Ficcao Historica
Mostrando 1-12 de 74 artigos, teses e dissertações.
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1. O iniciante e o iniciado: a tradição como ausência na obra de Raymond Carver
RESUMO O artigo propõe uma análise da obra do escritor estadunidense Raymond Carver (1938-1988), com ênfase na ausência de tradições estéticas e sociais no pano de fundo de seu universo ficcional. A partir dos debates e polêmicas envolvendo a publicação de sua segunda coletânea de contos, hoje conhecida como Iniciantes, as diferentes perspectivas
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2020-08
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2. Do que não floresce em tempos de violação aos direitos das mulheres: uma leitura de Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie
RESUMO Numa Nigéria entrecortada por sucessivos golpes de Estado em que se fazem notar as consequências da colonização nos hábitos e, especificamente, nas crenças religiosas, Chimamanda Ngozi Adichie ambienta seu romance Hibisco Roxo, no qual a narração autodiegética de Kambili permite entrar em contato com a violência doméstica em seus episódios
História. Publicado em: 04/11/2019
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3. Una fabril maquinación. Restos y ruinas de una comunidad en Boca de Lobo, de Sergio Chejfec
RESUMO Boca de lobo (2000), de Sergio Chejfec, se inserta na cadeia histórica das representações literárias do mundo do trabalho e narra de novo essa ancoragem narrativa para formular uma espécie de homenagem tangencial e deslocada do mundo operário. Vinculando-se com certas práticas intersubjetivas e sistema de calores próprios de um mundo que se de
Alea. Publicado em: 2018-08
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4. Ética e hospitalidade: o motivo do monstro em O filho da mãe , de Bernardo Carvalho
resumo Este artigo parte de uma série histórica na literatura brasileira em que o motivo do monstro é ficcionalizado para destacar as relações entre ficção e história, ética e hospitalidade na leitura do romance O filho da mãe, de Bernardo Carvalho. O mundo social estruturado na obra, conforme a noção de dialogismo, de Mikhail Bakhtin (1988), enc
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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5. Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
RESUMO Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junt
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
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6. CONTAR HISTORIAS: HEIDEGGER Y DERRIDA PENSADORES DE LA HISTORICIDAD
RESUMO O artigo tem por objetivo analisar a raiz heideggeriana do tratamento da história no jovem Derrida. Juntamente à sua análise do problema genético em Husserl, Derrida constrói sua discussão crítica da razão histórica referindo-se ao problema da historicidade originária em "Ser e Tempo". São conhecidos os seus estudos dos anos 1970 em matéri
Kriterion. Publicado em: 2017-08
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7. Sérgio com Lima: um encontro inusitado em meio aos modernismos
RESUMO Partindo do encontro entre Lima Barreto e Sérgio Buarque de Holanda, em 1922, no Rio de Janeiro, recuperamos debates estéticos e políticos da Primeira República, evitando qualquer cisão rígida entre modernistas e não modernistas. Relações de classe, escolas literárias, o espaço urbano e os valores públicos, assim como os dilemas da democra
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 12/12/2016
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8. A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória.
Resumo No livro A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, Fernando Seliprandy analisa dois filme, O que é isso Companheiro? (1996) e Hércules 56 (2006), que narram um mesmo evento: o sequestro do embaixador norte americano Charles Burke Elbrick, realizado pela ação guerrilheira em curso no Brasil no ano de 1969. Com a descrição do mat
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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9. O Elemento Sócio-Histórico e a Administração: Cornelius Castoriadis e a Literatura de Jorge Amado
Resumo:O propósito deste estudo é examinar, apresentar e discutir a produção teórica de Cornelius Castoriadis, para enriquecer a análise organizacional dentro da esfera da Administração. Ao recuperar, sistematizar e discutir os principais conceitos da obra de Castoriadis, nossa pesquisa instiga a construção de um pensamento mais complexo, denso e d
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2015-12
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10. Paródia e condição nacional: estudo sobre a ficção histórica de Ana Miranda
Parte do livro:Ficções contemporâneas: história e memória
Autor(es): Morais, Eunice
Editora UEPG. Publicado em: 2015
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11. A ficção: uma aposta ético-política para as ciências
Apresento o conceito de ficção como um recurso metodológico para as ciências, partindo da proposta genealógica de Michel Foucault que compreende a ficção como uma potência de desestabilização dos regimes de saber/poder, assim como de interpelação dos regimes de sensibilidade com que o presente é percebido. Nesse sentido, o termo ficção constit
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2014
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12. Verdade, ficção e memórias da violência na narrativa de Valêncio Xavier
Este artigo propõe (re)pensar o conjunto da obra Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (2006), a partir de alguns dos sete contos que compõem esta publicação. Tomando a narrativa como ponto de partida, serão apontados rastros de memórias de uma violência social sistêmica, vendável, marcados pela pobreza, exploração e miséria h
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-06