Os limites do Realismo em The Mutilated, de Tennessee Williams: expressionismo e verfremdungseffekt
AUTOR(ES)
Oliveira, Gustavo Ponciano Cunha de
FONTE
Ilha Desterro
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-04
RESUMO
Resumo Este artigo inicia sua reflexão sobre a dificuldade de parcela da crítica em classificar a produção dramática de Tennessee Williams (1911-1983) sob termos rígidos, especialmente ao tentar vinculá-lo ao “Realismo”. Porém, a atenção às notas de produção de The Glass Menagerie (1944) - o manifesto do que o dramaturgo chama de Plastic Theatre - evidencia que o desejo do autor era o de afastar-se das convenções dramáticas do Realismo descritivo. Ao final, o estudo localiza em The Mutilated (1967), de Williams, o influxo de características caras ao Expressionismo e ao Verfremdungseffekt brechtiano, técnicas dramáticas que apontam para outra concepção de Realismo.
ASSUNTO(S)
tennessee williams realismo plastic theatre expressionismo verfremdungseffekt
Documentos Relacionados
- Professor Roger Williams: An Apology
- Diverticulite em adolescente com Síndrome de Williams: relato de caso
- O suicídio de Robin Williams: estudo de caso
- Pierre Bourdieu e Raymond Williams: correspondência, encontro e referências cruzadas
- Interação pais e filhos com Síndrome de Williams: relatos sobre avaliação e intervenção