Estetica Transcendental
Mostrando 13-24 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
13. TEMPO E ESPAÇO EM KANT: AS REPRESENTAÇÕES DO TEMPO E DO ESPAÇO DENTRO DO CONTEXTO DO SISTEMA CRÍTICO DE KANT / TIME AND SPACE TO KANT: THE TIME AND SPACE REPRESENTATIONS IN THE CONTEXT OF KANT`S CRITICAL SYSTEM
O objetivo desta dissertação é examinar o papel desempenhado pelas representações do tempo e do espaço no sistema crítico kantiano. Mas, diversas questões surgem a partir desta pesquisa e se nos incumbimos de respeitar o legado de Kant e o seu espírito metodológico não devemos negligenciá-las. Assim, com o intuito de lançar luz sobre um tema tã
Publicado em: 2008
-
14. Pensar em Deleuze : violência às faculdades no empirismo transcendental
“O que é pensar?”, eis a questão orientadora desta tese, que, pelas linhas de força da filosofia de Gilles Deleuze, responde-a: pensar é uma violência sobre as faculdades. Resposta inspirada, sobretudo, na obra Diferença e repetição, cujo tema kantiano do conflito entre as faculdades é o lugar de explicação desse leitmotiv que atravessa a filo
Publicado em: 2008
-
15. Limite: o poema em filme
Limite: o poema em filme se propõe a investigar quais as relações entre a poesia no cinema e na literatura a partir do filme Limite (1931), de Mário Peixoto. O que faz com que um filme possa ser considerado um poema? Quais os antecedentes, dentre os elementos que compõem o fenômeno poético, que permitem que ele se expresse não apenas em palavras, mas
Publicado em: 2008
-
16. From the appearance to realization of freedom through art: an study on the concept of beauty in Schiller and Hegel / Da aparência à realização da liberdade através da arte: um estudo sobre o conceito de belo em Schiller e Hegel
O presente trabalho é um estudo acerca do desenvolvimento do conceito do belo e da arte no contexto do idealismo alemão, e tem por núcleo de investigação as posições estético- filosóficas de Schiller e Hegel. Interessa-nos mostrar de que forma a defesa da fundamentação objetiva do belo, bem como a tentativa de concretização da liberdade através
Publicado em: 2007
-
17. A não espacialidade das coisas em si mesmas à luz da interpretação de Henry Allison
A presente dissertação consiste em um exame do argumento que Kant apresenta na ‘Estética Transcendental’ (Crítica da Razão Pura, A26/B42) em defesa da não espacialidade das coisas em si mesmas. Esse exame está amplamente baseado na interpretação de Henry Allison, seja por assimilar algumas de suas teses interpretativas centrais, seja por insisti
Publicado em: 2007
-
18. A imagem da escuta: os sites person-to-person e os compositores heterônimos
A questão principal desta tese diz respeito à escuta e suas composições face aos modos experimentais de freqüentação das arquiteturas person-to-person na internet. Serão abordadas, como corpus empírico, práticas de composição sonora disseminadas por meio de sites-programas como o Soulseek.org e conhecidas pelo nome de "bootleg mash ups". A pesqui
Publicado em: 2007
-
19. Expedições, ficções: sob o signo da melancolia
A melancolia aporta no contexto contemporâneo em meio ao cenário de luto decorrente da falência do sentido último e das certezas irrevogáveis, responsáveis pela manutenção de um mundo regido por uma certa lógica de estabilidade ilusória. O vazio aberto pelo derrocada de uma perspectiva ontoteleológica franqueou a possibilidade de reversão de anti
Publicado em: 2006
-
20. A produtividade da capacidade de imaginação em Kant: as relações entre a Crítica da faculdade de juízo estética e a Analítica transcendental
O objetivo do presente trabalho é determinar com exatidão o que é a produtividade da capacidade de imaginação - mostrando qual é a sua função nos juízos determinantes e nos juízos estéticos e investigando se ela pode ser caracterizada do mesmo modo em ambos. Para tanto, explicitar-se-á o que é a "harmonia das faculdades" a fim de apontar quais s
Publicado em: 2006
-
21. Da experiência estético-teleológica da natureza à consciência ecológica: uma leitura da Crítica do Juízo de Kant
O objetivo deste ensaio é propor uma interpretação daquilo que para muitos intérpretes constitui o enigma e a dificuldade maior da terceira Crítica de Kant: o fato de o filósofo remeter para a mesma faculdade do espírito (a faculdade de julgar - Urteilskraft) e para o mesmo princípio transcendental de apreciação (a teleoformidade ou conformidade a
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2006
-
22. Infinitude subjetiva e estética: natureza e arte em Schelling e Schopenhauer
O diferencial desta obra é o estabelecimento, pelo autor, de um confronto direto entre Schelling e Schopenhauer, utilizando-se basicamente dos escritos deste último, a partir de material inédito do Schopenhauer-Archiv de Frankfurt. Apresenta um viés interpretativo que acrescenta Schelling e Fichte à linha Platão-Kant-Schopenhauer, preenchendo uma lacuna de consideráveis implicações. Demonstra como os filósofos Schelling e Schopenhauer chegam à mesma resposta da experiência estética da beleza e de sua íntima ligação com a natureza exterior a nós que o supra-sensível pode ser atingido e têm a mesma reação à negatividade crítica kantiana relacionada ao mundo inteligível, em oposição ao sensível, e como o sistema teórico de um autor ilumina o outro. O autor também chama a atenção para a presença de conceitos como vontade e intuição intelectual nos escritos schellinguianos, já em 1795, o que permite compreender um contexto cultural e filosófico no qual o idealismo transcendental kantiano é retrabalhado.
Autor(es): Barboza, Jair
Editora UNESP. Publicado em: 2005
-
23. O CARTAZ POLÍTICO: PODER E POTÊNCIA / POLITICAL POSTER: POWER AND POTENTIAL POWER
A iconografia de Luís XIV foi um exemplo de representação da soberania onde a separação espacial e o acabamento perfeito das figuras refletia a organização social e política que a produzia. Contudo, fora da Igreja e do Estado, desenvolveram-se ao longo da modernidade, expressões estéticas opostas à representação do poder transcendental. Ao final
Publicado em: 2005
-
24. A Critica da faculdade judiciativa no horizonte da metafisica tradicional : alguns pressupostos para o estudo da Terceira Critica de Kant
The objective of this dissertation is to iniciate a study regarding some presuppositions which need to be investigated in order to allow a precise and deepened understanding of Kant s Critique of Judgment(Kritik der Urteilskraft). One can maintain that without such an investigation, the Third Critiqtle would appear almost impenetrable, inasmuch as it is wide
Publicado em: 2004