Educational Game
Mostrando 1-12 de 71 artigos, teses e dissertações.
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1. Gerontotechnology for fall prevention of the elderly with Parkinson
RESUMO Objetivo: desenvolver o processo de cuidado gerontológico de enfermagem junto aos idosos com doença de Parkinson, visando à promoção da saúde por meio da criação de gerontotecnologias para prevenção de quedas. Método: utilizou-se como trajeto metodológico a Pesquisa Convergente Assistencial. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a outub
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 05/12/2019
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2. Intervenção de enfermagem baseada na teoria de Neuman mediada por jogo educativo
Resumo Objetivo Avaliar intervenção de enfermagem baseada na teoria de Betty Neuman mediada por jogo educativo no que tange à redução dos níveis de ansiedade e estresse vivenciados pelos usuários submetidos à revascularização miocárdica. Métodos Trata-se de estudo de intervenção, realizado com usuários em pré-operatório de revascularizaç�
Acta paul. enferm.. Publicado em: 02/12/2019
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3. DEVELOPMENT AND VALIDATION OF A SMARTPHONE EDUCATIONAL GAME REGARDING HEALTHY LIFESTYLE HABITS FOR ADOLESCENTS
RESUMO Objetivo: elaborar e validar conteúdo e aparência de um jogo educativo sobre hábitos de vida saudáveis para adolescentes. Método: estudo metodológico realizado em 2016, Picos (Brasil). Para a elaboração da versão inicial do jogo, realizou-se um levantamento de informações científicas e escolha do conteúdo que se desejava ensinar. Ao fin
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 14/10/2019
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4. HEART AT RISK: ELECTRONIC EDUCATIONAL GAME WITH INFORMATION ON DOPING IN ATHLETES
RESUMO Introdução Jogos são reconhecidos instrumentos que podem ser usados para ensino, conscientização e mudança de comportamentos. No competitivo mundo esportivo, educar e conscientizar que doping é uma prática antiesportiva são duas necesidades, principalmente porque essa atitude pode colocar a vida do atleta em risco. Nesse contexto, foi desenv
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 07/10/2019
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5. Efeito de um programa educativo no conhecimento e na qualidade dos registros da pressão arterial
Objetivo avaliar o efeito de um programa educativo sobre o registro da pressão arterial para profissionais de enfermagem em relação ao conhecimento teórico e à qualidade desses registros. Método estudo quase-experimental conduzido em um serviço hospitalar localizado no município de São Paulo. O conhecimento teórico de 101 profissionais foi mens
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 07/10/2019
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6. Validation of Brazilian educational technology for disseminating knowledge on leprosy to adolescents
RESUMO Objetivo: Elaborar e validar uma tecnologia educacional para adolescentes com hanseníase, focando na prevenção da doença e redução do estigma. Método: Inicialmente, um protótipo da tecnologia educacional foi elaborado, e então analisado por 17 adolescentes e 7 pesquisadores especialistas na área de hanseníase e tecnologias educacionais, q
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 16/09/2019
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7. Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
Resumo Objetivo Construir serious games educativo para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Métodos Pesquisa metodológica, fundamentado no design centrado no usuário e efetivado em três etapas: revisão de literatura e envolvimento dos sujeitos; concepção e produção do protótipo; avaliação da usabilidade. Resultados a produção do ser
Acta paul. enferm.. Publicado em: 12/08/2019
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8. ConheceDOR: the development of a board game for modern pain education for patients with musculoskeletal pain
RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor crônica é um dos principais desafios para os sistemas de saúde. As estratégias comportamentais e a educação em dor apresentam grande potencial no tratamento de pessoas com dor crônica, especialmente pela modificação de crenças e do comportamento. Os jogos de tabuleiro podem ser uma estratégia educativa que
BrJP. Publicado em: 19/06/2019
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9. Efeitos do uso de diferentes tecnologias educacionais na aprendizagem conceitual sobre o sistema miofuncional orofacial
RESUMO Objetivo Comparar três métodos de aprendizagem sobre anatomia e fisiologia do sistema miofuncional orofacial, sendo dois interativos (uso de softwares educacionais) e um tradicional, quanto à aprendizagem conceitual de estudantes de graduação em Fonoaudiologia. Métodos Participaram 36 estudantes do segundo ano, alocados randomicamente em grupo
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 09/05/2019
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10. Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos
Resumo OBJETIVO Evidenciar o papel do enfermeiro como gerente de projeto nas fases de planejamento e desenvolvimento de um jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos para técnicos de enfermagem. MÉTODO Relato de caso de experiência no emprego da metodologia ágil Scrum com o objetivo da criação do jogo educativo, realizada em reuniões quinzen
Rev. Gaúcha Enferm.. Publicado em: 08/04/2019
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11. Un enfoque basado en juegos educativos para aprender geometría en educación primaria: Estudio preliminar
Abstract Learning geometry is paramount in mathematics to identify geometric shapes and learn their properties. The use of educational games in the classroom offers new opportunities to motivate students and to learn mathematics in daily-life contexts from a socio-constructivist perspective within the fallibilist and quasi-empiricist positions. The aim of th
Educ. Pesqui.. Publicado em: 21/02/2019
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12. Ensinando atomística com o jogo digital “Em busca do Prêmio Nobel”
Resumo Apresenta-se um produto educacional que consiste no uso do jogo Em Busca do Prêmio Nobel para abordar tópicos de atomística em uma escola pública de Fortaleza, com INSE médio-baixo. O jogo contém dois ambientes administrados por um código PHP. O ambiente de estudo é aberto ao público a partir do endereço http://www.jpnobel.com.br/, e consist
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 10/01/2019