ETERNAMENTE PAGÚ, LEILA DINIZ, OLGA E ZUZU ANGEL: A MULHER COMO PROTAGONISTA

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A proposta deste trabalho é analisar a representação da mulher como protagonista nos filmes brasileiros Eternamente Pagú (Normal Bengell, 1988), Leila Diniz (Luiz Carlos Lacerda, 1987), Olga (Jayme Monjardim, 2004) e Zuzu Angel (Sergio Rezende, 2006), nos quais as personagens principais, por diferentes caminhos, buscam delimitar seu espaço em conflito com o poder estabelecido. Procura-se, neste trabalho, identificar qual o discurso dessas mulheres protagonistas, uma vez que no Brasil o cinema praticamente esteve à parte de qualquer movimento feminista. A hipótese aqui defendida é a de que os filmes em questão apresentam um discurso de libertação e fazem parte de um segmento do cinema brasileiro que tende a tirar a mulher da sombra de um sistema social convencional, patriarcal e autoritário.

ASSUNTO(S)

comunicação visual comunicacao representação feminism cinema cinema feminismo representation communication

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