Feminismo E Cinema
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Iniciativas e ações feministas no audiovisual brasileiro contemporâneo
Resumo: É possível afirmar que nos últimos dois anos a palavra feminismo adquiriu um novo peso, conquistando um espaço significativo nas redes sociais, na mídia e nas ruas. O audiovisual foi uma das áreas que acompanhou esta ascensão recente do feminismo, o que se materializou através de uma série de iniciativas focadas em reivindicar direitos e dis
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
-
2. “Como cheguei a ser o que sou”? Uma estética da torção em filmes das décadas de 60 e 70
Resumo O artigo analisa as potencialidades políticas e teóricas da linguagem cinematográfica com enfoque nos modos como expressa e recria a relação entre sexualidade e diferenças de gênero. Na qualidade de produtos culturais, os três filmes analisados – A Casa Assassinada (1972), Sunday, Bloody Sunday (1971) e Les Amitiés Particulières (1964) –
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-04
-
3. Tecendo os fios: memória, feminismo e cinema
Parte do livro:Mulheres em foco: construções cinematográficas brasileiras da participação política feminina
Autor(es):
Editora UNESP. Publicado em: 2010
-
4. De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil
Este artigo aborda tanto realizações pioneiras quanto trabalhos midiáticos contemporâneos criados por artistas brasileiras trabalhando com meios como a música eletroacústica, o neon, a holografia, o cinema, "quase cinema", vídeo, fotografia, performance e instalação multimídia, mundos virtuais e o ativismo cultural on-line. Partindo de uma discuss�
ARS (São Paulo). Publicado em: 2010
-
5. A construÃÃo do protagonismo feminino no cinema pernambucano na contemporaneidade: uma anÃlise sobre o Ãdipo, a perversÃo e a prostituiÃÃo na construÃÃo do imaginÃrio sobre a mulher pernambucana
This article analyses the construction of female protagonism on the last three films produced and launched in BrazilÂs Northeast. These films have women as lead roles. "O CÃu de Suely", "Deserto Feliz" e "Baixio das Bestas". Why all the protagonists on these films are, were or will be playing a prostitute? How will these characters help us to reflect on th
Publicado em: 2009
-
6. ETERNAMENTE PAGÚ, LEILA DINIZ, OLGA E ZUZU ANGEL: A MULHER COMO PROTAGONISTA
A proposta deste trabalho é analisar a representação da mulher como protagonista nos filmes brasileiros Eternamente Pagú (Normal Bengell, 1988), Leila Diniz (Luiz Carlos Lacerda, 1987), Olga (Jayme Monjardim, 2004) e Zuzu Angel (Sergio Rezende, 2006), nos quais as personagens principais, por diferentes caminhos, buscam delimitar seu espaço em conflito c
Publicado em: 2008
-
7. Políticas do olhar: feminismo e cinema em Laura Mulvey
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2005-08
-
8. Olhar feminino : uma decada de produção videografica feminista no Brasil -1983/1993
Não informado
Publicado em: 1995