Documentacao Musical
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith: as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três music
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
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2. A menina boba e a discoteca / The silly girl and the music library.
This dissertation proposes to analyze, interpret and highlight the performance of the musicologist Oneyda Alvarenga, as director of São Paulo Municipal Public Record Collection (current Oneyda Alvarenga Record Collection), bringing to light his profile of poet, musicologist and ethnologist, and of Mario de Andrade, as Director of the City Department of Cult
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
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3. O criticismo do rock brasileiro no jornalismo de revista especializado em som, música e juventude : da Rolling Stone (1972-1973) à Bizz (1985-2001)
No final do século XVII, surgiram os primeiros periódicos que veiculavam críticas e detalhes dos acontecimentos que envolviam a música e o seu público. Nesse contexto, apareceu a profissão do crítico, conhecido na época como árbitro das artes. Desde então, a crítica musical se faz presente no mundo impresso como um gênero jornalístico que proces
Publicado em: 2011
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4. Educação musical inclusiva - um estudo dos dados do Projeto Arte inclusão, do Centro de Educação Profissional em Artes Baliseu França (CEPABF) / Inclusive music education - a study of the project data including Art, Center for Professional Education in Arts Balise France (CEPABF)
Este estudo teve como proposta abordar alguns temas como a inclusão, a educação musical e o papel da música na educação inclusiva. É um estudo qualitativo que analisa dados documentais resultantes do Projeto Arte Inclusão, do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (CEPABF), no qual prevê programas de vivência musical e se propõ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2010
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5. A performance musical como interação: dialogismo, significados e sucesso
Como uma performance musical comunica? O que comunica? Como se define uma performance musical bem sucedida? A presente dissertação pretende discutir e buscar respostas a estas questões fundamentais sobre a performance musical da perspectiva de que a performance é essencialmente uma interação social. Para este fim, se elabora uma descrição teórica da
Publicado em: 2010
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6. Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial / Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial
Os documentos das associações religiosas são uma relevante fonte de informações acerca da prática musical e da atuação de músicos durante os séculos XVIII e XIX no Brasil. Neste trabalho são apresentadas informações obtidas em documentos de três associações religiosas existentes em Desterro (atual Florianópolis), a partir das quais é traça
Publicado em: 2010
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7. Obra de difusão interdita de Camargo Guarnieri: catálogo comentado dos manuscritos / Interdicted Work of Diffusion of Camargo Guarnieri: special list of musical manuscripts.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar de que forma um catálogo comentado de manuscritos musicais é importante ferramenta de pesquisa, que pode apoiar a musicologia na tarefa de análise de documentos, levando à compreensão dos diversos aspectos que envolvem o binômio compositor/composição. Aliando conceitos da teoria arquivística e do estu
Publicado em: 2010
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8. Samba de roda, patrimônio imaterial da humanidade
Em 2005, o samba de roda, forma musical-coreográfica da região do Recôncavo, na Bahia, foi incluída pela Unesco na sua III Declaração de Obras-Primas do Patrimônio Imaterial da Humanidade. Essa candidatura vitoriosa foi construída num processo complexo, que envolveu agentes de políticas públicas, antropólogos, etnomusicólogos e, especialmente, sa
Estud. av.. Publicado em: 2010
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9. Camargo Guarnieri: memórias e reflexões sobre a música no Brasil / Camargo Guarnieri: memórias e reflexões sobre a música no Brasil
Ao longo de sua carreira diversas vezes a mídia impressa procurou Camargo Guarnieri para que ele concedesse declarações sobre diversos assuntos. O compositor guardou em seu acervo pessoal estes documentos cujo recorte temporal é grande (1929 1992). Desta forma temos registradas as reflexões do compositor em diversos momentos de sua vida. Este trabalho a
Publicado em: 2009
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10. O percurso estilistico de Claudio Santoro : roteiros divergentes e conjunção final / The stylistic path of Claudio Santoro : divergent branches and final conjunction
Tomando como ponto de partida a característica mais destacada da obra de Cláudio Santoro, ou seja, as inúmeras e ostensivas mudanças de orientação estilística, a presente pesquisa exibe como principal foco de interesse a demonstração detalhada do roteiro estilístico percorrido desde a fase dodecafônica inicial até as obras compostas na maturidade
Publicado em: 2009
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11. O Centro de Documentação Musical da UFPel no horizonte da multidisciplinaridade: articulações entre musicologia histórica, gestão patrimonial e memória institucional
Esse artigo pretende apresentar o programa de memória do Centro de Documentação Musical da Universidade Federal de Pelotas (CDM-UFPEL), no qual se articulam a pesquisa em musicologia histórica, a gestão do acervo histórico do Conservatório de Música de Pelotas (CM-UFPEL) e o estudo de memória institucional. A pesquisa e organização dos suportes de
História (São Paulo). Publicado em: 2008
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12. A produção musical evangélica no Brasil / The evangelical musical production in Brazil
O objetivo da presente tese é oferecer um levantamento documental acerca da produção musical evangélica no Brasil. Em termos teológicos e institucionais, o protestantismo procurou evidenciar mais os elementos que uniam as diferentes denominações do que os que as diferenciavam, e essa característica transparece na produção musical, uma vez que há l
Publicado em: 2008