Fotografia Moderna
Mostrando 13-24 de 53 artigos, teses e dissertações.
-
13. REFLECTIONS ON THE PHOTOGRAPHIC ACT AS MODERN SOCIAL REPRESENTATION / REFLEXÕES SOBRE O ATO FOTOGRÁFICO COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL MODERNA
Nos últimos anos temos ouvido que as novas tecnologias associadas à produção e circulação de informações e imagens são responsáveis por uma espécie de revolução da vida contemporânea, pautando ativismos sociais, bem como a forma como nos relacionamos socialmente. De fato as transformações ocorreram, mas não podemos pensar em uma relação de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/05/2012
-
14. Monumento e sombra na Brasília de Marcel Gautherot
Em Brasília, a objetividade e a clareza das fotografias de Marcel Gautherot, quando combinadas à presença marcante de sombras densas e perspectivas agudas, as tornam semelhantes, do ponto de vista formal, às obras iniciais do pintor italiano Giorgio de Chirico. Partindo dessa comparação, o artigo coteja a perspectiva do fotógrafo com os propósitos de
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2012-07
-
15. Arthur Omar e o efeito cinema na arte contemporânea
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre cinema e arte contemporânea abordando determinados momentos da produção artística e teórica de Arthur Omar. O início de sua trajetória artística é marcado pelo movimento de ruptura com o cinema documentário tradicional, período em que o artista vai introduzir a noção de antidocument
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
-
16. Diálogos contemporâneos entre arte e fotografia : um percurso pelas obras de Vik Muniz / Contemporary dialogs between art and photography : a pathway through the Vik Muniz s works
O objetivo central desta pesquisa está voltado para o estudo da fotografia no campo da arte contemporânea, partindo da vida e das obras do artista Vik Muniz, também conhecido como "Vik". O estudo propõe um diálogo entre as artes plásticas e a fotografia contemporânea, baseado numa reflexão teórica e conceituação de suas diversas modalidades, encon
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
-
17. Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot / MONUMENTALITY AND SHADOW: the representation of Brasilias civic center by Marcel Gautherot
The thesis analyses a set of Brasilias civic center pictures made by the French photographer Marcel Gautherot in the early of 1960s. At first, it analyses the epic meaning of the images comparing them with historical narratives and myths on the capitals construction. The text connect the formal choices of Gautherot with aesthetical proposals made by Le Corbu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/08/2011
-
18. Estrada, paisagem e capim : fotografias e relatos no Jalapão / Road, landscape and grass : photographs and reports in Jalapão
Estrada, Paisagem e Capim - Fotografias e Relatos no Jalapão é uma pesquisa em Poética Visual constituída por viagens - como deslocamento e experiência estética - ao cerrado jalapoeiro, no interior do Estado do Tocantins. A fotografia digital e as anotações se constituem como expressão e desenvolvimento do percurso processual do trabalho realizado.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
-
19. Correspondências - arte, técnica e processo histórico / Matches - art, technique and historical process
O objetivo desta tese é identificar alguns dos momentos da tradição artística visual moderna que pretenderam mapear a ascensão, a consolidação e a devastação do projeto de modernização do ponto de vista de suas vítimas no âmbito de um mercado no qual a arte e a cultura se consolidam, em passo acelerado, como mercadorias. A partir das demandas pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
-
20. FRAGMENTS IN THE MIRROR: IS THE IMAGE THE SAME IMAGE? / FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
Fragmentos no espelho: Será a imagem a mesma imagem? investiga as formas como a cidade aparece na fotografia através do estudo de dois momentos significativos das tecnologias de imagem, que são as descobertas da fotografia mecânica e da fotografia digital. O primeiro período coincide com o processo de modernização decorrente das conquistas proporciona
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
-
21. Um monumento ao Brasil : considerações acerca da recepção do livro Brasil Pitoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1859-1861) / A monument to Brazil : thoughts on the reception of the book : "Brazil Picturesque", de Victor Frond and Charles Ribeyrolles (1859-1861)
Nesta tese analisei a recepção do livro Brasil Pitoresco, de autoria dos franceses Charles Ribeyrolles e Victor Frond (1859-1861), considerado pelo crítico Alexandre Eulálio como um dos "mais altos momentos da nossa iconografia oitocentista". A consulta aos periódicos do fim dos anos 1850 e inicio da década seguinte revelou novos dados sobre o contexto
Publicado em: 2011
-
22. Os cortes de Gordon Matta-Clark : um ritual de destruição e reconstrução da arquitetura
Os cortes de Gordon Matta-Clark: um ritual de destruição e reconstrução da arquitetura parte de uma indagação sobre um elemento na confluência com as artes visuais: o corte. O conceito de corte desdobra-se nas várias etapas desse trabalho transformando-se em um conceito operatório, que se reflete nas obras do artista norte-americano Gordon Matta-Cla
Publicado em: 2011
-
23. Observatório: por uma materialidade da imagem na arte
Having, as main focus, the perception of the image materiality, this research tries to explore the space where image production is settled within the plastic arts, joining different procedures going from the simple nature observation and the use it makes of the technological, analogical and digital resources, always aiming to make evident the touchtability o
Publicado em: 2011
-
24. Arte fotográfica e estética moderna: sob o olhar do fotoclube de Goiânia
O artigo trata da discussão sobre arte fotográfica no movimento fotoclubista, a partir das produções textual e fotográfica, realizadas nas décadas de 1970-1980 por fotoclubes brasileiros, presentes no acervo do Clube da Objetiva (CO), fotoclube de Goiânia, Goiás, além de entrevistas com integrantes desse fotoclube. A produção fotográfica é vista
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2010-12