Filme Longa Metragem
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13. Uma Noite em 67 : Hibridismo e intertexto
Este trabalho tem como objetivo analisar o documentário brasileiro de arquivo Uma Noite em 67 a partir da hibridização das linguagens envolvidas nessa produção cinematográfica. Nesse longa-metragem, exibido nos cinemas de todo o país, são utilizadas imagens de televisão para revisitar a história. Essa análise propõe observar esse produto audiovis
Publicado em: 2011
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14. O segredo de Macabéas : relações entre A hora da estrela, de Clarice Lispector, e o filme homônimo de Suzana Amaral / Macabéas secret : relations between The hour of the star, by Clarice Lispector, and the movie directed by Suzana Amaral
O trabalho aqui proposto aborda as relações existentes entre o romance A Hora da Estrela, publicado em 1977, por Clarice Lispector, e o filme homônimo de Suzana Amaral, lançado em 1985. Os elementos que estruturam a literatura e o cinema são diferentes e estabelecer parâmetros de comparação fez-se necessário. Assim, as análises aqui expostas estão
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/05/2010
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15. Caio Fernando Abreu e o cinema : o processo de adaptação de Morangos Mofados
A pesquisa se concentra no processo de adaptação de contos de Caio Fernando Abreu para o roteiro de um filme de longa-metragem. Tendo como objetivo a elaboração de um roteiro a partir do livro Morangos mofados (ABREU, 1982), a tese segue uma metodologia elaborada em seu percurso: a abordagem da obra do autor sob o ponto de vista cinematográfico, o exame
Publicado em: 2010
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16. Narrativas de efeito : diálogo entre o conto literário e o suspense de longa-metragem
A presente pesquisa aborda a influência do conto literário sobre a construção narrativa da obra cinematográfica de Alfred Hitchcock. Sendo o conto fruto das concepções teóricocríticas e dos modelos ficcionais deixados por Edgar Allan Poe, ao aproximar-se do gênero, Hitchcock aproxima-se, também, do escritor. Com isso, a já muito propalada influê
Publicado em: 2010
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17. Fronteiras híbridas nas geografias imaginárias do cinema gaúcho : o exemplo de " cerro do jarau " (2005), de beto souza
A produção cinematográfica brasileira contemporânea de longa-metragem (de 1993 aos dias atuais), e, por extensão, a sul-rio-grandense, vislumbra um exemplo de como um universo simbólico idiossincrático – o gaúcho – pode ser remodelado pelas demandas conceituais de uma indústria cultural tanto local como global, subordinando-o à mitologia dos en
Publicado em: 2010
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18. Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos / Film direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films.
Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Ale
Publicado em: 2010
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19. Cinema e representações do Brasil nos anos 1980 : o artista e a voz popular a partir de uma leitura de O homem que virou suco
Em 1980 João Batista de Andrade lança o longa metragem O Homem Que Virou Suco. O filme narra histórias de vida do trabalhador brasileiro, em um contexto de metrópole subdesenvolvida, na São Paulo dos anos 1980, sob o momento de transição política, do regime civil militar para o governo democrático. A pesquisa pretendeu analisar como se organiza a re
Publicado em: 2010
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20. Cinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiro
Este trabalho tem como objetivo central refletir sobre as formas como foram e são representadas as homossexualidades masculinas no cinema brasileiro contemporâneo, levando em consideração as especificidades históricas, culturais, sociais e sexuais do nosso país. Busco efetuar a análise dentro de uma perspectiva pós-estruturalista, considerando o cine
Publicado em: 2010
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21. Cinema documentario brasileiro contemporaneo : analise do banco de dados da Agencia Nacional do Cinema (1994 a 2007) / Contemporany Documentary Brazilian Cinema : National Cinema Agency Database (1994-2007)
A motivação primeira desta pesquisa nasceu de um momento ímpar para aqueles que fazem do cinema brasileiro contemporâneo objeto de estudo e/ou de trabalho. Em 2005, a Agência Nacional de Cinema, após larga sistematização e recuperação de informações, disponibilizou o primeiro de uma série de arquivos (aqui intitulados "Banco de Dados da Ancine")
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2008
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22. O papel da cenografia na obra de Federico Fellini: Importância e significados do espaço cênico em Julieta dos espíritos e Satyricon
O objetivo desta pesquisa é estudar a cenografia como elemento ativo no discurso narrativo e como elemento essencial no processo de construção da imagem na obra do diretor italiano Federico Fellini. O primeiro capítulo enfoca La Dolce Vita (1960) como o ponto de transição na obra do diretor: a partir deste filme Fellini passa a usar o estúdio como uma
Publicado em: 2007
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23. Pré-visualização de animação tridimensional digital
A pesquisa sobre pré-visualização pretende destacar a necessidade do planejamento para a animação em terceira dimensão digital. Buscou-se reunir estes planejamentos de modo a facilitar para os profissionais, estudantes, amadores e curiosos desta arte, as atividades que tornam o processo de animação 3D mais eficiente no tocante a conseguir resultados
Publicado em: 2007
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24. Grandes histórias, pequenos personagens:análise e identificação das estratégias de orientação de leitura no filme Nós que aqui estamos por vós esperamos. / Big stories, small characters: analysis and identification of film guide strategies into the movie nòs que aqui estamos por vós esperamos.
O premiado longa-metragem brasileiro Nós que aqui estamos por vós esperamos, de Marcelo Masagão, foi apresentado pela primeira vez ao público em 1999, sob a incomum classificação de ?filme-memória? e uma proposta ambiciosa: contar em 73 minutos a história do século XX. O personagem principal ? o ?homem comum?, anônimo e normalmente esquecido nas re
Publicado em: 2005