Fonografia
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 / Who saw you, who sees you : Samba seeks passage to the 1970s
Depois de ter experimentado certa queda de popularidade ao final da década de 1960, o samba voltou a aparecer com grande força no mercado da música dos anos 1970, revelando uma série de novos artistas e figurando constantemente nas paradas de sucesso do período. Todavia, uma parte desse repertório veio acompanhada por juízos negativos de alguns críti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2011
-
2. Fonograma 108.077: o lundu de George W. Johnson
Um exame do fonograma Gargalhada (pega na chaleira), cançoneta por Eduardo das Neves, expõe a origem da expressão "pegar na chaleira" e revela incongruências nos critérios de catalogação online do Instituto Moreira Salles. Provavelmente datada de 1906, a gravação aparece como um "lundu" em catálogos comerciais de 1915-1926, e as mesmas ideias music
Per musi. Publicado em: 2011-06
-
3. A "Casa A Electrica" e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade
Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, nacional e internacional. Através de uma etnografia histórica, com base na imprensa, crônicas de memorialistas e liter
Publicado em: 2011
-
4. As majors da musica e o mercado fonografico nacional / The music majors and the national phonographic market
Esta pesquisa analisa o funcionamento das quatro gravadoras de discos transnacionais que operam no mercado fonográfico brasileiro, a partir do estabelecimento do disco compacto como suporte padrão para a reprodução e comercialização de música gravada. Partindo da hipótese de que em tempos de globalização da economia e mundialização da cultura, es
Publicado em: 2009
-
5. Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
As possibilidades de gravação e reprodução sonoras, introduzidas a partir do fonógrafo de Thomas Edison, trouxeram mudanças significativas na forma como as pessoas produzem e ouvem musica. No Brasil, as gravações comerciais em disco iniciaram-se em 1902 e, desde então, as praticas de musica popular principal produto da indústria do discotiveram que
Publicado em: 2008
-
6. Que é artificação?
Hà um aumento constante na produção de arte na sociedade e na pesquisa sobre arte e cultura dentro das ciências sociais. Conseqüentemente, parece apropriado propor a artificação como um campo novo para a Sociologia da Arte e da mudança social e cultural. A artificação é a transformação da não-arte em arte. Isto consiste em um processo social co
Sociedade e Estado. Publicado em: 2007-04
-
7. The guitar in the age of recording: performance and misreading in the art of Julian Bream / O violão na era do disco: interpretação e desleitura na arte de Julian Bream
This thesis shows how the classical guitar canon is a phenomenon of the twentieth century in contrast, for example, with the piano, violin and orchestral repertoires, whose canons had been formed step by step since the end of the eighteenth century and dependent as such on the criteria fixed by its interpreters through the medium of sound recording. The proj
Publicado em: 2006
-
8. Les Batutas, 1922: uma antropologia da noite parisiense
Em 1922, Os Batutas passaram seis meses em Paris, tocando em casas noturnas e festas. O grupo era dirigido por Pixinguinha e incluía Donga, autor da música de Pelo Telefone. A viagem é um episódio pouco conhecido da história da música popular brasileira, com fortes conseqüências para a carreira de Pixinguinha e o futuro dessa música. O artigo a vê
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Publicado em: 2005-06
-
9. Sobre mundialização da industria fonografica Brasil : anos 70-90
Não informado
Publicado em: 1997
-
10. Industria fonografica : relações sociais de produção e concepção acerca da natureza do trabalho artistico, um estudo antropologico: a industria do disco no Brasil e a imagem publica de dois compositores-interpretes de MPB na decada de 70
Not informed
Publicado em: 1988