Educação musical inclusiva - um estudo dos dados do Projeto Arte inclusão, do Centro de Educação Profissional em Artes Baliseu França (CEPABF) / Inclusive music education - a study of the project data including Art, Center for Professional Education in Arts Balise France (CEPABF)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/09/2010

RESUMO

Este estudo teve como proposta abordar alguns temas como a inclusão, a educação musical e o papel da música na educação inclusiva. É um estudo qualitativo que analisa dados documentais resultantes do Projeto Arte Inclusão, do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (CEPABF), no qual prevê programas de vivência musical e se propõe promover a inclusão como alternativa em educação. O objetivo geral desse estudo foi verificar as possíveis aprendizagens de sujeitos com necessidades especiais, através da prática de Arte, proporcionadas pelo entendimento da inclusão, como inovação; utilizada a integração da música com outras artes, num ambiente de ensino contraturno. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho constou da análise de dados que consistiram de um estudo detalhado do Corpus de documentos já coletados do Projeto de Pesquisa Arte e Inclusão do CEPABF, no período de fevereiro a dezembro de 2008, disponibilizados pela entidade. Os dados tiveram como base os (06) seis critérios que, segundo Bauer (2003), garantem a boa prática para a pesquisa qualitativa: 1 a triangulação e a reflexividade de perspectivas; 2 a documentação transparente de procedimentos; 3 os detalhes da construção do Corpus; 4 a descrição detalhada dos resultados; 5 a evidência da surpresa pessoal; e 6 a validação comunicativa. Este projeto contou com a participação de profissionais como pedagogos, psicólogo e musicoterapeuta, intérprete de LIBRAS e com especialistas em Música e Arte Circense. Os dados resultaram de protocolos redigidos pelos pesquisadores envolvidos na equipe da escola. Chegou-se à conclusão final de que a proposta do CEPABF pode servir de referência para a prática da música para promover a inclusão, pois promove a aprendizagem. As condições de atendimento diferenciado aos sujeitos com dificuldades específicas, por equipe especializada, combinando diferentes áreas, garantem a participação motivada dos sujeitos e cria condições concretas para o exercício da cidadania para crianças e jovens. O Brasil precisa de experiências como esta analisada neste trabalho. As escolas de música, em sintonia com centros de pesquisa, podem preparar novos profissionais para enfrentarem este desafio: - o de motivar, através da música, os sujeitos com deficiência; o de motiválos para que se sintam vivos, integrados, participantes e cidadãos.

ASSUNTO(S)

musica música inclusão educação inclusiva arte-inclusão music inclusion inclusive education art-inclusion

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