Discussions And Debates
Mostrando 13-24 de 77 artigos, teses e dissertações.
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13. Ética, neuroética e práticas de ensino
Resumo Este artigo visa elucidar as contribuições da neuroética e das neurociências para a área da educação. Trata-se de estudo de cunho bibliográfico realizado a partir de levantamento e análise da literatura. Observou-se que pesquisas em neurociências vêm suscitando uma série de cuidados e interrogações que clamam por debate ético e olhar cr
Rev. Bioét.. Publicado em: 01/07/2019
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14. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores
Resumo No campo do ensino de ciências, nas últimas décadas, reflexões teóricas e atividades práticas vêm sendo desenvolvidas a fim de incorporar a abordagem da História, Filosofia e Sociologia das Ciências em currículos, metodologias de ensino, materiais didáticos e programas de formação de professores. Essas discussões, mais presentes nas lice
Educ. Pesqui.. Publicado em: 02/05/2019
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15. PROCESSO PARTICIPATIVO NO CONTROLE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUIZ DE FORA (MG)
RESUMO Impulsionados pela mobilização da sociedade civil a partir década de 1980 e idealizados inicialmente pela mobilização de profissionais, em 1990 foram criados os conselhos municipais de saúde. Hoje, difundidos em todo Brasil, a existência desses confere caráter de controle social à gestão pública, permitindo ao povo participar na definição
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 29/04/2019
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16. Cultura e política: a criação do Ministério da Cultura na redemocratização do Brasil
Resumo Este artigo analisa a criação do Ministério da Cultura, em 1985, por meio da identificação dos principais atores envolvidos, seus interesses e estratégias, bem como examina as posições dos partidos políticos que se pronunciaram a respeito da necessidade de uma pasta para a cultura separada da educação. Pela análise de fontes jornalísticas
Tempo soc.. Publicado em: 25/04/2019
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17. O TUPI ANTIGO NO PORTUGUÊS: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE HISTÓRIA, IDENTIDADE E ENSINO DE LÍNGUAGEM
RESUMO Este texto apresenta algumas reflexões sobre a pluralidade linguística no Brasil, discutindo especificamente a contribuição do tupi antigo para o enriquecimento da variante brasileira da língua portuguesa e amplificando os debates em torno do ensino do empréstimo de línguas indígenas para singularizar a língua lusitana do aquém-mar. As discu
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 25/04/2019
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18. Las mujeres y sus espacios: partidos, derechos y debates en el Uruguay de 1920 y 1938
Abstract: This article is a descriptive synthesis of the historical context centered on the discussions about the different positions in the approval of the political rights of women in Uruguay from 1920 to 1938. From women’s history, this study proposed to report new historical discourses where women and their actions were equitably represented in the his
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
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19. Trayectorias del Sur: Desplazamientos y conformaciones de las naciones diversas de Ecuador y Etiopía
This article provides a comparative analysis of the distinct policies for the state management of national diversity in Ecuador and Ethiopia. We argue that these policies have been configured to a great extent within international debates regarding the understanding of unequal differences; regarding the definitions of the indigenous and the ethnic; and final
Sociologias. Publicado em: 2015-12
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20. Relationships between the powers on the Brazilian Constitution / Relações entre poderes na Constituição brasileira
This study is not intended to provide solutions for the complex problems in which the States are inserted in the world today due to the clear mitigation of the Principle of Sovereignty and the enormous difficulty in defending democracy in the formal aspect. Todays society presents itself with a factual multiplicity arising from the existence of actors in the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/10/2012
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21. O critério da verdade no Contra Academicos, de Agostinho
In the book Contra Academicos by Augustine of Hippo (354-430), the discussion about truth is guided by a fundamental question: Can a man achieve wisdom and happiness while he seeks truth or only after he finds it? The interlocutors in this dialogue confront each other around this question. This dissertation aims at understanding the criterion for truth prese
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2012
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22. Democracia e socialismo nos debates do Partido dos Trabalhadores (1987-1991)
This dissertation analyzes the formation and development of the political thought of the Workers Party (Partido dos Trabalhadores - PT) between the years 1987 to 1991. It seeks to understand the debates about the categories of democracy and socialism and, therefore, the appropriation of the notion of democracy as a universal value, from a eurocomunist readin
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2012
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23. SABERES CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES NAS PRÁTICAS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. / KNOWLEDGE CONSTRUCTED BY TEACHERS IN PRACTICE FACULTY OF YOUTH AND ADULTS.
This research deals with the knowledge built by the teachers in their teaching practices when working in Young and Adults Education (EJA). These practices constitute a repertoire of knowledge, that through their experiences, the teachers rethink and adapt based on the peculiarities of his students of young and adult education and on the reflection they make
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/04/2012
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24. Construindo subsídios para a promoção da educação científica em visitas a laboratórios de pesquisa / Discussions regarding the Promotion of Science Education during Visits to Research Laboratories
O trabalho apresentado investiga as contribuições da pesquisa em ensino de ciências para a promoção da educação científica em atividades a serem desenvolvidas por laboratórios ativos de pesquisa. Apoiado nos debates sobre o ensino em espaços não formais, procura situar o ambiente de trabalho desses centros e suas possibilidades de interlocução c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012