Fundacao Nacional Do Indio Funai
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. Os fragmentos da história: primeiras notas etnográficas sobre os Tupi e Tupi Guarani
Resumo Nesta nota de pesquisa, apresento parte de uma etnografia histórica que, atualmente, venho desenvolvendo com os Tupi e os Tupi Guarani das aldeias localizadas em diversos pontos do litoral e do interior de São Paulo. O que segue é uma tentativa de reconstituir o processo de formação das identidades homônimas ocorrido entre os séculos XIX e XXI.
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 26/08/2019
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2. “Protagonismo” como Vulnerabilização em Demarcação de Terras Indígenas: o caso do acordo judicial para demarcar a terra Tapeba
RESUMO Baseado em fontes documentais, mormente documentação jurídica, o artigo analisa desdobramentos recentes do procedimento de demarcação da Terra Indígena Tapeba, no município de Caucaia, zona metropolitana de Fortaleza (CE), em especial o acordo judicial celebrado entre os índios Tapeba, representantes da família Arruda, governo do estado, pref
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2017-05
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3. VIRANDO FUNAI: UMA TRANSFORMAÇÃO KANAMARI
Resumo: Os Kanamari (Katukina, Amazonas) dizem que estão "virando Funai". Virar Funai pode expressar aspirações práticas, como o desejo de trabalhar para a Fundação Nacional do Índio. Mais usualmente, no entanto, refere-se a um processo difuso e coletivo que leva os Kanamari a aceitarem com entusiasmo as regras que a Funai lhes impõe e a emularem ou
Mana. Publicado em: 2016-04
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4. Os povos indígenas, o turismo e o território: um olhar sobre os Tremembé e os Jenipapo-Kanindé do Ceará / Indigenous people, tourism and territory: an investigation of the Tremembé and the Jenipapo-Kanindé of Ceará state
Esta tese compara duas situações em que povos indígenas do Nordeste brasileiro foram alcançados por projetos de turismo que se tornaram catalizadores de afirmações étnicas. As situações enfocadas de povos indígenas do estado do Ceará, localizados em municípios das Zonas Costeiras Leste e Oeste assemelham-se, pois esses dois povos sofreram as pres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/04/2012
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5. Modos de escrever : tradição oral, letramento e segunda língua na educação escolar wajãpi / Ways of writing : oral tradition, literacy and second language in wajãpi school education
Nesta tese, apresento uma análise de textos em português como segunda língua, escritos por adultos Wajãpi que participam de cursos de formação ministrados pelo Iepé, uma organização não-governamental. Os cursos de formação de Magistério Wajãpi, Formação de Agentes de Saúde Wajãpi e Formação de Pesquisadores Wajãpi são desenvolvidos de a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2011
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6. A interação entre a Embrapa, os povos indígenas e a Fundação Nacional do Índio - Funai.
2007
Brasília. Publicado em: 2011
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7. Avá-Canoeiro, a resistência dos bravos no Cerrado do norte goiano: do lugar ao território / Ava-Canoeiro, the resistnece of brave people in the Cerrado savannah in the north of Goias: the place turned into a territory
Os Avá-Canoeiro, como a maioria dos povos indígenas do Brasil, têm sua história marcada por massacres e uma quase extinção da etnia. Atualmente, existem apenas duas famílias: uma em Goiás (06 pessoas) e uma em Tocantins (08 pessoas). Para este estudo, foi escolhida a família que vive na Terra Indígena Avá-Canoeiro em Goiás localizada nos municíp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/04/2010
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8. Por que sou rondoniano
Numa revisão contextualizada no tempo e projetada pelos seus resultados, a obra do sertanista marechal Cândido Rondon (1867-1958) é avaliada positivamente pela dedicação à causa dos povos indígenas do Brasil, pela formação de uma ética de respeito do brasileiro para com os índios e pela institucionalização do dever do Estado brasileiro de proteg
Estudos Avançados. Publicado em: 2009
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9. Corpos, culturas e alteridade em fronteiras: educação escolar e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da Aids entre indígenas da Reserva Kadiwéu, Mato Grosso do Sul - Brasil / Bodies, cultures and otherness in frontiers: school education and prevention of Aids and sexually transmitted diseases among Indians from Reserva Kadiwéu, Mato Grosso do Sul Brasil
A presente pesquisa tem por finalidade apresentar uma análise acerca dos pressupostos filosóficos, educacionais, psicológicos e históricos contidos no projeto "Viver nas aldeias com saúde: conhecer e prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids". Essa iniciativa foi realizada com os discentes do Curso de Formação de Professores Kadiwéu
Publicado em: 2009
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10. ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE OS AUWÊ UPTABI E OS WARADZU NO ESPAÇO URBANO DE BARRA DO GARÇAS- MT / Meetings and disagreements Among Aúwê Uptabi and Waradzu in Urban Areas of Barra do Garças - MT
O propósito deste trabalho é compreender as relações interétnicas entre os Auwê Uptabi (autodenominação do povo Xavante que quer dizer gente verdadeira ou povo autêntico) e os waradzu (denominação em língua Xavante para o outro), no espaço urbano de Barra do Garças MT. A pesquisa foi conduzida numa abordagem qualitativa com a utilização de en
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/10/2008
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11. Os Guarani e as políticas fundiárias do Estado Brasileiro - dinâmica social e reconfiguração territorial em Santa Catarina
A partir da experiência no trabalho como antropóloga da Fundação Nacional do Índio - FUNAI junto aos Guarani de Santa Catarina, esta dissertação apresenta três casos de adaptação social e política dos Guarani frente às ações do Estado Brasileiro em relação à questão fundiária. Todo o diálogo com os teóricos da antropologia perpassa à ex
Publicado em: 2008
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12. ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE OS AUWÊ UPTABI E OS WARADZU NO ESPAÇO URBANO DE BARRA DO GARÇAS- MT / Meetings and disagreements Among Aúwê Uptabi and Waradzu in Urban Areas of Barra do Garças - MT
O propósito deste trabalho é compreender as relações interétnicas entre os Auwê Uptabi (autodenominação do povo Xavante que quer dizer gente verdadeira ou povo autêntico) e os waradzu (denominação em língua Xavante para o outro), no espaço urbano de Barra do Garças MT. A pesquisa foi conduzida numa abordagem qualitativa com a utilização de en
Publicado em: 2008