Critica Cinematografica
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37. Cortázar : cinema e performance em Um tal Lucas: cinema e performance em Un tal Lucas
Este estudo aborda as relações entre literatura, cinema e performance em Un tal Lucas , de Julio Cortázar. Para tanto, utilizamos os conceitos de montagem clássica e montagem intelectual, bem como de seus recursos, de performance, performer e texto performático. São destacados momentos da vida do escritor que subsidiam suas posturas ideológicas, visan
Publicado em: 2009
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38. O discurso narrativo de Os ratos: a voz da crítica e a linguagem cinematográfica
Esta dissertação propõe-se a analisar o romance Os Ratos, de Dyonelio Machado. Tem como objetivos evidenciar, na perspectiva assumida pela voz do narrador, aspectos realistas no discurso moderno de Dyonelio Machado, assim como refletir, sobre o emprego da linguagem cinematográfica. Para atingir tais objetivos, selecionou-se o seguinte problema: Como o di
Publicado em: 2009
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39. Circuito cinematográfico e imprensa cultural : a cobertura do Oscar 2006 no jornal Zero Hora
Esta monografia tem como tema a cobertura do Oscar 2006 realizada pelo jornal gaúcho Zero Hora, situando-a nas rotinas do jornalismo cultural e do circuito industrial cinematográfico. O objetivo geral é mostrar, a partir de um estudo de caso específico - o trabalho realizado por um jornal regional sobre um evento midiático internacional - como o jornali
Publicado em: 2009
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40. Gêneros textuais e práticas de letramento: a temporalidade verbal no gênero crítica cinematográfica
Partindo do pressuposto de que o letramento é um processo de apropriação de gêneros de textos, apresentamos dados de uma pesquisa maior que se propõe a estudar a crítica de cinema como um gênero do jornalismo impresso que tem constituído, para o professor de língua portuguesa, um desafio para a sua transposição didática. Nosso objetivo é focaliz
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2009
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41. Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil / Hiroshima Mon Amour and the critical reception in Brazil
The first Alain Resnais feature film, Hiroshima Mon Amour was issued in commercial circuit in Brazil in 1960, the year following their debut in France. The film has caused great impact on the specialized criticism motivating many articles in newspapers and magazines. This research embrace the abundant material produced by the Brazilian critic, which was moti
Publicado em: 2009
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42. Personagens femininas na filmografia de Sofia Coppola : representações e identidade no cinema contemporâneo
Este trabalho examina os três filmes de longa-metragem dirigidos por Sofia Coppola: As virgens suicidas (The virgin suicides, 1999), Encontros e desencontros (Lost in translation, 2003) e Maria Antonieta (Maria Antoniette, 2006), sempre protagonizados por mulheres. Nosso propósito é pensar essas personagens em diálogo com a dificuldade de definir a ideia
Publicado em: 2009
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43. O dragão e o leão: elementos da estética brechtiana na obra de Glauber Rocha / The dragon and the lion: elements of brechtian aesthetics in the work of Glauber Rocha
Esta pesquisa teve por objetivo verificar, nos filmes e na obra escrita de Glauber Rocha, a presença de elementos da estética de Bertolt Brecht. Foram selecionadas seqüências de O dragão da maldade contra o santo guerreiro e de Der leone have sept cabezas para análises mais detidas, passando-se em seguida a uma observação mais geral dos procedimentos
Publicado em: 2009
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44. O cinema de Ruy Guerra : um imaginário autoral na pós-modernidade
O sociólogo Michel Maffesoli caracteriza o pós-moderno como uma sensibilidade alternativa aos valores sustentados pela lógica de cunho racionalista. Isso significa dizer que, hoje. Já é possível, com mais clareza, observar aspectos como as emoções, os sentimentos e as intuições de um artista - no caso, o dionisíaco (referente a Dionísio, o deus d
Publicado em: 2009
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45. Noites brancas de "Luchino Visconti" : uma tradução cinematográfica: Noites brancas de Luchino Visconti
Questo studio cerca le soluzione trovate per Luchino Visconti ed i suoi collaboratori nei proccessi di traduzione dalla literatura al cinema nel film Le Notti Bianche (1957), attraverso l aproccio tra il racconto omonimo di Fiodor Dostoievski, la sceneggiatura di Luchino Visconti e Suso Cecchi d Amico, e il lungometraggio, con la fine di dare un altra interp
Publicado em: 2009
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46. Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites
O presente trabalho investiga a marca anglo-canadense na obra do cineasta David Cronenberg a partir do diálogo que instaura com as tradições culturais e teóricas do país que dizem respeito, ao tecnicismo, centrado nos meios de comunicação, propagado pelos teóricos da comunicação da Escola de Toronto e, especialmente, por Marshall Mcluhan e levando
Publicado em: 2009
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47. Cinema e religião: a inefabilidade dos conceitos-imagem em M. Night Shyamalan
This work aims to strengthen relations between the studies of cinema and the sciences of religion, broadening the horizons for analysis and exchanges between both sides. It also enhances the concept of logopathia, introduced by Julio Cabrera, combining the philosophy of religion, for its ineffable bias, and confirming the effectiveness and reflexive methodol
Publicado em: 2009
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48. Filme sertanejo : o cinema amador sul-mato-grossense
Esta dissertação tem como objetivo analisar seis filmes amadores produzidos em Mato Grosso do Sul, que se apropriam de elementos cultura cinematográfica estadunidense e ressignificam localmente como uma resposta popular à contínua recepção de produtos e modelos culturais importados. A opção metodológica deste projeto é pela análise crítica, cult
Publicado em: 2009