Sob o manto azul de Nossa Senhora do Rosário: mulheres e identidade de gênero na congada de Catalão (GO) / Under the blue cloak our Lady fo the Rosary: women and identity in the gender in Congada of Catalão (GO)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/10/2010

RESUMO

A (in) visibilidade da mulher é uma temática abordada na atualidade por diferentes ramos das ciências sociais. Durante um período histórico extenso, as ações masculinas eram notadas e as mulheres apareciam como exceção. A partir da década de 1960, juntamente com outros segmentos sociais excluídos, devido à ação do movimento feminista, as mulheres têm sido consideradas como sujeito da história. O presente trabalho busca a visibilidade geográfica e histórica acerca das relações de gênero na Congada da Festa do Rosário em Catalão (GO), a qual representa uma das maiores e mais importantes manifestações populares da cultura negra no Brasil. As categorias norteadoras desta pesquisa são espaço e gênero e colaboraram para a compreensão da espacialidade dos gêneros masculino e feminino no universo da Congada e as suas implicações para a visibilidade das mulheres nas dimensões espaciais públicas e privadas. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizados estudos bibliográficos e trabalhos de campo junto à Congada de Catalão (GO) e às pessoas ligadas a esta manifestação cultural, onde foram feitos registros fotográficos, aplicação de questionários e entrevistas. O recurso metodológico da historia oral, foi utilizado com o intuito de estabelecer interpretações que permitiram lidar com a dimensão subjetiva do vivido, fornecendo subsídio para interlocuções espaciais como proposto. Os resultados da pesquisa demonstram que, apesar da Festa do Rosário acontecer em homenagem a uma figura feminina, de Maria de Nazaré sob o título de Nossa Senhora do Rosário, a mulher vinculada à Congada apresenta uma invisibilidade relativa, mesmo que ela tenha participação cada vez maior na Congada, além da preparação das roupas e alimentos. Seus espaços de ação ainda estão muito vinculados ao privado e seu trânsito nos momentos dos rituais da festa obedece a uma espacialização separada e hierarquizada pelo gênero. Mesmo quando a mulher congadeira se torna capitã ou dançadora de um terno, a ruptura com o sexismo ainda não é completa, pois observamos restrições espaciais e hierárquicas, que se refletem na própria identidade de gênero da mulher congadeira. Considerando ainda que a presente pesquisa ocupa-se principalmente das mulheres negras, visto que a Congada é uma manifestação popular originária deste segmento étnico-racial, os dados socioeconômicos, levantados sobre as mulheres congadeiras, repetem o quadro de exclusão e marginalização do coletivo, apontados por diversas pesquisas no Brasil. Desta forma, compreende-se que a reflexão acerca das mulheres e identidade de gênero na Congada, tendo a (in) visibilidade espacial da mulher como tese, ultrapassa os limites da congada e atinge a realidade sociocultural da mulher negra e brasileira.

ASSUNTO(S)

mulheres espaço gênero (in) visibilidade congada geografia women space gender (in) visibility congada

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