Dramaturgo
Mostrando 13-24 de 127 artigos, teses e dissertações.
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13. Os astros ditam o futuro. A história impõe o presente. (Artaud vs. Cárdenas)
Silviano Santiago trata do encontro de dois autoexilados na Cidade do México em 1936: o poeta e crítico de arte guatemalteco Luis Cardoza y Aragón e o poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud. O autor discute como ambos valorizaram o papel da cultura nas transformações sociais e econômicas e de como se posicionaram no ambiente artístico e social mex
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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14. A personagem teatral e o pícaro espanhol em Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as personagens Tonho e Paco da peça Dois perdidos numa noite suja (1966), do dramaturgo Plínio Marcos, estabelecendo uma comparação das mesmas com a figura do pícaro espanhol, cujos caracteres muito se aproximam aos dos seres plinianos. Desse modo, propõe-se, inicialmente, a abordagem das principais cara
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
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15. Os limites do Realismo em The Mutilated, de Tennessee Williams: expressionismo e verfremdungseffekt
Resumo Este artigo inicia sua reflexão sobre a dificuldade de parcela da crítica em classificar a produção dramática de Tennessee Williams (1911-1983) sob termos rígidos, especialmente ao tentar vinculá-lo ao “Realismo”. Porém, a atenção às notas de produção de The Glass Menagerie (1944) - o manifesto do que o dramaturgo chama de Plastic The
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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16. MIKHAIL BULGÁKOV E YESHUA HA-NOTZRI: Evidências da primeira busca do "Jesus histórico" na literatura soviética
RESUMO O romance O Mestre e Margarida de Mikhail Bulgákov põe em evidência o conflito das diferentes abordagens do problema do "Jesus histórico". A referida obra do escritor e dramaturgo soviético, que se insere em um contexto político e social do stalinismo, é analisada do ponto de vista da apresentação da figura de Cristo como personagem históric
História. Publicado em: 19/12/2016
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17. Lessing, um espírito livre. Sobre o aforismo 103 de O Andarilho e sua Sombra
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar o aforismo 103 de O Andarilho e sua sombra, intitulado "Lessing", com a finalidade de mostrar a confrontação de Nietzsche com o pensamento do grande ensaísta, poeta e dramaturgo, considerado o criador do teatro moderno alemão. Esta confrontação tem como ponto de partida no aforismo acima referido a questão
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2016-06
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18. Rasga Coração, de Vianinha, e Hair: aproximação e distanciamento num contexto de contracultura
Considerando a estrutura formal e conteudística das obras, e os movimentos políticos e culturais dos jovens dos anos 1960 e 1970 - dentre eles, a contracultura - no contexto norte-americano e no processo histórico brasileiro (este último incluindo a plena vigência de uma ditadura militar), o presente artigo procura analisar como o musical Hair (1967), d
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-12
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19. Teoria em ato: o que pode e o que aprende um corpo?
Resumo No intuito de retomar a célebre pergunta feita por Spinoza – “O que pode um corpo?” –, o artigo sustenta sua problemática em torno da questão “O que pode e o que aprende um corpo?” Nesse sentido, procura-se percorrer algo que no texto é designado como uma teoria em ato. Para tanto, num primeiro momento, busca-se elucidar as possibilida
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2015-12
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20. A Experiência Estética, uma Nova Conquista Democrática
Resumo: Este artigo parte das Cartas sobre a Educação Estética do Homem, do poeta, dramaturgo e filósofo Friedrich Von Schiller. Ele começa mostrando a atualidade política e educativa desse texto e insiste sobre a necessidade de retomar o gesto hoje na perspectiva de uma etapa nova e necessária para a democratização cultural. Ao fazer referência ta
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
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21. Shakespeare: seu 450o aniversário de nascimento e suas percepções sobre neurologia e cognição
A obra de William Shakespeare (1564-1616), o maior dramaturgo e poeta da língua inglesa incorpora diversos valores culturais do mundo ocidental que são também compartilhados por outras culturas. Em seu 450º aniversário, muitos de seus conceitos são admirados como descrições de sentimentos humanos e fenômenos neurológicos, demonstrando a sua percep�
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2015-04
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22. Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição
RESUMO Este artigo é o resultado de pesquisa prática no campo das artes cênicas, com ênfase nos processos e resultados artísticos alcançados nos estudos de cena pirandellianos. Na busca de uma teatralidade construída a partir do cruzamento entre teatro e performance, investiga-se a dramaturgia do autor italiano a partir de seu nó principal: a constat
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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23. Back to the roots? - Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação
Este artigo analisa como a "comédia negra" Namíbia, Não!, do jovem dramaturgo baiano Aldri Anunciação, elabora as últimas consequências da famosa democracia racial brasileira e dos direitos humanos, e como vai até os limites do discurso pós-colonialista "politicamente correto" no Brasil do século XXI.
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2014-06
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24. Entre Zenão e Leda: notas sobre a poesia de Marin Sorescu
Marin Sorescu é um dos mais importantes poetas romenos da segunda metade do século passado. Poeta, ensaista, dramaturgo, artista, tendo sido traduzido para mais de 30 línguas, e recebido vários prêmios internacionais, era uma personalidade complexa. Nosso estudo é uma tentativa de decodificar a difícil mensagem de suas obras, começando com conceitos
Alea. Publicado em: 2014-06