien Años de Soledad, El Amor en los Tiempos del Cólera e Vivir para Contarla, de Gabriel García Márquez
O presente trabalho é um estudo da construção discursiva/perceptiva da personagem feminina nas obras ficcionais Cien años de soledad (1967) e El amor en los tiempos del cólera (1985), e na obra memorialística Vivir para contarla (2002), de Gabriel García Márquez. O estudo pretende demonstrar a tese de que o gênero se constitui como uma ficção que
Publicado em: 2009
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6. Arte e interpretação da realidade em Gabriel García Márquez e Fernando Botero
Partindo da noção de interdisciplinaridade, este trabalho, realizado na área da literatura comparada, centra-se na relação entre o escritor Gabriel García Márquez e o pintor Fernando Botero, com ênfase na interpretação da realidade colombiana presente nas obras desses artistas. Os quadros de Botero – O Capitão, Retrato Oficial da Junta Militar,
Publicado em: 2007
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7. Análise discursiva de Notícia de um Seqüestro, de Gabriel García Márquez: Na fronteira entre o Jornalismo e a Literatura
Esta dissertação visa analisar a composição do discurso jornalístico e do discurso literário na obra Notícia de um seqüestro, de Gabriel García Márquez, sob a ótica da Análise do Discurso, e identificar em que circunstâncias, a despeito das restrições de gênero e também das estratégias discursivas utilizadas, se dão os tangenciamentos entr
Publicado em: 2007
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8. Vento em tempo de solidão: a saga dos Buendía e dos Terra-cambará: um estudo comparativo entre Veríssimo e Garcia Marquez
O objeto do presente trabalho é proceder à análise de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo e Cem Anos de Solidão de García Márquez para isolar os elementos responsáveis pela semelhança entre as duas narrativas Configurando-se como Saga os dois romances apresentam um tempo circular comprovado pelas constantes repetições de acontecimentos vividos
Publicado em: 2005