Transculturação e dialogismo/pátria, nação e memória em O outono do patriarca

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/05/2011

RESUMO

Esta dissertação aborda a transculturação narrativa, o dialogismo, a pátria, a nação e a memória em O outono do patriarca, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Para isso, a dissertação revisita a crítica sobre a obra; analisa as vozes do romance, evidenciando as relações entre o embate de vozes e a presença da oralidade, no âmbito da transculturação narrativa e do dialogismo e mostra a quase ausência do termo nação na obra, discutindo o conceito para compreender o seu uso em O outono do patriarca. A transculturação e o dialogismo foram abordados de forma associada. García Márquez recorre à oralidade para construir as vozes que transitam de uma para outra, sem obstáculos, como uma forma de contar popular, travando um embate por meio de pontos de vista diferenciados. O trabalho discute também a questão da pátria com base nas diferentes perspectivas oferecidas pelas vozes e em conceitos teóricos relacionados ao romance estudado. O sentimento de afeto e de pertencimento, em relação à pátria, encontra-se dilacerado devido à forma despótica de governar do patriarca. A utilização de vozes heterogêneas, que representam versões sobre a história da pátria e do patriarca, no entanto, abre uma possibilidade para a reflexão sobre a disputa pelos direitos de memória (Hugo Achugar) dos personagens do romance, ou seja, o direito de expressarem suas lembranças, construindo outra(s) história(s) da pátria, diferentes da história oficial.

ASSUNTO(S)

garcia marquez, gabriel, 1928- outono do patriarca crítica e interpretação teses. ficção colombiana história e crítica teses. dialogismo (análise literária) teses. memória na literatura teses. patriotismo teses. ironia na literatura teses. transculturação teses.

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