Discurso Musical E Genero Musical
Mostrando 13-23 de 23 artigos, teses e dissertações.
-
13. O discurso musical Rap: expressÃo local de um fenÃmeno mundial e sua interface com a educaÃÃo / The rap musical discourse: local expression of a worldwide phenomenon and its interface with education
Este trabalho tem como objetivo compreender os processos educativos inerentes ao hip hop. O movimento cultural foi criado nos Estados Unidos primordialmente por jovens afro-descendentes e latinos, moradores de regiÃes perifÃricas da cidade de Nova Iorque, no final da dÃcada de 1970. Na constituiÃÃo do hip hop aglutinaram-se quatro elementos: o DJ, MC, b
Publicado em: 2010
-
14. "Lamentationes Jeremiae Prophetae" de Orlando di Lasso : a aplicação da quinta categoria analitica de Joachim Burmeister / Orlando di Lasso s Lamentationes Jeremiae Prophetae de Orlando di Lasso : the application of the fifth analytical category of Joachim Burmeister
Em Musica Poética (1606) , Joachim Burmeister oferece a primeira proposta de análise formal em música . A sua metodologia analítica tem um direcionamento retórico- musical e compreende a divisão em cinco categorias: "(1) investigação do modo; (2) investigação do gênero melódico; (3) investigação do tipo de polifonia; (4) consideração da quali
Publicado em: 2010
-
15. O heavy metal na revista Rock Brigade : aproximações entre jornalismo musical e identidade juvenil
O heavy metal é um dos gêneros mais antigos dentro do universo musical do rock and roll. No decorrer das últimas quatro décadas, o heavy metal transcendeu o âmbito estritamente musical, tornando-se uma manifestação cultural mundializada, em torno da qual se construiu uma cadeia midiática específica, que inclui, entre outros elementos, publicações
Publicado em: 2009
-
16. Ratoeira dont hold me cause I dont have someone that let me free: music from oral tradition and cultural identity in the Santa Catarina / Ratoeira não me prende, que eu não tenho quem me solta: música de tradição oral e identidade cultural no litoral de Santa Catarina
Esta dissertação de mestrado traz um estudo etnomusicológico sobre a Ratoeira, uma música de tradição oral típica do litoral catarinense. O tema será abordado em seus aspectos musicais e sócio-culturais, buscando compreender o contexto no qual esta prática musical se insere. Para isso falarei do campo científico da etnomusicologia, sobre a etnogra
Publicado em: 2009
-
17. O discurso sobre as violências no grupo de rap Racionais MCs
O assunto proposto neste trabalho é buscar descortinar e entender o discurso sobre a violência inserido no gênero musical rap, especificamente nas composições do grupo Racionais MCs, de São Paulo. Questões como a origem, a adaptação, o conteúdo, a linguagem, o ambiente e a difusão do rap no Brasil são elementos de informação e de referência pa
Publicado em: 2009
-
18. Uma trajetória singular pelo rock gaúcho: os sentidos do trabalho acústico para um músico profissional
Esta dissertação teve como objetivo a compreensão do sentido do trabalho para um músico profissional. Com base nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vygotskyi e dos postulados ontológicos de Jean-Paul Sartre, compreendemos o sujeito como constituinte de um contexto sócio-histórico. Este sujeito, social desde o seu nascimento, é
Publicado em: 2008
-
19. Quereres de Caetano Veloso : da canção à canção
O Quereres, de Caetano Veloso, é a sétima faixa do disco Velô, de 1984. O objetivo desta dissertação é analisar esta obra utilizando instrumentais teóricos provenientes das áreas de música e de letras, considerando-se “Canção” como um gênero próprio que possui interfaces com a literatura e com a música, ao mesmo tempo em que se revela autô
Publicado em: 2008
-
20. THE ENIGMA OF MPB AND THE WEB/CONSPIRACY OF THE VOICES: IDENTITY AND INTERTEXTUALITY IN THE MUSICAL DISCOURSE OF THE SIXTIES / O ENIGMA DA MPB E A TRAMA DAS VOZES: IDENTIDADE E INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO MUSICAL DOS ANOS 60
A MPB é uma prática musical popular surgida no início dos anos 60 que ainda está longe de ter sua polissemia esgotada pelos estudos de cultura. A abordagem adotada busca estudá-la como fato integral: como texto - sons musicais, em complexa relação com suas letras, performances, discursos extramusicais e o contexto mais amplo. Nesta tese argumenta-se q
Publicado em: 2007
-
21. Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior
Neste trabalho, investigamos de que modo textos das práticas discursivas literária e literomusical entrecruzam-se nas canções de Belchior, isto é, de que forma esses discursos outros são mostrados (ou escondidos) e ressignificados pelo compositor cearense. Para analisar como Belchior dialoga com essa tradição (autores clássicos da literatura, a cult
Publicado em: 2007
-
22. As mensagens sobre drogas no rap: como sobreviver na periferia
O objetivo é analisar as mensagens sobre drogas nas letras de rap de grupos com representatividade e influência entre jovens da periferia de São Paulo. O rap é um gênero musical que faz parte de um movimento cultural - o hip hop -, que difunde uma visão social de mundo, principalmente nas periferias das grandes cidades. Por meio da Análise de Discurso
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2004-12
-
23. "O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?" / Lo stile che nessuno tiene: mano è mano! Boy è boy! Boy è mano? Mano è mano? Reflessione critica sui processi di sociabilità tra il popoli giovane nella città di São Paolo nell identificazione con la musicalità del rap nazionale
Em tempos atuais o processo de globalização vem fornecendo novas configurações identitárias levando como modelo de análise na interpretação das relações entre o global/local. Partindo deste pressuposto, o objetivo desse projeto situa-se em abordar a construção do rap produzido no Brasil enquanto projeto artístico de resistência ao sistema hier�
Publicado em: 2002