Discurso Musical E Genero Musical
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
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1. ESTUDO SEMIÓTICO DE PERCURSOS PASSIONAIS NO SAMBA-CANÇÃO
Resumo O universo da música popular brasileira é repleto de elementos passionais, mas o gênero que fez da paixão o seu estilo foi o samba-canção. Este artigo, com base nas propostas da semiótica, aborda as paixões no discurso desse gênero musical, procurando compreender como os efeitos de sentido passionais são elaborados em suas composições. Par
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2020-08
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2. "Eu sou uma fruta 'gogóia', eu sou uma moça": Gal Costa e o Tropicalismo no feminino
Este artigo tem como principal objetivo discutir o fenômeno da performance musical a partir de uma imbricação de conceitos pertinentes à música, à antropologia e aos estudos de gênero e sexualidade. Defendendo a ideia de que a cantora Gal Costa desenvolveu um discurso performático - vocal e corporal - devidamente afinado aos propósitos tropicalistas
Per musi. Publicado em: 2014-12
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3. O coletivo anônimo e a trama dos gêneros: subjetivações plurais e intertextualidade no Brasil dos anos 1960
Este ensaio destaca a pouco compreendida pluralidade de gêneros musicais na MPB e na Tropicália da década de 1960, relacionando-a aos abalos vividos no período. Tal pluralidade de gêneros é inédita em um conjunto unitário de práticas na história da música popular brasileira, e argumenta-se que seu surgimento em momento marcado pela busca de partic
Per musi. Publicado em: 2014-12
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4. "Sempre tivemos mulheres nos cantos e nas cordas": uma pesquisa sobre o lugar feminino nas corporações musicais
O presente artigo insere-se em projeto de pesquisa-intervenção sobre a música e suas articulações identitárias nas corporações musicais da região dos Campos das Vertentes, em especial São João del-Rei e cidades vizinhas. Nessa região, a música tem papel significativo na formação da identidade cultural dos cidadãos e na história dos municípi
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2014-04
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5. "Um homem pra chamar de seu": discurso musical e construção de gênero
Este artigo examina o gênero musical como discurso do coletivo anônimo. Por esta via, a música participa poderosamente das construções de gênero e também das contestações a estas construções, por parte de grupos sociais anti-hegemônicos. Considerando-se as conotações socialmente atribuídas a certos subgêneros do rock, são analisadas as estra
Per musi. Publicado em: 2013-12
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6. "Você mandou eu cantar, na mente que eu não sabia": estruturação formal e camuflagem em um gênero musical camponês do médio Jequitinhonha
O paulista é um importante gênero músico-coreográfico camponês no médio Jequitinhonha (Minas Gerais). A partir da análise formal de alguns de seus parâmetros técnicos, este artigo busca explorar mecanismos através dos quais uma forma musical e literária pode propor um enunciado coerente e ao mesmo tempo dificultar ou restringir sua apreensão. Est
Per musi. Publicado em: 2013-06
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7. Da bossa nova à tropicália : a relação entre memória e atualidade a partir do estudo discursivo da canção Procissão, de Gilberto Gil
Este trabalho versa, principalmente, sobre a relação entre memória e atualidade, através do estudo de três dos principais gêneros musicais desenvolvidos no Brasil entre as décadas de 1950 e 1970: Bossa Nova, canção de protesto e Tropicália. Para tanto, acionamos algumas noções fundamentais da Análise do Discurso francesa, como formação discurs
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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8. Os Concertouvertures de Georg Philipp Telemann: um estudo dos gostos reunidos segundo as preceptivas setecentistas de estilo e gosto / The Concertouvertures of Georg Philipp Telemann: a review of the Mixed Tastes according to the seventeenth-century sense of Style and Taste.
A presente pesquisa se concentra na recuperação da acepção setecentista dos conceitos de estilo e de gosto na música. Com base em fontes originais do séc. XVIII, mostra como a idéia de gosto veio a se associar à de estilo no decorrer do século XVIII, passando a constituir a base de termos como gostos reunidos e estilo galante, comumente relacionados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/10/2011
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9. Carnavalização no espaço discursivo da música: do renascimento ao romantismo
O presente trabalho investiga o fenômeno da carnavalização na música ocidental produzida entre os períodos musicais do Renascimento ao Romantismo. O texto musical é aqui tratado sob a ótica das teorias de Mikhail Bakhtin sobre o discurso, com base na hipótese de que a carnavalização é aplicável ao discurso musical, portanto sendo teoria merecedor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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10. As minhas meninas: análise de estratégias discursivas em canções buarqueanas produzidas no período da Ditadura Militar
Este trabalho tem por objetivo a análise da construção discursiva das personagens, principalmente as femininas, em canções buarquenas produzidas durante o período da ditadura militar, para evidenciarmos como elas são utilizadas no gerenciamento das relações de face e lugar entre os interlocutores, Chico Buarque público e censura. Nossas discussões
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
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11. Versos violentamente pacíficos : o rap no currículo escolar / Violently peaceful verses : rap in the curriculum
Este trabalho procura justificar a didatização e a inserção curricular do rap nacional na grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio, sobretudo no tocante ao ensino de Língua e Literatura. O rap nacional tem ocupado um lugar de destaque na produção cultural urbana do Brasil: enquanto gênero poético-musical, ele é visto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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12. Um estudo comparativo entre os grupos pessoenses de forró: Cabras de Mateus e Duquinha e Banda
Considerando as várias gradações que podem conter a ideia polarizada de forró tradicional e de forró eletrônico, o presente estudo objetivou verificar as principais características que constituem diferenças e similaridades entre o forró dos Cabras de Mateus e o forró de Duquinha e Banda, ambos da cidade de João Pessoa, em que pesem as suas caracte
Publicado em: 2011