Engenharia De Software Educativo
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Realidade virtual como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual
Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o potencial da Realidade Virtual como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual, especialmente no ensino de conceitos lógico-matemáticos. Para tanto, foi desenvolvido um software, denominado VirtualMat, que consiste em um jogo educativo baseado em Realidade Virtual. Esse jogo poss
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/05/2012
-
2. Software educativos para o ensino de matemática: desenvolvimento e classificação com base em requisitos pedagógicos de práticas com materiais concretos / Software for teaching mathematics: development and classification based on the educational requirements of practices that employ concrete materials
Nos últimos anos, muitas práticas pedagógicas têm sido fundamentadas em princípios construtivistas. Por esta concepção, a aprendizagem é um processo no qual o sujeito constrói seu conhecimento. Assim, é comum a utilização de materiais concretos para apoiar a aprendizagem de crianças em idade escolar. Os software educativos também são recursos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/01/2012
-
3. O poder das simulações no ensino de hidráulica para engenheiros
A utilização de software educativo está sendo muito explorada no processo de ensino e aprendizagem de engenharia, trazendo com isto a necessidade de estudos para o seu desenvolvimento. Simulações são ambientes virtuais, no qual os estudantes realizam uma tarefa ou um experimento no computador, que tenta representar o experimento ou fenômeno real, de m
Publicado em: 2011
-
4. Interfaces gráficas referencialmente claras e sua utilização na criação de laboratórios para a aprendizagem a distância on-line
Este trabalho mostra a importância da Educação a Distância no que diz respeito à aprendizagem a distância on-line. Trata-se de discutir as possibilidades desse tipo de aprendizagem: a credibilidade das plataformas de educação a distância, o uso de metáforas na criação de interfaces gráficas referencialmente claras, a construção de programas ed
Publicado em: 2008
-
5. LudosTop: Strategy of Games and Virtual Reality with views to the Development of the Logical-mathematical Thought / LudosTop: estratégia de jogos e realidade virtual com vistas ao desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
O objetivo deste trabalho é investigar o uso de técnicas computacionais que, associadas à Realidade Virtual, possibilitem a criação de um software educacional. A idéia é que este software esteja apoiado em técnicas lúdicas e cognitivas, e que possa auxiliar a atividade do educador. Tal ambiente de aprendizagem volta-se a conteúdos matemáticos e t�
Publicado em: 2008
-
6. Um software educativo de exercício-e-prática como ferramenta no processo de alfabetização infantil / An educational exercise and practice software used as a tool in the process of child literacy
É crescente a preocupação dos educadores em utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na prática cotidiana com alunos. Pela popularização dos custos e pelas diretrizes das políticas públicas, o computador através de softwares educativos representa a possibilidade de concretização desta proposta. Portanto, o objetivo f
Publicado em: 2007
-
7. Um software educativo de exercÃcio-e-prÃtica como ferramenta no processo de alfabetizaÃÃo infantil / An educational exercise and practice software used as a tool in the process of child literacy
There exists a growing concern among educators when it comes to the use of new information and communication technologies (ICTâs) in the practical day-to-day contact with students. Through its low cost and public policy rules, the computer has shown itself to be a means by which this proposal could be realized. Therefore the objective has been the developme
Publicado em: 2007
-
8. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Favorecendo investigações matemáticas através do computador. / MATHEMATICAL EDUCATION: Favoring mathematical inquiries through the computer
Os recursos computacionais representam novas perspectivas e problemas na área educacional com respeito ao ensino de matemática. Um dos questionamentos presentes, consiste em compreender como ferramentas computacionais podem favorecer o trabalho docente e a aprendizagem discente. Neste aspecto, um fenômeno comum consiste na abordagem que favorece a passage
Publicado em: 2006
-
9. Informática na educação: estudo dos jogos educativos computadorizados (aspectos técnicos, educacionais e valorativos)
O grande progresso tecnológico das últimas décadas e a popularização dos computadores pessoais e da Internet, têm contribuído para uma série de mudanças nas relações sociais, econômicas, culturais e éticas no mundo. Neste contexto, nossa pesquisa tem como objetivo compreender como as novas tecnologias podem tornar-se uma estratégia para o desen
Publicado em: 2004