Arte e interpretação da realidade em Gabriel García Márquez e Fernando Botero
AUTOR(ES)
Maggioni, Ana Paula
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Partindo da noção de interdisciplinaridade, este trabalho, realizado na área da literatura comparada, centra-se na relação entre o escritor Gabriel García Márquez e o pintor Fernando Botero, com ênfase na interpretação da realidade colombiana presente nas obras desses artistas. Os quadros de Botero – O Capitão, Retrato Oficial da Junta Militar, O Jogador de Cartas, A Casa de Amanda Ramírez, A Rua e Cena Familiar – são analisados em comparação à obra Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez. O foco está nos personagens retratados, sendo esses os militares, as prostitutas e amantes, os empregados, o povo e a família, representantes da sociedade colombiana da qual fazem parte os dois artistas. Para tanto, faz-se incursões teóricas em distintas direções: a interdisciplinaridade na literatura comparada e a pintura como representação. Dessa forma, estabelecem-se elos entre os dois autores e suas respectivas obras.
ASSUNTO(S)
garcía márquez, gabriel, 1928- literatura comparada botero, fernando, 1932- literatura colombiana colômbia pintura
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/11110Documentos Relacionados
- A representação do demoníaco na cultura africana em Do Amor e Outros Demônios , de Gabriel García Márquez
- Envelhecimento e cultura : as perdas na velhice à luz de obra de Gabriel García Marquez
- GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ E OCTAVIO PAZ: A QUESTÃO DA IDENTIDADE IBERO-AMERICANA EM CIEN AÑOS DE SOLEDAD E EL LABERINTO DE LA SOLEDAD
- Análise discursiva de Notícia de um Seqüestro, de Gabriel García Márquez: Na fronteira entre o Jornalismo e a Literatura
- A correspondência de Simón Bolívar e sua presença na literatura: uma análise de O General em seu labirinto de Gabriel García Márquez