Euripides Critica E Interpretacao
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1. Antônio José da Silva, o judeu: um leitor de Eurípides
O presente trabalho possui como corpus a obra Encantos de Medeia de Antônio José da Silva, o Judeu, escrita em 1739, no século XVIII em Portugal, época em que a perseguição religiosa, através dos Tribunais da Inquisição, não poupou judeus, intelectuais ou artistas que se opunham aos dogmas eclesiais. A obra em questão é um resgate paródico e car
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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2. In me tota ruens Venus: as leituras dos discursos misógino e feminista em Hipólito de Eurípides / In me tota ruens Venus: readings of the misogynistic and the feminist discourse on the Euripides Hippolytus
In me tota ruens Venus Vênus derrubando-se inteira sobre mim, esse verso de Horácio representa claramente a posição dos personagens de Fedra e Hipólito na tragédia Hipólito de Eurípides. Em linhas gerais, Fedra, enfeitiçada por Afrodite, sofre de amor pelo seu enteado Hipólito, que a rejeita veementemente. Enfurecida pelo tratamento dispensado por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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3. As Bacantes de Eurípides: um olhar mítico-social de barbárie e civilização / Euripides Bacchae: a mythic-social look of barbarism and civilization
A tragédia grega As bacantes, de Eurípides, considerada de grande relevância, não apenas literária e teatral, mas, sobretudo, histórica e política, é analisada, nesta dissertação, sob o viés mítico-social, observando-se os diálogos que o poeta estabelece entre um aspecto do passado mítico de sua cultura e seu próprio tempo. Para tal, apresenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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4. Anjo negro e Medéia: tragédia nos trópicos
Em dezembro de 1974, Nelson Rodrigues afirmou, em entrevista concedida à Folha de São Paulo, que Teatro não tem que ser bombom com licor. Teatro tem que humilhar, ofender o espectador. Tal declaração proferida pelo dramaturgo sintetiza o objetivo de sua obra: ser desagradável. Em 1949, Nelson Rodrigues classificou, em um artigo publicado na revista Dio
Publicado em: 2009
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5. Pode ser a Gota Dágua: em cena a tragédia brasileira da década de 1970
A PESQUISA buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade, partindo da reflexão dos textos dramáticos Medéia de Eurípides (431 a. C.), Medéia de Oduvaldo Vianna Filho (1972), e Gota Dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes (de 1975), compreendendo de que forma a idéia de tragédia se resignifica com o movimento de dois tempos históricos diferentes:
Publicado em: 2009
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6. The Nietzsche s Socrates : a analysis about The birth of tragedy / O(s) Socrates de Nietzsche : uma leitura d O nascimento da tragedia
A pesquisa pretende apresentar as diferentes facetas de Sócrates no Nascimento da Tragédia, de Friedrich Nietzsche. Analisaremos, para isso, a interpretação nietzschiana da morte da tragédia pelo efeito da ação combinada de Sócrates e Eurípides e, principalmente, quais as conseqüências geradas por essa destruição, que vão muito além do campo d
Publicado em: 2009
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7. Perì Herakléous Thymoléontos, acerca de Héracles ânimo de leão
Esta tese aborda o mito de Héracles, tendo como ponto de partida um epíteto homérico que nos pareceu oportuno para um herói que apresenta uma estreita relação com o mundo selvagem. Tivemos como objetivo uma formulação da representação imagética de Héracles a partir da análise dos textos em que o herói é predicado como aquele que tem um thymós
Publicado em: 2008
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8. Ifigênia em Áulis : a função religiosa, o papel das mulheres e a simbologia do sacrifício na tragédia euripedeana
As distâncias cultural e temporal que nos separam do momento de nascimento das tragédias clássicas colocam-nos uma série de problemas para suas interpretações. Para fazer-lhes face, a presente tese propõe uma leitura da tragédia Ifigênia em Áulis de Eurípides cujo eixo principal é o destaque aos contextos histórico, cultural e cultual a fim de t
Publicado em: 2008
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9. O filosofo e o lobo : filosofia e retorica no Gorgias de Platão
O presente trabalho tem como objetivo oferecer uma interpretação sobre o problema da retórica no diálogo Górgias de Platão. O enfoque específico, todavia, não é o problema ético-político ressaltado pela crítica platônica, que certamente é central no pensamento do filósofo, mas a presença de elementos típicos dos gêneros retóricos na própr
Publicado em: 2008
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10. Palingenias rodrigueanas :: a Falecida sob a ótica de Alceste
A presente dissertação tem como corpus as tragédias Alceste, de Eurípedes e A Falecida de Nelson Rodrigues. Dois autores que viveram há vários séculos de distância um do outro; e que oferecem para a posteridade obras que apresentam semelhanças e analogias dignas de um estudo cuidadoso. Buscamos demonstrar como Nelson Rodrigues, em A Falecida apropri
Publicado em: 2007
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11. Espelhos partidos : leituras e releituras da lenda heróica dos atridas
O trabalho foi desenvolvido analisando-se a lenda heróica da família dos Atridas, através da trilogia grega Orestéia, de Ésquilo, relacionando-a com Les mouches, de Sartre, e com Électre, de Giraudoux, comparando-as também com as duas Electra, a de Sófocles e a de Eurípides, partindo da análise do “texto como produtividade”, segundo Roland Bart
Publicado em: 2007