Danca Pos Moderna
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. CARACTERISTICAS PULMONARES E BIOQUÍMICAS DE DANÇARINOS MODERNOS FUMANTES E NÃO-FUMANTES
RESUMO Introdução: Embora os efeitos nocivos do fumo nos sistemas cardiovascular e respiratório tenham sido estabelecidos há muito, o efeito sobre os parâmetros fisiológicos e físicos em bailarinas de dança moderna não foi bem documentado ainda. Objetivo: Determinar as diferenças em funções pulmonares selecionadas, parâmetros bioquímicos e co
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 2016-02
-
2. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança
RESUMO O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950 nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como Hassan (1985), Silva (2005) e Rengel (2008). Nessa perspectiva, são consideradas mudanças de atitude nas práticas de
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
-
3. A pergunta sobre os limites do corpo como instauradora da performance : propostas poéticas - e, portanto, pedagógicas
Esta dissertação faz parte de uma pesquisa poética que abrange produções artísticas em dança. Assim, o corpo contínuo ou algodãozado é apresentado não como um conceito, mas como uma noção que opera construindo obras. Esse termo é uma imagem cunhada no âmbito da produção artística e pedagógica da autora, e procura dar conta de um entendimen
Publicado em: 2010
-
4. Dançar sem Fronteiras : uma urdidura cênica das fiandeiras
Esta dissertação desenvolve uma pesquisa de criação coreográfica e montagem em vídeo a partir de um estudo de caso realizado com as fiandeiras de Anápolis, Goiás, com base numa observação ativa. Assim, este trabalho pretende tecer reflexões acerca do entrelaçamento do fazer artesanal, da performance e das mídias digitais (áudio e vídeo) na con
Publicado em: 2008
-
5. De água e sal: uma abordagem de processo criativo em dança
Esta pesquisa é um estudo sobre processo criativo em dança contemporânea com foco na investigação e desenvolvimento de um estado pré-expressivo de criação e sua importância para o processo criativo que resultou na montagem do espetáculo De Água e Sal, com a companhia de dança Basirah. O espetáculo configurou-se como um laboratório cênico para
Publicado em: 2006
-
6. Cartografias de uma improvisação física e experimental
A dissertação trata da pesquisa em artes cênicas que se caracteriza como improvisação física e experimental na modalidade de estudos compositivos. Suas cartografias, um conceito apresentado pelos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari, implicam em abertura, conexão e multiplicidade, tanto no que se diz da própria prática-pensamento, em que se e
Publicado em: 2006
-
7. Improvisação como processo de composição na dança contemporânea
Este trabalho proporciona o contato com o universo ainda parcialmente desconhecido, o da improvisação em dança, que é uma ramificação da dança pós-moderna americana. Procura desvendar um pouco mais e ampliar a compreensão da legitimidade e da potencialidade da improvisação na dança contemporanea. Busca analisar o processo de criação na improvis
Publicado em: 2004
-
8. Paradoxo da pós-modernidade na dança: reflexões sobre o corpo e o espaço-tempo no produto coreográfico / Paradox of the post-modernity in dance: the concepts of body and space-time in the choreography product
The main object of this study is to present a research of the post-modern choreography result emphasizing the concept of body and the application of space-time. In addition to that, it aims, based on theoretical research, to investigate the influences of the breach of the Modern Science paradigms in the contemporaneous culture as well as in the post-modern d
Publicado em: 2004
-
9. Esculturas líquidas: a pré-expressividade e a forma fluida na dança educativa (pós) moderna
O artigo utiliza-se de dois termos técnicos do Sistema Laban de Análise de Movimento - a Pré-Expressividade e a Forma Fluida - para promover a auto-percepção, a consciência corporal e o desenvolvimento de qualidades sutis de movimento. O Sistema Laban é apresentado em suas quatro categorias - Corpo, Expressividade, Forma e Espaço - e detalhado nos do
Cadernos CEDES. Publicado em: 2001-04