Direcao De Arte
Mostrando 37-48 de 114 artigos, teses e dissertações.
-
37. A companhia estável de repertório de capa, espada e nariz: Cyrano de Bergerac (1985) nos palcos brasileiros
O presente trabalho propõe um enfrentamento estreito com alguns dos caminhos trilhados pelo teatro brasileiro na década de 1980 a partir da análise da encenação de Cyrano de Bergerac pela Companhia Estável de Repertório no ano de 1985, direção de Flávio Rangel e com Antonio Fagundes no personagem-título. Com efeito, busca problematizar, na senda d
Publicado em: 2011
-
38. Expressividade oral no cinema: diálogos com a fonoaudiologia
Esta dissertação teve como objetivo analisar a questão da expressividade oral no cinema a partir de levantamento temático, que partiu de entrevista aberta, com profissionais do meio. O trabalho do ator nesse meio possui demandas específicas. A elaboração de um filme envolve muitos processos, junto às possibilidades tecnológicas e infra-estrutura. O
Publicado em: 2011
-
39. O nome do jogo: um olhar sobre empreendedores e empreendimentos criativos voltados à produção de vídeo no Triângulo Mineiro
Este estudo trata da temática empreendedorismo criativo e tem como objetivo identificar e analisar as características de empreendimentos criativos em cidades que não possuam tradição na produção de bens criativos e/ou na prestação de serviços criativos. O crescimento do mercado destinado à produção criativa e seu impacto na sociedade tornam-no u
Publicado em: 2011
-
40. Soluções fracas das equações de Euler incompressívis / Weak solutions of the incompressible Euler equations
Neste trabalho estudamos o conceito de solução fraca de equações que modelam fluidos ideais incompressíveis. Mais precisamente, estudamos exemplos que evidenciam deficiências na definição de solução fraca das equações de Euler. Um exemplo é o fluxo de Shnirelman, que é uma solução fraca das equações de Euler, no toro bidimensional, com supo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2010
-
41. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
Neste artigo, destaco a sinergia entre a educação somática e a dança, como um subespaço de produção de conhecimento qualificado sobre o corpo. Considero que as práticas de educação somática possibilitaram novos caminhos de investigação e criação, alterando profundamente os modos de fazer dança, para além da clássica epistemologia mecanicist
Pro-Posições. Publicado em: 2010-08
-
42. Em direção à autenticidade: encontro com a diferença
Este artigo apresenta reflexões sobre um estudo de caso, na Nova Zelândia, de um curso de Arte em uma classe de alunos de sete a nove anos. Investiga a motivação e os resultados gerados por um trabalho em equipe, que usa a arte como base de integração para um exame histórico, social e pessoal. Levanta questões sobre como professores de uma cultura do
Cadernos CEDES. Publicado em: 2010-04
-
43. Possíveis travessias: uma possibilidade na formação do arte/educador
Relato filosófico, fundamentado, prioritariamente, em Gaston Bachelard, Maurice Blanchot , fundamenta-se também na experiência da autora enquanto aluna e professora para falar da importância do desenho introduzido por Guignard na Escola de Belas Artes, em Belo Horizonte, nos anos 50 do século XX, para a formação do arte/educador na contemporaneidade.
Publicado em: 2010
-
44. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte
Durante as décadas de 196070, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), sob a direção do prof. Walter Zanini, serviu de espaço para a experimentação de diversas linguagens artísticas. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo diretor Walter Zanini, está a sua participação na Conferência Internacional de Museus e C
Publicado em: 2010
-
45. Abrindo as cortinas : a arte e o teatro no reconhecimento de juventudes e direitos humanos
A presente dissertação procura conhecer a realidade das juventudes moradoras de localidades periféricas no que tange as suas garantias e violações de Direitos Humanos, analisando as contribuições da arte, materializada pelo teatro, no reconhecimento da relação entre Direitos Humanos e juventudes. Constitui-se em uma pesquisa participante de natureza
Publicado em: 2010
-
46. Cia. Espaço em BRANCO : hybrid creation processes / Cia. Espaço em BRANCO : processos híbridos de criação
O que se pretende nessa dissertação é agenciar, através de conceitos, metáforas e analogias, o processo de investigação teórico prático do encenador João de Ricardo, da Cia. Espaço em BRANCO - Porto Alegre - RS, na preparação e apresentação do espetáculo teatral Teresa e o Aquário, que teve estréia em 2008. Para tanto, toma-se como terr
Publicado em: 2010
-
47. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo
Esse livro é mesmo um convite à viagem imaginária que começa por Palmas (TO), mas pode nos levar muito além, em direção a uma cidade em busca do seu tempo, concebida pela autora como construção imaginária, que transforma o espaço urbano em lugar de construção de sentido, criando uma cidade sensibilista. Relações tempo-espaço, compactação temporal, tempo ausente, subjetividade do tempo, polissemia da imagem urbana, semelhanças e diferenças entre Palmas e Brasília, relações (e possibilidades) entre cidade pós-modernista e cidade modernista, proposta de relação entre ciência e arte, entre Geografia e Literatura, transdisciplinaridade... são alguns dos elementos que compõem o livro, expressão do grande desafio teórico-metodológico enfrentado pela autora, que não perde de vista um parâmetro fundamental - as imagens da cidade são os modos de vê-las e vivenciá-las.
Autor(es): Silva, Valéria Cristina Pereira da
Editora UNESP. Publicado em: 2010
-
48. Vidas em arquivo: cicatriz e memória em Rosângela Rennó e Silviano Santiago / Vies en archive: cicatrice et mémoire chez Rosângela Rennó et Silviano Santiago
A partir da discussão recente em torno da memória (anos 1980/90) e, particularmente, dos arquivos de artistas, quando esses documentos exercem a função de material de acesso à produção artística, à vida artística, aos dados exteriores e/ou transversais às obras, tomei como objetos de pesquisa a produção de dois artistas que dialogam estreitament
Publicado em: 2010