Dancar
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13. Entre as manobras da mão e do espírito: o assombro da formação humana
O artigo apresenta a fecundidade do conceito de formação humana. Apoia-se nos estudos de Valéry e Nietzsche destacando as manobras da mão e do corpo para mostrar um fazer no campo da educação que põe em movimento os exercícios do espírito e produz beleza. Formar-se implica dançar com os pés, as mãos, as palavras, os conceitos para, em alguma medi
Educ. Real.. Publicado em: 2013-09
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14. “Não acredito em deuses que não saibam dançar”: a festa do candomblé, território encarnador da cultura
Parte do livro:Geografia cultural: uma antologia, Vol. 2
Autor(es): Corrêa, Roberto Lobato
EDUERJ. Publicado em: 2013
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15. Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares
Existe uma potência política da dança? Sobre este questionamento se desenvolve a presente pesquisa. Entrecruzar corpo, dança e política demandou, no entanto, assinalar como a política se exerce de diferentes maneiras. A aproximação aos traçados compositivos da bailarina Marta Soares propiciou situar aqui a dança em sua potência política. Algumas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2012
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16. Música na educação infantil: um mapeamento das práticas pedagógico-musicais na rede municipal de ensino de Belo Horizonte.
Na observância da lei de inclusão da música na educação básica do nosso país e com a consequente necessidade de se construir propostas de educação musical adequadas à realidade brasileira, torna-se imprescindível esclarecer a real situação do ensino da música na escola regular. Diante deste contexto, esta pesquisa buscou mapear o ensino de mús
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2012
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17. Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory / Dancing to the Xavante Source : a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
O objetivo desta pesquisa consistiu em aprofundar-se na fase do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI) que denominamos de Retorno ao Campo. Essa fase consiste em levar o espetáculo, resultante do processo ocorrido dentro do BPI, ao campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para a criação cênica, eixo do Método no qual o bailarino faz u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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18. Práticas corporais na educação corporal
Este trabalho tem como objetivo abordar a motricidade a partir de práticas corporais, como dançar, jogar e caminhar, assim como o gesto e as sensações cinestésicas no horizonte da Educação corporal. Interessa mostrar a Motricidade como essa experiência que nós mesmos fazemos do Corpo (leiblich) para estabelecer uma relação com a Educação. A motr
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2012-12
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19. Danças circulares sagradas : pedagogia da presença, do ritmo, da escuta e olhar sensíveis
Este estudo busca dar visibilidade ao estar-junto-dançando nas Danças Circulares Sagradas, aos encontros e sentidos construídos pelos Corpos Dançantes na convivência do grupo e fora dele. Através dos depoimentos e falas de nove Dançantes do grupo de Danças Circulares Sagradas do Centro Comunitário George Black da Secretaria Municipal de Esportes, Re
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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20. Movimento, percepção, imaginação e a via artística : o método Feldenkrais de educação somática como parceiro para o treino de dançarinos / Movement, perception, imagination and the artistisc way : the Feldenkrais method of Somatic education as a partner for the training of dancers
O presente estudo tem como ponto de partida a idéia de que o Método Feldenkrais de Educação Somática pode ser um interessante parceiro no treino e no desenvolvimento de dançarinos de diferentes técnicas e estilos. A expectativa, ao longo do processo, é saber se os dançarinos participantes percebem diferenças em seu treino cotidiano após terem vive
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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21. Dança de salão e lazer na sociedade contemporânea: um estudo sobre academias de Belo Horizonte
A presente pesquisa se ateve à dança de salão enquanto atividade de lazer na sociedade contemporânea belorizontina. Através da teoria do jogo (em especial de Huizinga) e do lazer (principalmente os conceitos de Gomes) procurou-se questionar, do ponto de vista teórico, a dança de salão, o objetivo foi então entender melhor o que é dança de salão.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2011
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22. O poder vai dançar de Tim Robbins: história, avanços e limites / Cradle will rock by Tim Robbins: history, advances and limits
Esta pesquisa se utiliza do filme O poder vai dançar (Cradle will rock, 1999), dirigido por Tim Robbins, para entender a História, os avanços e limites de dois momentos históricos: a década de 1930 e a de 1990 nos Estados Unidos. Definido como uma história predominantemente verdadeira, o filme apresenta personagens e fatos reais e fictícios, que se al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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23. Contato corporal entre adolescentes através da dança de salão na escola
A finalidade deste estudo foi identificar a reação e percepção dos adolescentes em relação ao contato corporal bem como as expressões emocionais através da dança de salão. Participaram 42 adolescentes do ensino fundamental estadual do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada em grupo através de uma filmagem da aula de dan�
Motriz: Revista de Educação Física. Publicado em: 2011-12
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24. Shall we dance? Colaboração e histórias do processo de busca por parceiros de tandem
Este trabalho tem como objetivo narrar e descrever o processo de busca por parceiros de tandem, vivenciado por alunas do curso de Letras de uma universidade do estado de Mato Grosso, e por mim, enquanto monitora desse processo. Mais especificamente, esta pesquisa se propõe a problematizar a colaboração nesse processo. As alunas em questão estavam engajad
Publicado em: 2011