Economia Do Cinema
Mostrando 1-12 de 33 artigos, teses e dissertações.
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1. A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão
Resumo Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 19/08/2019
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2. CINEMA COMO ARTE OU ENTRETENIMENTO: UMA VISÃO DE SEUS REALIZADORES E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE SUAS PRODUTORAS.
RESUMO Esse trabalho abrange uma visão crítica sobre cinema como peça artística ou mercadológica estabelecendo uma relação com as características estruturais das produtoras. A pesquisa objetiva entender as formas como as empresas de cinema do Rio Grande do Sul se estruturam procurando uma correspondência com o tipo de cinema produzido. Para caracter
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2017-08
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3. VER POR MEIO DO INVISÍVEL: O cinema como tradução xamânica
RESUMO O artigo retoma a trajetória do cinema realizado por diretores e coletivos indígenas no Brasil, com dedicação especial ao projeto Vídeo nas Aldeias, para explorar a hipótese de uma “crítica xamânica da economia política da imagem” (inspirada na reivindicação por Bruce Albert de uma “crítica xamânica da economia política da natureza
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2016-11
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4. Mudanças no consumo de bens culturais no Brasil após a estabilização da moeda
O objetivo do presente artigo é sugerir explicações para a clara assimetria existente entre, de um lado, a evolução global do consumo das famílias brasileiras após a estabilização da moeda e, de outro, a performance que aí têm três dos chamados "bens culturais": o cinema, a música e o livro. Os dados mostram que, enquanto no primeiro caso temos
Nova econ.. Publicado em: 2014-12
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5. A TERRITORIALIZAÇÃO DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA, SÃO PAULO
Presente artigo avalia as consequências espaciais do surgimento de uma ambiciosa política cultural no município de Paulínia (SP) em 2006, assim como os impasses para o seu desenvolvimento a partir de 2012. Mais precisamente, escolhemos trabalhar com os desafios da criação de um polo cinematográfico em Paulínia. Para tanto, tomamos como referência o
Mercator (Fortaleza). Publicado em: 2014-12
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6. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO PARA A TV
A economia criativa tem recebido pouca atenção da comunidade acadêmica, a despeito de sua importância econômica e cultural. Este artigo procura contribuir com a literatura sobre o tema com foco na indústria de animação, mais precisamente na produção de animações para a TV, pois recentemente o país produziu animações de sucesso na TV paga exibi
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2014-08
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7. Economia afetiva e capital emocional em cena: o star system hollywoodiano revisitado em comerciais de perfumes na TV
O artigo examina recentes comerciais televisivos de perfumes, dirigidos por três renomados cineastas, com ênfase nos modos de representação das imagens femininas e nos recursos estilísticos bastante similares. Abordam-se a evocação da ilusão cênica típica do cinema e as glamorosas imagens das "divas", já cultivadas pelo star system, em meados do s
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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8. Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America / Identidade de marca-país: comunicação da marca Brasil nos Estados Unidos da América
O mercado de turismo está em plena expansão no mundo globalizado, diversificado mercadologicamente e competitivo internacionalmente, com um crescimento acelerado previsto para esta nova década. A consideração da marca-país, como sendo a percepção da imagem e as associações da marca de uma nação - vista pelos estrangeiros, é um aspecto frequentem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
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9. A evolução das salas de cinema na cidade de São Paulo: um estudo das mudanças na forma organizacional
As novas tecnologias, principalmente as baseadas em processos digitais, estão revolucionando o mundo em diversos aspectos. A mudança tecnológica é uma das mais profundas forças que moldam a natureza e a intensidade da competição, promovendo a entrada de novos competidores e a eliminação de antigos, além de afetar, até mesmo, a indústria do entret
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2011
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10. Vale a pena ver de novo? : a Globo Filmes e as novas configurações do audiovisual brasileiro na pós- retomada / Worth seeing again? : Globo Filmes and the new setting in the Brazilian audiovisual sector during pós-retomad a period
Esta pesquisa lança um olhar sistêmico e integrado sobre o campo do audiovisual brasileiro na primeira década dos anos 2000, a pós-retomada. A partir da abordagem da Economia Política da Comunicação e da Cultura, chega-se ao panorama atual do cinema no país e sua relação com a televisão. O estudo aborda o impacto da entrada da Globo no cinema, por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2011
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11. Educação audiovisual: uma proposta para a formação de professores de ensino fundamental e de ensino médio no Brasil / Educação audiovisual: uma proposta para a formação de professores de Ensino Fundamental e de Ensino Médio no Brasil
Este trabalho apresenta um arcabouço conceitual para ser aplicado à formação de professores, em curso universitário de especialização (lato sensu), para o desenvolvimento de atividades no campo da linguagem e da produção audiovisual. Profissionais da Educação Básica, que compreende os nove anos do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Méd
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/05/2011
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12. A Indústria Cinematográfica no Brasil: análise da produção, distribuição e exibição de filmes nacionais no período 1995-2009
O desenvolvimento da cadeia produtiva do cinema no Brasil foi, e ainda é, balizado por políticas públicas que fomentam essa atividade. A partir de meados da década de 90 a produção assume uma nova e acelerada dinâmica, e o papel do Estado na promoção de fomentador da atividade é consolidado. O objetivo do presente trabalho é analisar o dinamismo d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011