Filme Longa Metragem
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
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1. SOBRE “UM ELEFANTE SENTADO QUIETO”
RESUMO O artigo analisa o longa-metragem chinês Um elefante sentado quieto (2018), de Hu Bo. A partir da configuração de situações individuais entendidas como sem saída, o filme mostra aspectos da conversão de um distrito popular através da atual economia de mercado. Considerando o tema da fuga na obra, o artigo discute como o ponto de vista narrativ
Novos estudos CEBRAP. Publicado em: 2022
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2. The Brazilian popular in cinematographic audiovisual culture
Resumo Neste artigo, o objeto de conhecimento consiste nas problematizações do popular internas aos formatos expressivos (no caso, o filme de longa metragem) próprios à cultura audiovisual no Brasil. As metas relacionadas à correlação entre popular brasileiro e cultura audiovisual vêm a reboque das duas seguintes intuições cruzadas que informam o n
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
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3. A relação entre arte e vida no longa-metragem Gabbeh, de Mohsen Makhmalbaf: a perspectiva bakhtiniana em cena
RESUMO Este artigo tem como objetivo realizar um ensaio-análise do longa-metragem Gabbeh (1996), do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, promovendo reflexões que possam, em alguma medida, contribuir para o aprofundamento de questões que envolvem o campo da arte e da vida. As bases teórico-epistemológicas que sustentam esta análise são os estudos bakhti
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2020-09
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4. Desvelando imagens: o visível e o indizível na pele que habitamos
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre a teia de significados que entretecem a trama de A pele que habito, de Pedro Almodóvar (2011) - significados estes, não raro, contraditórios, que iluminam as zonas de sombra nas quais o pensamento tematiza a diferença. Primeiro, analisa-se o discurso explícito do filme, que versa sobre a plasticidade do co
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
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5. Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
RESUMO Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junt
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
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6. Impactos de um documentário sobre o cotidiano de mães e filhos com deficiência: uma análise de cinedebates
Resumo O artigo analisa o impacto de um documentário sobre o cotidiano de mães e filhos com deficiência, exibido em congressos, festivais, universidades e escolas no Brasil, Colômbia e Japão. Produzido por profissionais do cinema e da saúde, cientistas sociais e uma rede de mulheres, o longa metragem “Um dia especial” foi premiado no Assim Vivemos
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2016-10
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7. Todas as histórias de violência doméstica se assemelham: o olhar e arte como dispositivos libertadores
Resumo Te doy mis ojos é a terceira longa-metragem de Icíar Bollaín (nascida em Espanha, em 1967), e um filme sobre a violência doméstica e conjugal. Na análise que nos propomos realizar, a metodologia utilizada não será a mais recorrente em estudos fílmicos, no sentido de identificação da Escola a que a realizadora pertence, no estudo detalhado d
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-08
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8. A memória assombrada : Um estudo da autorrepresentação no documentário animado Valsa com Bashir
Esta dissertação tem como objetivo discutir processos de autorrepresentação em documentários animados, a partir da análise do filme Valsa com Bashir (Ari Folman, 2008). Com a análise deste longa-metragem, busca-se compreender modos de articulação entre o campo do documentário e o da animação, aproveitando elementos de ambos enquanto possibilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/05/2012
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9. A representação da subjetividade no longa-metragem Joana / The representation of subjectivity in the feature film Joana
O argumento cinematográfico para um filme de longa-metragem ficcional é tema central da presente dissertação. Para tal, foi realizada uma pesquisa baseada em dois eixos. O primeiro, o tema do filme (a relação entre os universos feminino e masculino na faixa de meia-idade no Brasil urbano contemporâneo); o segundo, a abordagem cinematográfica (represe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/10/2011
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10. A (re)construção do passado: música, cinema, história / A (re)construção do passado: música, cinema, história
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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11. A influência do filme de Walt Disney nas traduções e adaptações brasileiras de Peter Pan entre 1953 e 2011 / The influence of the Walt Disney movie in Brazilian translations and adaptations of Peter Pan between 1953 and 2011
Esta dissertação de mestrado estuda e analisa edições impressas de Peter Pan publicadas no Brasil, em português brasileiro, de 1930 até o momento. Propõe-se que exista uma norma ao se traduzir Peter Pan entre 1953 e 2011, qual seja, a de se utilizar a versão em desenho animado longa-metragem de Walt Disney como parâmetro, principalmente no que conce
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/09/2011
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12. O cineasta historiador: o humor frio no filme Sábado, de Ugo Giorgetti / Filmmaker historian: the cold humor in the film Sábado by Ugo Giorgetti
Herdeiro da comédia italiana de Dino Risi e Mario Monicelli, o diretor paulistano Ugo Giorgetti faz no longa-metragem Sábado um exercício de reflexão que o aproxima da tradição melancólica e autoderrisória dos escritores Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Machado de Assis. O humor frio do diretor não nega a piada, embora prescinda dela seguidas ve
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011