Festa Popular
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25. Religiosidade e devoção: as festas do Divino e do Rosário em Monte do Carmo e em Natividade - TO / Piety and devotion: the festivals of the Divine and the Rosary on Monte do Carmo and Nativity - TO
Com o objetivo de perscrutar as especificidades de algumas das festas religiosas do Estado do Tocantins, elegi como locus desta pesquisa, duas festividades: Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário em Monte do Carmo e em Natividade; cidades originárias do ciclo do ouro, no século XVIII e pertencentes ao antigo Norte de Goiás, atual Estado do Toc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2010
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26. A festa de Santana: espaço de religiosidade, sociabilidade e diversão na Cidade de Ponta Grossa - PR (1930-1965)
A pesquisa leva em consideração a importância da festa religiosa mais popular na cidade de Ponta Grossa PR, a Festa de SantAna. Essa festa, que permeava toda a sociedade local e era comemorada desde a primeira metade do século XIX, é considerada a maior celebração religiosa da região. Trabalhamos com o período apontado romanizador, entre 1930-1965.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2010
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27. O Divino e o Encantado: um estudo etnográfico sobre a festa açoriana do Espírito Santo no subúrbio do Rio de Janeiro / The Divine and the Encantado: an ethnografic study on the feast of the Holy Spirit in the suburb of Rio de Janeiro
Este trabalho de pesquisa apresenta a festa do divino espírito santo açoriana, realizada em uma Devoção Particular (Irmandade) localizada no bairro do Encantado, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A Festa do Divino é uma festa popular, católica e originária da Península Ibérica que vem sendo realizada, há alguns séculos, em várias partes do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/10/2010
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28. Sob o manto azul de Nossa Senhora do Rosário: mulheres e identidade de gênero na congada de Catalão (GO) / Under the blue cloak our Lady fo the Rosary: women and identity in the gender in Congada of Catalão (GO)
A (in) visibilidade da mulher é uma temática abordada na atualidade por diferentes ramos das ciências sociais. Durante um período histórico extenso, as ações masculinas eram notadas e as mulheres apareciam como exceção. A partir da década de 1960, juntamente com outros segmentos sociais excluídos, devido à ação do movimento feminista, as mulher
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2010
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29. Mídia, identidade cultural nordestina : festa junina como expressão
Trata-se de um estudo sobre o evento turístico o Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande, na Paraíba. Tomou-se como material de análise as diferentes narrativas sobre a festa junina (organizadores, barraqueiros, participantes, mídia, entre outros). A partir delas procurou-se mostrar quais os elementos que compõem o imaginário da festa e
Publicado em: 2010
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30. Alimentos, bandeiras e folias: elementos constituintes das festas subalternas / Alimentos, bandeiras e folias: elementos constituintes das festas subalternas
O modo de produção capitalista, através de seus mecanismos de expansão, traz como expediente mais latente a acumulação de infindáveis bens e a exacerbação do uso dos recursos naturais, fator desencadeado pelo consumo. As festas populares, uma das categorias e formas de expressão das culturas subalternas calcadas na historicidade, estão submetidas
Publicado em: 2010
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31. Círio de Nazaré: a festa da fé e suas (re)significações culturais - 1970-2008
This thesis has as its object of study the Feast of Nazaré, which happens for more than two hundred years in the city of Belém do Grão Pará. The landmark of reference in the construction of this research is the seventies of the twentieth century, when the festivity procession starts to suffer a series of modifications, happened, mainly, from the process
Publicado em: 2010
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32. Sertão Planaltino: culture, religiosity and politcs in crucible of modernization (1950 - 1964) / Sertão Planaltino: cultura, religiosidade e política no cadinho da modernização (1950 - 1964)
Este é um trabalho que narra os problemas das mudanças observadas na cultura seratenja do Brasil Central e, para tanto, avança sobre os domínios da ética que presidiu essas transformações. Aqui, nos preocupamos com os impactos repercutidos no ambiente cultural no momento em que ocorria uma radical transição. Os fatos observados foram desencadeados p
Publicado em: 2010
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33. Lanças erguidas, espadas no ar : como a música regionalista da Califórnia da Canção Nativa escreve a História do Rio Grande do Sul
O primeiro festival nativista do Rio Grande do Sul surgiu em 1971, na cidade de Uruguaiana, com a criação da Califórnia da Canção Nativa, que serviu como modelo para cerca de cinquenta festivais existentes hoje no estado. Estes alcançaram grande popularidade, com grande influência no florescimento e valorização das coisas regionais. O estudo divide-
Publicado em: 2010
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34. Tecendo estórias das comunidades remanescentes de quilombolas aqui e acolá / Weaving stories of remnant communities maroon here and there
This thesis proposed to collect and analyse oral narratives in slave reminiscent communities (also known as "quilombolas") from Caxias-Maranhão. The collection was realized in 2008, and the tales were analysed regarding their aesthetics and ethical sense, as well as the social function performed by their plot. All their cultural activities, such as "dança
Publicado em: 2010
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35. Trombones, tambores, repiques e ganzás: a festa das agremiações carnavalescas nas ruas do Recife (1930-1945)
This paper aims to debate on the Carnival experienced in the streets of downtown Recife, especially by popular groups, assuming that these groups include Carnival in their daily practices annually, setting up new spaces for revelry. Discusses the role of the state and other authorities in the organization of the party, especially in the period 1930 -1945, wh
Publicado em: 2010
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36. Uma alegria subversiva: o que se aprende em uma escola de samba? / A subversive expression of joy: what can one learn in a samba school?
Este estudo explora a intersecção entre alegria e política. Parte da tese de que a alegria e a festa são possibilidades de agenciamento de forças a favor da vida, que podem produzir combate à homogeneização de existências e linhas de resistência coletivas a um modo de viver que sufoca vitalidades. Fundamentando-se na Psicologia Política de Wilhelm
Publicado em: 2010