Desenvolvimento De Jogos Digitais
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13. Um estudo sobre a utilização de jogos na sala de aula : aprendendo através de atividades digitais ...
O presente trabalho pretende refletir sobre a utilização de atividades digitais, tais como, materiais e jogos na prática pedagógica educativa de crianças da pré-escola. As atividades digitais abordam o lúdico e a fantasia a partir da personagem bruxa. Para o desenvolvimento da aplicação foi utilizado o software de autoria Flash MX da Macromedia com
Publicado em: 2011
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14. Síntese e customização de terrenos a partir de modelos digitais de elevação / Terrain synthesis and customization from digital elevation models
Este trabalho apresenta uma abordagem para síntese de terrenos a partir de modelos digitais de elevação (DEM). O desenvolvimento de novas técnicas de visualização de terrenos, apoiado no rápido crescimento do poder computacional, fez aumentar a demanda por modelos de terrenos com maior realismo. Jogos de computador, simuladores de vôo e efeitos espec
Publicado em: 2011
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15. Games e terceira idade: um estudo de caso com o wii sports
Atualmente, o foco do mercado de jogos digitais está no desenvolvimento de games para o público em geral, e, principalmente, para o segmento infanto-juvenil. Por outro lado, observa-se o crescimento do número de idosos no planeta. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo central delinear as características dos jogos atuais a partir da interação
Publicado em: 2011
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16. Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais di
Publicado em: 2011
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17. Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
The following research gathers and analyses the methodological elements for creation, production and development of digital games with a focus on the independent game producer. It elapses over the fundamental characteristics of digital games to underlie the theme to be studied, it seeks to report briefly the history of games and characters when talking about
Publicado em: 2009
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18. A INSERÇÃO DO DESIGNER DE GAMES NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE JOGOS ELETRôNICOS / THE GAME DESIGNERS INSERTION IN THE BRAZILIAN INDUSTRY OF ELECTRONIC GAMES
O presente trabalho trata da inserção do Designer de Games na indústria brasileira de jogos eletrônicos que, como um setor em amadurecimento e crescimento no Brasil, apresenta-se como um campo de atuação ainda pouco investigado, no que se relaciona a esse profissional. O Designer de Games tem um papel central no processo de desenvolvimento de um jogo e
Publicado em: 2009
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19. Modelagem abstrata para o Hardware de MPSOCS
A grande quantidade de funcionalidades integradas aos equipamentos digitais atuais, como telefones celulares, handhelds, consoles de jogos e smart phones, vem criando diversos desafios a serem superados pelos projetistas destes sistemas. Entre estes desafios pode-se citar o aumento do desempenho e a flexibilidade, a diminuição da potência consumida e a re
Publicado em: 2009
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20. Virando o jogo : uma analise de videogames atraves de um olhar discursivo critico / Turning the game : an videogame analysis through a critical discursive view
O presente estudo reflete sobre a possibilidade de desenvolvimento da consciência crítica a partir da interação com jogos digitais. Nessa direção, a pesquisa revê uma literatura mais geral sobre jogos, apontando diferentes abordagens teóricas e sugere uma análise de videogames a partir de uma perspectiva discursiva. Devido à preocupação com a ref
Publicado em: 2008
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21. Jogos e M-Learning: do veículo de comunicação ao instrumento de ensino
O jogo é reconhecido como meio de fornecer ao indivíduo um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Atualmente, novas e variadas técnicas foram utilizadas para introduzir o jogo na vida acadêmica, bem como novas mídias digitais surgiram como agentes inteligentes na formação do indi
Publicado em: 2008
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22. Muito além da voz : panorama e desenvolvimento do negócio da indústria do entretenimento móvel no Brasil
Nesta dissertação é apresentado o atual estágio da Indústria de Entretenimento Móvel no Brasil, com base numa análise do setor de telefonia celular e da sua interação com a indústria do entretenimento. Para isso, discutem-se as principais características e dificuldades encontradas, por esses dois setores, na tentativa de implementação e gerencia
Publicado em: 23/02/2007
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23. Por dentro do jogo: videogames e formação de sujeitos críticos
O presente artigo focaliza jogos digitais, salientando sua possível contribuição para a educação crítica. Inicialmente, o estudo questiona posições extremas que idealizam ou rejeitam os jogos e analisa, com base na literatura vigente, como os jogos, sendo artefatos culturais, transmitem valores culturais e apóiam visões de mundo específicas. Na se
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2007-06
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24. Metodologia de design aplicada à concepÃÃo de jogos digitais
NÃo faz muito tempo desde a criaÃÃo dos jogos digitais, mas sà agora observamos uma evoluÃÃo no seu processo de desenvolvimento e no reconhecimento de que à uma mÃdia tÃo importante quanto outras jà mais maduras como o cinema, por exemplo. Hà tempos os jogos digitais deixaram de ser considerados produtos de crianÃas e a sua abrangÃncia de mercad
Publicado em: 2007