Documentario Cinema
Mostrando 25-36 de 177 artigos, teses e dissertações.
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25. O poder de denúncia do cordel no cinema: O romance do vaqueiro voador, de João Bosco Bezerra Bonfim e Manfredo Caldas
Resumo O filme O romance do vaqueiro voador, de Manfredo Caldas, é construído a partir do cordel homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim - que, por sua vez, foi inspirado no documentário Brasília segundo Feldman, de Vladimir Carvalho - com a finalidade de contar, denunciar e lembrar a tragédia que foi a construção de Brasília. O artigo pretende discu
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
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26. Narrative and database in “All that is Solid”, a desktop documentary
Resumo Este artigo propõe analisar “All that is Solid”, do artista e cineasta Louis Henderson, um filme-documentário que utiliza a área de trabalho de um computador como o pano de fundo para um novo tipo de estrutura narrativa a desdobrar-se. O filme é analisado, principalmente, através da noção de Lev Manovich de “banco de dados como uma forma
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
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27. Podem os personagens secundários falar? posição feminina no documentário autobiográfico face à memória da ditadura militar no Brasil
RESUMO Diante do campo da autobiografia e de seu cruzamento com o cinema, no contexto da experiência legada pela ditadura civil-militar brasileira, este artigo pretende investigar certos modos políticos de enunciação e subjetivação, aqui postos em cena pelos documentários autobiográficos “Os dias com ele” (Brasil, 2012), de Maria Clara Escobar, e
Alea. Publicado em: 2018-08
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28. Diáspora, interculturalidade e memória em En tierra extraña
Resumo O trabalho explora as relações entre os processos de mobilidade transnacional e a construção das subjetividades nas representações dos emigrantes no documentário En tierra extraña (BOLLAÍN, 2014), tendo como metodologia principal uma análise sociocrítica do filme articulada à contextualização da cinematografia espanhola no campo das migr
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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29. Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
RESUMO Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junt
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
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30. Ocupar com o cinema – escrita da história das lutas urbanas em Ressurgentes – um filme de ação direta
Resumo O artigo analisa a retomada de arquivos de cerca de dez anos de lutas urbanas conduzidas por movimentos autônomos de Brasília e sua articulação através da montagem no documentário Ressurgentes – um filme de ação direta. Interessa-nos apontar como a associação desses materiais heterogêneos aos testemunhos no presente dos próprios militant
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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31. Fronteiras entre meios e formas em Cabra marcado para morrer
Resumo O documentário Cabra marcado para morrer (1964-1984) apresenta uma combinação original de elementos oriundos da prática do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) que produziu o filme, da experiência televisiva do diretor na equipe do Globo Repórter e da prática dos cinemas diretos. Identificar nos fragmentos de
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
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32. Cinema de intervenção: memória, cumplicidade e incorporação do documentário como linguagem importante ao movimento operário brasileiro dos anos 1970 e 1980
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2017-04
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33. A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória.
Resumo No livro A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, Fernando Seliprandy analisa dois filme, O que é isso Companheiro? (1996) e Hércules 56 (2006), que narram um mesmo evento: o sequestro do embaixador norte americano Charles Burke Elbrick, realizado pela ação guerrilheira em curso no Brasil no ano de 1969. Com a descrição do mat
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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34. Ressonâncias entre cinema, cantos e corpos no filme As Hipermulheres
Resumo Neste artigo, propomos uma análise do documentário brasileiro As Hipermulheres (2011) a fim de descrever o modo como os cantos rituais participam da mise-en-scène dos sujeitos filmados e da própria câmera. O filme aborda a realização do Jamugikumalu, o grande ritual feminino do Alto Xingu. Indispensáveis para a realização do cerimonial, os c
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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35. A educação ambiental pelas lentes do cinema documentário
Resumo: O número de produções cinematográficas destinadas a mostrar o esplendor, a abundância (e também a fúria) da natureza, bem como aquelas que evidenciam seu fim iminente parece, cada vez mais, ganhar visibilidade. Tomando como mote de análise o filme-documentário, nosso objetivo é problematizar as estratégias de linguagem operadas em alguns m
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2016-12
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36. Desafios éticos e políticos no vídeo Vida Estelita, subjetividades políticas em devir
Resumo Vida Estelita é um registro memorialístico da ocupação do Cais José Estelita, em Recife, em meados de 2014. Os entrevistados falam não apenas da luta pelo terreno, mas do desejo de novas formas de vida. Os realizadores excluíram da edição final trechos dos depoimentos em que os jovens, ao confrontarem a ordem estabelecida, se expunham mais fo
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12