Encenacao Teatral
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25. O Laboratório do Dramaturg e os Estudos de Genética Teatral: experimentos
RESUMO O estudo situa-se no campo da Genética Teatral e discute a presença do dramaturg em ação. Avalia pertinências e singularidades do processo de migrações textuais em direção à cena teatral decorrentes de exercícios combinados de tradução e dramaturgismo, desenvolvidos entre os anos de 1985 e 1991 no âmbito da Companhia de Encenação Teatr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-12
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26. A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook
O território de investigação desse trabalho é a ação vocal. O tema é analisado no trabalho dos diretores Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Peter Brook cujos procedimentos e princípios convergem para um ponto de interseção: o que Grotowski nomeou de polo orgânico das técnicas de atuação. A pesquisa investiga não somente os procedimento
Publicado em: 2011
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27. Corpos em performance : o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores / Bodies in performance : the formative process and the improvisacional aspect of trovadores gauchos and actors
O presente trabalho visou ao desenvolvimento de uma pesquisa que lançasse um olhar sobre algumas qualidades específicas, consideradas necessárias, às Performances cênicas competentes. Esta competência, percebida pela corporeidade, construída pelos performers, depende, entre outros fatores, do seu processo formativo e do desenvolvimento da habilidade p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2010
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28. O Navio Negreiro: refiguração identitária e escravidão no Brasil
O artigo apresenta e analisa a narração de uma encenação teatral realizada pela mãe de santo de um terreiro do Rio de Janeiro sobre a partida, a viagem e a chegada dos escravos africanos no Brasil. A peça é encenada por crianças e membros da família de santo nos quadros de uma atividade educativa. A narração se baseia em uma ideia central: os escr
Tempo. Publicado em: 2010-12
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29. Da encenação à publicação : o processo criativo de Bumba, meu quiexada do grupo União olho vivo
No decorrer deste trabalho, discutimos, a partir da relação história/teatro, o processo criativo, o enredo, as músicas, os personagens e as temáticas do texto teatral Bumba, meu queixada (1979) do grupo Teatro União e Olho Vivo. Além do texto, refletimos sobre a materialidade do livro homônimo à peça, publicado em 1980. Evidenciamos nessa publicaç
Publicado em: 2010
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30. Palcos da vida : O vídeo como documentodo teatro em porto Alegre nos anos 1980
A pesquisa Palcos da Vida: o vídeo como documento do teatro investiga os processos de produção e de experimentação teatral, em Porto Alegre, nos anos 1980, a partir de registros em vídeo feitos pela TVE/RS. Nos últimos três anos daquela década, a emissora pública de televisão gravou diversos espetáculos teatrais que estavam em cartaz na cidade. O
Publicado em: 2010
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31. Teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro: a década de 1930 / Light comedy in Rio de Janeiro: 1930s
Apresentação dos elementos básicos da produção teatral ligeira no Brasil, requisito para a compreensão da história do teatro brasileiro no século XX, focando a encenação como produto que pode ser avaliado sob três prismas (estética, moralidade e diversão) enquanto valor de uso, mas que demanda a produção de valor de troca. Reconstituição his
Publicado em: 2010
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32. Sedução e rebeldia em Dom Juan : a recriação do mito por Fernando Peixoto (1970) para a cena brasileira
O texto teatral Dom Juan de Molière, ao ser encenado no Brasil, em 1970, por Fernando Peixoto, no Teatro Oficina em São Paulo, e recuperado pelo historiador de ofício, torna-se ponto iluminador do passado. Em um primeiro momento da pesquisa, acreditávamos que analisar o Brasil desse período e pensar sobre os diálogos estabelecidos entre Arte e Sociedad
Publicado em: 2010
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33. Kali, a senhora da dança - uma construção dramatúrgica a partir dos elementos do Yoga. / Kali, the lady of the dance - A dramaturgical construction from Yoga.
Kali, a senhora da dança-Uma construção dramatúrgica a partir do Yoga tem como resultado um monólogo teatral que utiliza elementos psicofísicos e míticos da cultura hindu e mais especificamente do Yoga como componentes disparadores da criação literária no processo de uma construção dramatúrgica. Kali é uma das principais divindades do Hinduísm
Publicado em: 2010
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34. Projeto comédia popular brasileira da Fraternal Campanha de Artes e Malas-Artes (1993-2008): trajetória do ver, ouvir e imaginar
O principal objetivo do presente trabalho é registrar e compreender a trajetória do Projeto Comédia Popular Brasileira (CPB) e, consequentemente, da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes por meio das personagens criadas durante 15 anos de pesquisa estética (1993-2008). São objetos de análise os projetos específicos desenvolvidos a cada fase do Projeto CPB, suas respectivas peças e espetáculos, concepções de personagens, o trabalho e formação dos atores e a relação estabelecida com o alvo principal de sua vida teatral: o público. Em sua primeira fase (1993-1997) - VER, a Fraternal cria personagens-tipo brasileiras, influenciada pelos comediógrafos Martins Pena, Artur Azevedo e Ariano Suassuna, retomando o diálogo com os tipos fixos da commedia dell´arte. Na segunda fase (1998-2001) - OUVIR, as personagens-tipo cedem o protagonismo às personagens inspiradas nas festas populares medievais, pautadas no estudo teórico de Mikhail Bakhtin. E, na terceira fase (2002-2008) - IMAGINAR, atores saltimbancos apresentam as personagens por meio da narração e da representação. Neste período, a Cia. aprofunda sua prática no jogo cênico estabelecido entre personagens, atores e narradores para a construção dramatúrgica e interpretativa de seus espetáculos, inspirada em Bertolt Brecht e Luigi Pirandello. A escolha de personagens como interlocutoras dos anseios e da história do povo brasileiro refletiu, desde o início, a específica visão de mundo e de cultura popular adotada pela Fraternal, referendada no ponto de vista contrário ao da classe dominante, o da classe dominada. Dario Fo (1999), Mikhail Bakhtin (1987), Walter Benjamin (1994) e Bertolt Brecht, pautados tanto no que concerne a uma apreensão da encenação e da interpretação cômica, quanto a seus posicionamentos críticos perante a atividade artística, foram essenciais à compreensão da trajetória da Cia.
Autor(es): Ninin, Roberta Cristina
Editora UNESP. Publicado em: 2010
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35. Gota dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota dágua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como c
Publicado em: 2010
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36. Olha a gota que falta : um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980)
Gota DÁgua, texto de literatura dramática de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), é analisado como um evento no campo artístico-intelectual brasileiro entre os anos de 1975 e 1980, e, também, na memória social contemporânea. Inicialmente, faz-se uma análise das trajetórias dos sujeitos produtores do evento, visando a compreender as config
Publicado em: 2010