Fotografia Moderna
Mostrando 1-12 de 53 artigos, teses e dissertações.
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1. Fotografia e sagrados afro-brasileiros: modulações da diferença em Pierre Verger e seus contemporâneos
RESUMO O artigo revisita a obra de Pierre Verger para analisar as condições de formação do seu olhar, acompanhando-o desde a França até o Brasil, o Benin e a Nigéria. Com apoio na literatura especializada, analiso os usos sociais da fotografia e abordo quatro modulações da alteridade expressas pela fotografia de Verger e de seus contemporâneos: ind
Revista de Antropologia. Publicado em: 2022
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2. DA FOTOGRAFIA DOCUMENTAL À ARTÍSTICA
RESUMO Este artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
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3. Perception of facial profile attractiveness of a brown subject displaying different degrees of lip projection or retrusion, in the city of Salvador/Bahia
RESUMO Introdução: a atratividade e a estética facial são comumente definidas pela mídia, na sociedade moderna, e o número de pacientes buscando mudar seu aspecto facial tem aumentado progressivamente. Acredita-se que a convexidade facial aumentada seja considerada não estética. Entre os tratamentos disponíveis para sua correção, figura, com des
Dental Press J. Orthod.. Publicado em: 2018-04
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4. A mulher moderna como fotógrafa na guerra: Margaret Michaelis e Kati Horna
Resumo Para discutir alguns dos aspectos da questão de gênero na história da fotografia, bem como fazer uma análise das possíveis relações entre essa atuação feminina e a cultura política do período, este artigo fala sobre o trabalho de Kati Horna e Margaret Michaelis na Espanha. Elas nasceram mulheres e judias, e se fizeram fotógrafas e anarquis
Cad. Pagu. Publicado em: 09/11/2017
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5. Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo.
“Série – Casa de Vidro” é um ensaio fotográfico realizado pelo artista Mauro Restiffe na Glass House, residência que o arquiteto norte-americano Philip Johnson (1906/2005) projetou para ele mesmo em 1949, em New Canaan, Connecticut, e onde viveu até o fim de sua vida. Além dessa residência demonstrar o profundo respeito de Johnson pela arquitetu
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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6. Roy Lichtenstein ou da reprodutibilidade técnica
RESUMO Na poética de Lichtenstein, estilo e iconografia são igualmente importantes. O pintor está menos interessado no objeto do que no estilo de seu tratamento a fim de conseguir uma imagem apresentada como uma totalidade. O uso de imagens provenientes da comunicação de massa pode ser considerado um teste com o clichê como tema e com as convenções d
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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7. Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
Resumo A partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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8. Cinema, ciência e percepção.
Resumo O cinema invoca a questão dos limites da percepção humana, pois modula o tempo em imagens tão reais quanto artificiais, revelando algo mais próximo de uma nova dimensão da realidade do que de sua representação. No início do século XX, a ciência modifica o real percebido através das lentes dos microscópios e das teorias da física moderna;
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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9. Entre o tempo perdido e o instante: cronofotografia, ciência e temporalidade moderna
Quando a temporalização da história e da percepção põe em movimento um presente cada vez mais efêmero e contingente, a categoria do instante adquire lugar relevante no cenário epistemológico moderno. Surge, na segunda metade do século XIX, verdadeiro arsenal cronométrico que se articula ao imperativo de estruturar o tempo, dentro e fora do corpo,
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-08
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10. A exposição como múltiplo: lições de uma mostra norte-americana em São Paulo, 1947
No ano de 1947, a Biblioteca Municipal de São Paulo apresentou a exposição Fotografia Artística preparada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York com consultoria técnica de Andreas Feininger. Tratava-se de uma mostra didática de reproduções fotográficas impressas em painéis, acompanhadas de textos, que reunia imagens de autoria de fotógrafos como
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-06
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11. Fotografia, arquitetura, arte e propaganda: a Brasília de Marcel Gautherot em revistas, feiras e exposições
Entre o fim dos anos 1950 e o início dos 1960, o fotógrafo francês Marcel Gautherot (1910 - 1996) viajou diversas vezes à Brasília para registrar o canteiro de obras e a recém inaugurada arquitetura da nova capital. Comissionado por Oscar Niemeyer (1907-2012), pela Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) e por empresas particulares, produziu u
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-06
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12. Marcel Gautherot na revista Módulo - ensaios fotográficos, imagens do Brasil: da cultura material e imaterial à arquitetura
Este artigo tece considerações sobre as fotografias de Marcel Gautherot na Módulo, Revista de Arquitetura e Artes Plásticas fundada em 1955 por Oscar Niemeyer, quando ele já era conhecido nos anais da arquitetura internacional. O texto visa levantar questões de método diante das lacunas da historiografia dos periódicos no país e, sobretudo, destacar
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-06