Critica Cinematografica
Mostrando 25-36 de 118 artigos, teses e dissertações.
-
25. Para além do cinema: o cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964)
O cineclubismo de Belo Horizonte, surgido em meados do século passado, corresponde a espaços de importantes conexões existentes entre estética e política via cinema, sobretudo por ter desempenhado um importante papel no que tange à produção e difusão de teorias, críticas, linguagens e escolas cinematográficas até então consolidadas. Tal situaç�
Publicado em: 2010
-
26. Cinematic representationsof the crisis in Argentina (1999-2004) / Representações cinematográficas da Argentina em crise (1999-2004)
No final dos anos 1990 e início do século XXI, o cinema argentino viveu uma vigorosa retomada na produção nacional com o surgimento de novos realizadores, conquistando diversos prêmios em festivais e ampla repercussão internacional. Este cinema atraiu o interesse da crítica e do público devido a uma série de fatores, entre os quais cabe destacar uma
Publicado em: 2010
-
27. The madwoman in the quarter : 'A streetcar named desire' as a case of intersemiotic genre shift
A crítica moderna com freqüência classifica a peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, como sendo uma tragédia. Neste estudo argumento que a adaptação da peça para o cinema em 1951, dirigida por Elia Kazan, introduziu elementos suficientes de melodrama para eclipsar a estrutura trágica original, desta forma transformando o gênero da obr
Publicado em: 2010
-
28. Caio Fernando Abreu e o cinema : o processo de adaptação de Morangos Mofados
A pesquisa se concentra no processo de adaptação de contos de Caio Fernando Abreu para o roteiro de um filme de longa-metragem. Tendo como objetivo a elaboração de um roteiro a partir do livro Morangos mofados (ABREU, 1982), a tese segue uma metodologia elaborada em seu percurso: a abordagem da obra do autor sob o ponto de vista cinematográfico, o exame
Publicado em: 2010
-
29. Literatura de ficção-científica no cinema : a transposição para a mídia fílmica de A Máquina do Tempo de H. G. Wells
Esta dissertação realiza uma análise do livro A Máquina do Tempo, escrito por H.G. Wells em 1895, e sua transposição fílmica homônima realizada por George Pal em 1960 dentro do escopo do gênero ficção-científica. São analisadas as mudanças que foram realizadas no processo de transposição da literatura para o cinema. Este trabalho discute inic
Publicado em: 2010
-
30. Cinema e representações do Brasil nos anos 1980 : o artista e a voz popular a partir de uma leitura de O homem que virou suco
Em 1980 João Batista de Andrade lança o longa metragem O Homem Que Virou Suco. O filme narra histórias de vida do trabalhador brasileiro, em um contexto de metrópole subdesenvolvida, na São Paulo dos anos 1980, sob o momento de transição política, do regime civil militar para o governo democrático. A pesquisa pretendeu analisar como se organiza a re
Publicado em: 2010
-
31. A música de Remo Usai no cinema brasileiro / The music of Remo Usai in brazilian cinema
Remo Usai foi o compositor que mais produziu na história do cinema brasileiro; e o único profissional especializado de sua época. Este trabalho investiga sua trajetória ao longo de 4 décadas, concentrando-se nas suas atividades durante os anos 60, período em que compôs para filmes ligados ao projeto do cinema novo e de uma produção politicamente eng
Publicado em: 2010
-
32. O ensino de língua estrangeira por tarefas : um projeto com críticas de filmes
Um dos principais objetivos da pesquisa em aquisição da linguagem tem sido a compreensão da forma como os processos de aprendizado ou aquisição ocorrem, assim como a elaboração de alternativas metodológicas que consigam promover a comunicação autêntica em sala de aula, habilitando os aprendizes a participar das mais diversas situações comunicati
Publicado em: 2010
-
33. Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos / Film direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films.
Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Ale
Publicado em: 2010
-
34. Cultural rights and audiovisual film: between protection and access. / Os direitos culturais e as obras audiovisuais cinematográficas: entre a proteção e o acesso.
Este trabalho consiste em analisar a legalidade da exibição pública da obra audiovisual cinematográfica, sem autorização ou pagamento aos titulares, em razão do direito fundamental de acesso à cultura. Faz-se necessário, para tal, verificar o conteúdo e identificar os efeitos dos direitos culturais, tanto no que se refere às políticas públicas d
Publicado em: 2010
-
35. Invention of the possible. / Invenção do possível: o uso e a produção de filmes nas aulas de história
O presente trabalho é resultado de uma experiência pedagógica sobre a utilização e a produção de filmes nas aulas de História, realizada entre os anos de 2007 e 2008, com alunos do 9o ano do ensino fundamental de duas escolas da rede particular de São Paulo. Durante este período, a produção cinematográfica foi utilizada de duas maneiras: como ob
Publicado em: 2010
-
36. A crítica cinematográfica e o star system nas revistas de fãs: A Cena Muda e Cinelândia (1952-1955) / A crítica cinematográfica e o star system nas revistas de fãs: A Cena Muda e Cinelândia (1952-1955)
O objetivo desta dissertação é analisar a cobertura jornalística ao cinema brasileiro durante os anos cinqüenta em duas revistas de fãs: A Cena Muda (1921-1955) e Cinelândia (1952-1967), avaliando a estrutura da crítica cinematográfica e seu papel como geradora do star system brasileiro. A análise do material de nosso estudo congrega os anos de 195
Publicado em: 2009