Ecriture De La Memoire
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1. Por uma concepção enunciativa da escrita e re-escrita de textos em sala de aula : os horizontes de um hífen
Ce mémoire part de l observation que, même aujourd hui, dans la pratique pédagogique, c¿est rare le débat sur le lieu d énonciation à être occupé par l élève pour s¿autoriser à dire, précisément pour s autoriser à dire à travers l écriture. Ce « manque », évidemment, entraîne des conséquences dans le traitement du procès d écriture e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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2. Mulheres e violência doméstica : sujeitos (re)identificando-se pela escrita de si na internet
Este trabalho tem por objetivo geral, a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa, analisar os discursos produzidos por mulheres sobre ao assunto “violência doméstica contra a mulher”. Para tanto, foram utilizados, como material empírico, textos em forma de depoimentos e comentários produzidos por mulheres no site da ca
Publicado em: 2011
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3. As memórias cortesãs de Olivier de La Marche : o nascimento do indivíduo e a espacialização da cortesia na escrita das Mémoires (1472-1501)
Esta dissertação propõe a análise das Mémoires de Olivier de La Marche, homem da corte que viveu como servidor das casas da Borgonha e da Áustria de 1439 a 1502. Entendemos a sua literatura como particular para a época, pois ela nasceu motivada pelas questões pessoais do autor. Com isso ela se distanciou dos gêneros narrativos ligados à função de
Publicado em: 2009
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4. NO MAN`S LANGUE: A POESIA EM FUGA DE GHÉRASIM LUCA / NO MAN`S LANGUE: LA POÉSIE EN FUITE DE GHÉRASIM LUCA
Ce mémoire aborde l expérience poétique de Ghérasim Luca (Bucarest,1913 - Paris,1994) à partir des lectures des ¿uvres de son héritage, des livres publiés en français et des enregistrements sonores et audiovisuels de ses récitals. Le mémoire scrute l horizon dans lequel se meut son langage et la manière singulière dont l¿auteur soutenait un usa
Publicado em: 2008
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5. O diário como utopia: Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
La Lecture et la réflexion critique sur la oeuvre Le Dépotoir (1960), de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), sous un point de vue qui ne privilégie pas l aspct sociologique, mais l esthétique à travers l analyse de la langage, de quelques questões de l intrigue et de l usage dans le chemin narratif du journal. Dans celui, nous avons utilisé comme poi
Publicado em: 2008
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6. A ordem secreta das coisas: René Magritte e o jogo do visível
Loeuvre de René Magritte, loin des projecteurs du Surréalisme, est une oeuvre silencieuse. Une peinture tournée vers la pensée, vers lanalyse des images, du langage et de la représentation. Magritte a dédié la plupart de sa vie à cette recherche infatigable et, tout le temps, à deux questions: quelle est la place de limage? Quelle est la place du mo
Publicado em: 2006
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7. Rastro, hesitação e memoria : o lugar do tempo na poesia de Yves Bonnefoy / Trace, hesitation and memory : the place of time in Yves Bonnefoy"s poetry
Yves Bonnefoy é um dos poetas franceses mais importantes da segunda metade do século XX. Sua obra poética, que se inicia em 1946 com Traité du pianiste e Le Coeur-espace, pode ser situada, num primeiro momento, a partir do diálogo com o surrealismo, de que se afastaria em 1947, mas cuja noção de sonho retomaria em suas narrativas publicadas a partir d
Publicado em: 2006
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8. Significations et dimensions de la lecture - écriture dans le contexte familial denfants de six à sept ans / Significados e dimensões da leitura-escrita no contexto familiar de crianças de seis e sete anos.
Ce mémoire rapporte une étude de cas réalisée auprès de 13 enfants de 6 à 7 ans, scolarisés au NDC (Groupe de Recherches sur le Développement de lEnfant), école maternelle líée au Département dEconomie Domestique de lUniversité Fédérale du Ceará (UFC) à Fortaleza - Brésil. Les sujets appartiennent à des familles de segments socio-économiq
Publicado em: 2006
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9. Fios da introspecção : para uma leitura do terceiro romance de Lucio Cardoso
Delinear uma leitura interpretativa do terceiro romance de Lúcio Cardoso (1912- 1968), A luz no subsolo, 1936, é o escopo desta dissertação. Investigo quais seriam os apelos para que a crítica situasse Maleita, 1934, e Salgueiro, 1935, entre as manifestações regionalistas da década de 30, simultaneamente, perspectivo essas obras de acordo com os elem
Publicado em: 2000