Etnografia Virtual
Mostrando 13-24 de 52 artigos, teses e dissertações.
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13. Consciência de Estudantes Prounistas sobre sua Inserção no Ensino Superior
Resumo Este artigo visa analisar a consciência de bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), partindo da compreensão apresentada por eles sobre sua inserção e vivência na graduação. Primeiramente, faz-se uma descrição histórica do Ensino Superior brasileiro, focando na política educacional do ProUni, em seguida uma leitura da Psicolog
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2017-06
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14. Mães enlutadas: criação de blogs temáticos sobre a perda de um filho
Resumo Objetivo Compreender as motivações de mães enlutadas para a criação e existência de um blog sobre a perda de um filho. Métodos Pesquisa qualitativa por meio da Etnografia Virtual a partir da análise narrativa dos dados registrados na ficha de identificação de 40 blogs sobre a perda de um filho, segundo o referencial teórico Modelo do Proc
Acta paul. enferm.. Publicado em: 2017-04
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15. Competência tecnológica em foco: a prática de ensino com apoio de ambientes virtuais
Resumo Este recorte de uma pesquisa de doutorado tem como objetivo geral investigar possibilidades de construção de abordagens colaborativas no/do meio virtual, contribuindo para o desenvolvimento da competência tecnológica do professor em formação, bem como a funcionalidade desse espaço como um locus de reflexão dialogada entre professores em forma�
Ilha Desterro. Publicado em: 2016-04
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16. #Tretanacaverna: uma etnografia virtual sobre consumo alimentar e adaptações à dieta paleo no Brasil
Parte do livro:Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede, vol. 5
Autor(es): Pellerano, Joana A.; Gimenes-Minasse, Maria Henriqueta
EDUERJ. Publicado em: 2016
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17. O paciente informado e os saberes médicos: um estudo de etnografia virtual em comunidades de doentes no Facebook
Resumo O mundo presencia atualmente a emergência do “paciente informado”: indivíduo inteirado sobre sua condição de saúde, devido à pesquisa extensa e ao compartilhamento de informação que realiza na internet. Este artigo analisa a seguinte questão: “paciente informado” promove o empoderamento do cidadão ou amplia a dominação dos saberes
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2015-12
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18. Intimidade com estranhos: uma perspectiva Kaxinawá sobre confiança e a construção de pessoas na Amazônia
Este artigo reexamina distintas abordagens que tratam da constituição da socialidade em contextos indígenas amazônicos, as quais diferem no que diz respeito ao valor heurístico atribuído à "confiança" e à "intimidade", à luz da etnografia dos Huni Kuin (Kaxinawá) sobre o corpo, a noção de pessoa, a confiança e o pensamento. Para os Huni Kuin, o
Mana. Publicado em: 2013-04
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19. Machinima and ethnographic research in three-dimensional virtual worlds
Nesse trabalho propomos relatar nossa experiência de pesquisa etnográfica no mundo virtual Second Life. Pretendemos narrar nossa experiência produzindo machinimas como forma de inserção em campo e de interação com os residentes. A produção de filmes a partir do software e/ou hardware de videogames ou outros programas gráficos 3D real time é chamad
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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20. Entre primitivos e malhas poligonais: modos de fazer, saber e aprender no mundo virtual Second Life
Baseado em etnografia realizada num mundo virtual 3D, este artigo discute os saberes e práticas que permeiam esse ambiente on-line. No Second Life o conteúdo é produzido pelos usuários e o ato de construir ocupa lugar central em seu sistema de valores: construir constrói a materialidade e a socialidade do ambiente. Partindo de um olhar sobre como esses
Horiz. antropol.. Publicado em: 2012-12
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21. Rompendo fronteiras na Educação Física através dos videogames com interação corporal
Os videogames, uma das mais fortes correntes da indústria do entretenimento, têm também influenciado a área da Educação Física através de novos dispositivos digitais que possibilitam a interação corporal. O videogame Wii Fit, objeto desta pesquisa, é um destes jogos, que tem como principal objetivo incentivar a prática de atividades físicas de m
Motriz: rev. educ. fis.. Publicado em: 2012-09
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22. Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade : jovens e fanfictions
O presente estudo, inspirado nos pressupostos da História Cultural, mais especificamente voltado à história das práticas de leitura e escrita, tem como objetivo examinar algumas das transformações operadas nas práticas de escrita e leitura deflagradas com o surgimento dos computadores e da internet. As tecnologias da informação e comunicação da at
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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23. Sujeitos virtuais e seus efeitos de presença: relações de poder no ciberespaço / Virtual subjects and it\ s presence effects: power relations in cyberspace
Este trabalho é desenvolvido sob uma perspectiva da Análise do Discurso, sobretudo os trabalhos de Foucault e Maingueneau, e tem uma espécie de etnografia virtual (THOMSEN et al., 1998) como metodologia para coleta do material que compõe o corpus. Essa etnografia acontece em um curso online voltado para formação de professores de inglês. O curso reún
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011
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24. (Re)significações da sexualidade : olhando um vídeo caseiro no Youtube
Neste trabalho olho o vídeo caseiro produzido e postado no YouTube, como estratégia, por meio da qual procuro chamar a atenção para o papel que as tecnologias da comunicação e informática, em especial este site, adquire enquanto dispositivo implicado na produção de inscrições de corpos e nele, da sexualidade. Ao transitar pelos conceitos/ferrament
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011