Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
AUTOR(ES)
Valentin, Andreas
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-06
RESUMO
Resumo A partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-se a obra do entomólogo e fotógrafo José Oiticica Filho (1906-1964). Aqui é analisada sua produção fotográfica, contemplando a relação com suas pesquisas e métodos científicos e a aproximação com os movimentos concreto e neoconcreto. É apontada, também, a aproximação de sua obra com a fotografia alemã após a Segunda Guerra Mundial, em particular os grupos fotoform e subjektive fotografie.
ASSUNTO(S)
fotografia moderna brasileira vanguardas modernas brasileiras josé oiticica filho jof fotografia alemã fotoform subjektive fotografie
Documentos Relacionados
- Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
- Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964)
- Alergia respiratória à mariposa: importância da sensibilização à Bombyx moriem crianças com asma e rinite ,
- Fotografia e ciência: a utopia da imagem objetiva e seus usos nas ciências e na medicina
- Nas asas da borboleta: filosofia de Bergson e educação