From the pitch to the sound : exploring harmonic terrories / Da nota ao som : explorando territorios harmonicos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música do século XX. Dentre os objetivos estiveram presentes: apontar as premissas e estratégias que fizeram parte de cada novo território harmônico, bem como explorar a idéia do uso de "matrizes harmônicas" como princípio composicional. Aliado a isso, ressaltamos também as relações entre as estratégias composicionais, via manipulação de alturas, e suas resultantes enquanto timbre e sonoridade. Para tanto, foram escolhidos compositores que em algum momento fizeram do timbre harmônico e da matéria sonora mais um elemento caracterizante dentro do processo composicional. Dentre os compositores figuraram: Claude Debussy, Arnold Schoenberg, Igor Stravinsky, Edgard Varèse, Pierre Schaeffer, Olivier Messiaen, Pierre Boulez e Flo Menezes. No caso de Varèse, justificamos sua significativa presença no trabalho por julgarmos sua relação com a matéria sonora, seu próprio material composicional, precursora na música do século XX. Por este motivo, fez-se necessário uma análise de Intégrales visando uma maior aproximação do seu idioma composicional e de suas estratégias para a escrita do timbre. Paralelamente aos estudos, tivemos como resultado uma série de obras compostas pelo autor onde a utilização de "matrizes harmônicas" passou a ser um aspecto relevante para o processo composicional, uma espécie de guia da sonoridade

ASSUNTO(S)

musica - análise harmonic analysis (music) analise harmonica (musica) music music analysis apreciação composição (musica) musical composition musica

Documentos Relacionados