Estrategias Composicionais
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Migrantes e refugiados em Mohamed: um menino afegão, de Fernando Vaz
Resumo A literatura juvenil, por se voltar para um público específico, constituído por jovens leitores cada vez mais imersos em um mundo globalizado, assume um papel importante na reflexão sobre a mobilidade humana na contemporaneidade e os impasses advindos da necessidade de se viver junto. Mohamed: um menino afegão, de Fernando Vaz (2002), tematiza o
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 28/10/2019
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2. Dança, Música e Dramaturgia: plano de colaboração e dispositivo dramatúrgico
Resumo: Os desdobramentos do conceito de dramaturgia e as problematizações da criação coreográfica contemporânea são hoje um vasto e diversificado campo de pesquisa, tecido por inúmeras linhas de fuga que orientam a sua recíproca implicação. Além disso, a dança e a música partilham laços de complementaridade expressiva que propiciam a pondera�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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3. "Gente-grande": denúncia da pequenez dos adultos
O presente artigo analisa o processo de representação instituído no conto Gente-grande", de Domingos Pellegrini, a partir da concepção de que o texto literário é o resultado de uma reflexão crítica do autor diante da realidade e um trabalho de exploração dos recursos da linguagem, atividades que encontram seu correlato na ação do leitor. A estru
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-12
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4. Lana Tai - no dia em que nasceu uma aquarela: diário de bordo de uma composição a partir de descritores de áudio
ResumoTrata-se do relato de um processo criativo musical no qual utilizou-se estratégias composicionais vinculadas a análises de conteúdo espectral com descritores de áudio. Tal procedimento foi o suporte para a elaboração da obra "Lana Tai - no dia em que nasceu uma aquarela", para orquestra de cordas. A partir de um banco de dados sonoros, realizaram
Per musi. Publicado em: 2015-12
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5. A correspondência, as memórias e as notas de Carlos Fradique Mendes - uma imagem de cosmopolita para o Portugal do século XIX? / Letters, memories and notes of Carlos Fradique Mendes a cosmopolitan image for the nineteenth century Portugal?
A presente tese de Doutorado pretende analisar a produção literária atribuída ao personagem Carlos Fradique Mendes em A Correspondência de Fradique Mendes de Eça de Queirós, suas correspondências e a primeira parte da obra intitulada Memórias e Notas. Trata-se da abordagem das diversas estratégias narrativas, discursivas e composicionais que formam
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
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6. Tradições discursivas e modalidade: reflexões sobre a trajetória do gênero carta do editor em jornais paulistas do século XIX ao início do século XX / Discursive traditions and modality: reflections about the letter to the editor genre trajectory in São Paulos newspapers in the period of nineteenth-century to earlier twentieth-century.
Nesta pesquisa, realizamos um estudo sobre gênero discursivo em perspectiva diacrônica, atentando para a organização e para as estratégias linguísticas que nele se manifestam. Analisamos uma prática social da esfera jornalística, a carta de editor, com o objetivo de verificar os elementos constitutivos e as possíveis transformações do gênero em f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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7. Modelagem de interações musicais com dispositivos informáticos / Musical interactions modeling with computers
Este trabalho investiga o possível papel para o compositor em uma situação de interação musical coletiva e propõe estrategias para sua atuação nesse contexto. Apresenta exemplos dessas estrategias em trabalhos composicionais e implementa um desses trabalhos na forma de uma ferramenta digital que permite ao compositor modelar contextos interativos, el
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
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8. Música inclusiva: estratégias composicionais conectadas ao uso do público, em obras musicais de Ernst Widmer, Luiz Carlos Lessa Vinholes e Gilberto Mendes.
The aim of this study is to investigate, conceptualize, and put into context inclusive compositional strategies, related to the use of the audience, in the musical works Rumos Op. 72 of Ernst Widmer, Instrução 61 and Instrução 62 of Luiz Carlos Lessa Vinholes, and Santos Football Music of Gilberto Mendes. Through this analytical approach it is also inten
Publicado em: 2010
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9. A influência do Jazz: a swing era na música orquestral de concerto brasileira no período de 1935-1965. / A influência do Jazz: a swing era na música orquestral de concerto brasileira no período de 1935-1965.
Este trabalho tem como objetivo investigar a influência das Big Bands (Jazz Orquestra) na música brasileira de concerto para orquestra entre 1935 a 1965, período de existência das Big Bands antes do movimento de revitalização (Revival) destas. Através da análise dos traços rítmicos, harmônicos, instrumentais e principalmente orquestrais, com difer
Publicado em: 2010
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10. Relações entre elementos composicionais e meios de execução técnico-interpretativa em obras com características pós-minimalistas Brasil 2000, Amanduá e meio bossa para piano solo de Dimitri Cervo / Relation between composicionais elements and forms of technical interpretive execution works with post-minimalist caracteristics - Brasil 2000, Amanduá and meio bossa for solo piano by Dimitri Cervo
Esta dissertação apresenta um estudo das obras Brasil 2000 Op.12, Amanduá e Meio Bossa para piano solo, do compositor Dimitri Cervo (Santa Maria, 1968). O foco da pesquisa foi realizar um estudo analítico de procedimentos composicionais e, com base neste estudo, apresentar critérios técnico-interpretativos e sugestões a serem aplicadas durante a prepa
Publicado em: 2009
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11. From the pitch to the sound : exploring harmonic terrories / Da nota ao som : explorando territorios harmonicos
Este trabalho tem por finalidade avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música do século XX. Dentre os objetivos estiveram presentes: apontar as premissas e estratégias que fizeram parte de cada novo território harmônico, bem como explorar a idéia do uso de "matrizes harmôni
Publicado em: 2009
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12. Bergsonismo musical: o tempo em Bergson e a noção de forma aberta em Debussy / Musical bergsonism: the time in Bergson and the concept of open form in Debussy
Esta dissertação procura estabelecer uma confrontação teórica entre a filosofia da duração de Henri Bergson e o projeto composicional de Claude Debussy, no que diz respeito às estratégias de renovação da noção tradicional de tempo, estratégias que, embora aplicadas a setores distintos, fazem reverberar analogamente o mesmo espírito de época.
Publicado em: 2009