Criação, afirmação e arte : de o nascimento da tragédia à a gaia ciência
AUTOR(ES)
Monalisa Chicarelli
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
24/08/2012
RESUMO
O objetivo da dissertação foi compreender, tanto o modo como Nietzsche concebeu as relações entre os temas da criação, da afirmação e da arte em O Nascimento da Tragédia, Humano, Demasiado Humano e A Gaia Ciência, bem como, apreender as principais mudanças ocorridas em seu pensamento que explicam as transformações de suas concepções. No primeiro capítulo, num primeiro momento, apresentamos os aspectos mais gerais da interpretação nietzscheana da tragédia, presentes em sua concepção do apolíneo e do dionisíaco. Num segundo momento, explicitamos o modo como Nietzsche concebeu a morte da tragédia. E, por fim, como último momento do primeiro capítulo, abordamos o tema da criação trágica e da relação entre criação e dor/sofrimento. Nesse momento, caracterizamos a criação trágica, exemplificada na interpretação nietzscheana de Édipo e de Prometeu, como figuras prototípicas do palco grego, pois a interpretação feita por Nietzsche dessas duas figuras do palco grego contém o núcleo da sua teoria da criação trágica e da relação entre dor, criação e afirmação. No segundo capítulo, num primeiro momento, foi dado destaque à crítica à moral e à metafísica, pois são os temas que marcam a mudança do pensamento do autor, momento em que foi abordada a valorização da história, da psicologia e da ciência. A partir disso, foi possível abordar a nova maneira como Nietzsche concebe a arte, a criação e a afirmação, que consiste em: recusar a ideia segunda a qual a arte revelaria o substrato metafísico do mundo, ou seja, segundo a qual ela daria acesso à verdade; abandonar o juízo segundo o qual a arte seria superior à ciência; ocupar uma posição intermediária, entre a religião e a ciência, numa teoria da evolução da cultura e da civilização. E num terceiro momento, buscou-se mostrar que a partir do tema/problema da morte de Deus, tal como ele é formulado no § 125 de A Gaia Ciência, é formulada uma concepção radical do trágico. Por fim, em forma de anexos, foram acrescentadas reflexões sobre o tema do corpo e do teatro na obra do diretor José Celso Martinez Corrêa.
ASSUNTO(S)
filosofia alemã arte e filosofia philosophy german art and phylosophy
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000179384Documentos Relacionados
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