Digital Culture And Education
Mostrando 1-12 de 27 artigos, teses e dissertações.
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1. Semiformação e inteligência artificial no ensino
Resumo Este artigo procura refletir sobre tecnologias audiovisuais, plataformas digitais e softwares de inteligência artificial voltados à personalização do ensino. A análise aborda o uso de algoritmos para avaliação de professores, defesa de empresas de tecnologia educacional, gamificação como estratégia para incentivar os estudos e elaboração d
Pro-Posições. Publicado em: 20/01/2020
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2. ESCUELA Y MEDIOS DIGITALES: ALGUNAS REFLEXIONES SOBRE EL PROYECTO TRANSMEDIA LITERACY
Resumo Neste ensaio nos ocupamos de analisar política, cultural e didaticamente o projeto educativo Transmedia Literacy (TL) (2015-2018). Com este motivo realizamos, primeiramente, uma descrição do projeto, avaliamos seu diagnóstico inicial, seus antecedentes e filiações midiático-digitais e pedagógicas, e seu alcance com relação ao cenário educac
Cad. Pesqui.. Publicado em: 09/12/2019
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3. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas
RESUMO Este ensaio buscou debater a relevância das mídias e das plataformas digitais como ferramentas para o desenvolvimento e gestão de ações de Educação Permanente em Saúde. Defende-se que as mídias sociais e as plataformas digitais são uma chave para a gestão da educação e do trabalho em saúde se (e somente se) considerados e respeitados os
Saúde debate. Publicado em: 16/09/2019
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4. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL EM AÇÃO
RESUMO: Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa avaliativa sobre a política educacional paranaense focada na promoção do uso das Tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas estaduais que aderiram ao projeto CONECTADOS, coordenado pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED/PR, em 2016. O
Educ. rev.. Publicado em: 27/06/2019
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5. Cultura material e reflexão epistemológica para renovação da História da Educação
Resumo: Neste artigo, depois de caracterizar as extraordinárias mudanças operadas a partir dos anos 1970-1990 em diversos domínios, com destaque para a dominação das tecnologias digitais da comunicação e da informação, que contribuíram fortemente para o novo 'regime de historicidade', procuro estabelecer conexões, diretas e indiretas, entre a ideo
Rev. Bras. Hist. Educ.. Publicado em: 11/02/2019
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6. Digital technologies in art education: educational perspectives in the era of digital conversion / Tecnologias digitais no ensino de arte: perspectivas educacionais na era da conversÃo digital
The present research aims to reflect upon digital technologies, especially the computer and the Internet, in what concerns the teaching of arts. Initially, the specificities of digital technologies will be presented, their implications as to culture and the arts, as well as their relationship with the theory of complexity. Later, the digital technologies wil
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/10/2012
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7. The role of interactivity in building a model of public perception of science and technology : a look at Canal Saúde / O papel da interatividade na constituição de um modelo de percepção pública da ciência e da tecnologia : um olhar sobre o Canal Saúde
This study aims to investigate the role of interactivity in building a model of public perception of science and technology (S&T), with a view to an analysis of scientific health in digital media. For this purpose, we assume that users of these media, using resources that consider the exchange of information and interaction between different agents, mediated
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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8. Cultura acadêmica e tecnologias intelectuais digitais: ensinar e aprender com blogs educativos no ensino superior
Culture as the main organizer of ways of being and living of people has become fundamental, especially after the second half of the twentieth century and the twenty-first century. Since 1960, studies conducted by Cultural Studies, especially by Media Studies, have initiated the problematization of the relationship between culture and media in the constitutio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2011
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9. JOGOS ELETRÔNICOS, CULTURA JUVENIL E SOCIALIDADE: a aprendizagem social virtual mediada e suas influências para a educação. / ELECTRONIC GAMES, CULTURE, YOUTH AND SOCIAL: Social learning and its virtual-mediated influences on education.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a aprendizagem social virtual mediada como elemento conceitual relevante para a educação. A construção heurística em torno da aprendizagem social virtual mediada tem como referência teórica a Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli. Trata-se do estudo dos sentidos atribuídos aos jogos eletrônicos pelos jov
Publicado em: 2011
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10. A comunicação escrita em Inglês como língua estrangeira: uma experiência de pen pal eletrônico entre alunos brasileiros e estrangeiros / Written communication in English as a foreign language: a experience of electronic pen pal from Brazilian students and foreign
This study addresses a digital pen pal experiment in May-June 2009 involving six Brazilian students and their foreign peers living in Canada. This is an exploratory study involving real communication situations under a teaching activity where the researcher was also the class teacher. The experiment took place during an English course in the Federal, Educati
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2010
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11. A lógica da descoberta nos jogos digitais
The present study into the perspective of development the reasoning logicalmathematical by means of the ontological structures in the digital games happens on a specific modality of digital games that present many structures narratives, and its structural development in the form of logical puzzles, practical, related with the idea Greek of mathéma. The meth
Publicado em: 2010
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12. Ambientes virtuais: educação e cultura na construção do museu virtual josé américo de almeida / VIRTUAL ENVIRONMENTS: Education and Culture in the construction of the Virtual Museum José Américo de Almeida
Esta dissertação tem como tema os Ambientes Virtuais: Educação e Cultura na construção do Museu Virtual José Américo de Almeida e, como objeto de estudo, o Museu Casa José Américo de Almeida. Pretendemos mostrar a importância do ambiente virtual como elemento para uma cultura que leva em conta a articulação entre educação e tecnologia, enfocan
Publicado em: 2010